Você já teve a impressão de que o dia passou rápido demais e você não produziu tantos textos quanto queria? Um dos maiores desafios de quem trabalha como redator freelancer é gerenciar o tempo e garantir uma boa produtividade. Muitos profissionais acabam acumulando tarefas, descumprindo prazos e não atingindo as metas estabelecidas, o que acaba baixando a qualidade dos trabalhos entregues.

Ser produtivo é um dos requisitos essenciais na vida de um produtor de conteúdo. Quando o redator não consegue manter um bom nível de produtividade, a qualidade do trabalho oscila demais e o padrão de qualidade cai. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para você elevar o nível de sua produção. O objetivo é que você escreva mais e melhor, deixando os clientes satisfeitos e tendo a chance de fazer mais com o dinheiro extra no fim do mês.

Passo 1: Crie uma lista de tarefas

Anote a quantidade de textos que precisa escrever durante o dia. Mas faça isso com antecipação para não se esquecer de nenhum. Coloque-os em ordem de prioridade, fixando no topo os artigos de maior urgência, ou seja, aqueles com o prazo mais curto. Às vezes, será preciso eliminar tarefas de menor importância, ou até mesmo alocá-las para o último lugar. Então, o primeiro passo é: organize-se, crie sua lista de tarefas com antecedência e concentre-se em cumpri-las!

Passo 2: Comece pela tarefa mais árdua

Redatores freelancers não escrevem apenas sobre o que gostam. Vez ou outra recebemos encomendas de pautas com temas complexos e desconhecidos. Nesse caso, sempre dê prioridade a esses textos. Começar o dia escrevendo os artigos de maior dificuldade e sobre temas que exigem uma pesquisa mais densa tornará seu dia mais produtivo. Portanto, elimine o desafio maior primeiro!

Passo 3: Planeje os artigos

Muitos redatores têm o hábito de aceitar a produção de um texto e começar a escrever sem fazer um planejamento prévio. Isso pode comprometer a produção, já que sem a divisão dos tópicos e o número de palavras estabelecido, você poderá se perder no meio do caminho. Então, aprenda a planejar seu artigo e assegure melhores resultados. O planejamento deve fazer parte de cada etapa do trabalho de um redator, desde a formação de seu ofício até a execução de suas tarefas. Um bom planejamento garante o sucesso do conteúdo!

Passo 4: Trabalhe com blocos de tarefas

Esta é outra tática que poderá facilitar sua vida. Resume-se em cumprir metas intermediárias ou dividir todo o número de tarefas em pequenos blocos. Exemplificando: se você precisa produzir 10 artigos por dia, poderá dividir as tarefas em três blocos. O primeiro, dentro do período de maior produtividade, serão escritos 4 artigos. Nos outros dois, 3 artigos em cada. Pode-se até dar uma pausa entre os três blocos. A ideia é trabalhar de forma concentrada e ágil em cada um desses períodos. Experimente isso!

Passo 5: Fuja dos roubadores de tempo

Mensagens no Facebook, telefonemas indesejados, caixa de e-mail, videogame e até um lanche durante o dia podem comprometer sua produtividade. Esses são os famosos roubadores de tempo, coisas e pessoas que “não querem” lhes deixar cumprir as tarefas. Estão sempre desviando nossa atenção para o que não tem nada a ver com o job. Evite perder tempo com essas e outras coisas. Identifique quem são seus roubadores de tempo e fuja deles.

Passo 6: Tenha total disciplina

Só sendo disciplinado você conseguirá manter o foco em suas tarefas e otimizar seu tempo. Nem todos os redatores freelancers vivem apenas disso. A maioria encara esse trabalho como uma forma de assegurar uma renda extra e concilia o freela com uma outra atividade principal. Nesses casos é ainda mais importante manter a disciplina aliada a uma rotina, pois é a única forma de garantir que tudo será feito com qualidade e dentro dos prazos.

Espero ter contribuído para seu ofício como redator. E antes que eu me despeça totalmente, deixe-me compartilhar um grande desejo: “Sonho em dia ver a profissão de redator freelancer ainda mais valorizada, com os profissionais sendo tratados como especialistas em conteúdo, ganhando uma quantidade considerável de dinheiro e participando de grandes eventos”. Talvez esse seja um bom motivo para você começar a defender uma maior produtividade. Grande abraço e até a próxima!

paulo-maccedo

Previous ArticleNext Article

This post has 3 Comments

3
  1. Excelente conteúdo!

    O texto engloba fatores importantes para um melhor aproveitamento e rendimento em nossa profissão sem perder a qualidade necessária para um belo conteúdo.

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.