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sugestoes de temas

Com que frequência você sugere temas para os seus clientes? Para quem trabalha com produção de conteúdos, esta é uma prática que ajuda a demonstrar engajamento, criatividade e comprometimento com a estratégia do cliente. Quando a ideia está dentro da proposta da empresa e o texto é direcionado para o seu público-alvo, sugerir pautas é ainda mais positivo. Saiba por que!

3 boas razões para sugerir temas aos seus clientes

1 – Mostrar interesse pela estratégia do cliente

Um redator engajado é visto pelo cliente como alguém que não apenas escreve os textos solicitados, mas que também contribui para enriquecer a estratégia de conteúdo da empresa, trazendo novas ideias e soluções. Essa é uma forma muito eficaz de se destacar e conseguir aumentar o valor do seu trabalho.

2 – Mostrar domínio do assunto

Para o cliente, é muito importante que o redator entenda da área de negócio da empresa e compreenda as necessidades das suas personas. Sugerir temas é uma maneira de demonstrar que você domina suficientemente determinado assunto para não apenas escrever sobre ele, mas também trazer ideias que ajudem a tornar o blog mais interessante.

3 – Fortalecer o relacionamento com o cliente

Quanto mais você se envolve com a estratégia de conteúdo, mais próxima se torna sua relação com o cliente. Tanto redator quanto cliente são partes importantes no processo de produção de conteúdo. Aproximar as duas partes envolvidas é uma maneira de garantir a criação de posts assertivos e com excelente qualidade. Além disso, quanto mais você fortalece o relacionamento com os seus clientes, mais oportunidades você recebe como redator.

Como ter boas ideias de pautas

1. Busque inspiração em todos os lugares

Jim Jarmusch, cineasta americano, escreveu em seu artigo My golden rules (Minhas regras de ouro):

“Roube de todos os lugares que inspiram ou alimentam sua imaginação. Devore filmes antigos, novos filmes, música, livros, quadros, fotografias, poesias, sonhos, conversas aleatórias, arquitetura, pontes, sinais de rua, árvores, nuvens, massas de água, luzes e sombras.”

A regra de Jarmusch é válida para todos que procuram ter boas ideias e estimular a criatividade! Se você escreve para um site de música, por exemplo, porque não assistir a filmes sobre a indústria musical para buscar inspiração de temas interessantes? Também é bacana seguir blogs sobre o assunto. A ideia não é copiar artigos, mas ficar por dentro das tendências e curiosidades sobre as áreas que você escreve. Assim, as ideias para novos conteúdos surgem com muito mais facilidade!

2. Tenha um bloco de notas sempre por perto

Assim como as boas ideias podem vir de repente, elas podem ser esquecidas bem rápido também. Por isso, todo redator deve ter um bloco de notas sempre à mão. Assim, se surgir uma ideia incrível para um tema de conteúdo enquanto você estiver andando pela rua, você pode anotá-la para pensar mais no assunto mais tarde. Essa é a melhor forma de garantir que boas sugestões não serão perdidas. Para isso, você pode utilizar um tradicional bloco de papel ou o bloco de notas do celular.  

3. Conheça bem o produto do seu cliente

Quanto mais você conhecer o produto ou serviço do cliente, maiores serão as possibilidades de encontrar temas que tenham a ver com ele. Um exemplo simples: se você escreve para uma empresa que faz um software de gestão escolar, sabe que o produto é utilizado cotidianamente por pais, professores e coordenadores de escolas. Com isso, pode sugerir temas como “X características que as melhores escolas tem em comum” ou “Como reduzir as barreiras entre pais e escola|”.

Se você conhece pouco sobre as funcionalidades e utilidades do produto ou serviço comercializado pelo cliente, a sua criatividade para desenvolver temas interessantes fica limitada. Portanto, para sugerir boas ideias de conteúdo, é necessário pesquisar muito sobre o produto ou serviço do cliente e também sobre a sua área de atuação.

4. Conheça bem as personas dos  seus clientes

Os melhores temas são aqueles que oferecem conteúdo relevante para os clientes dos seus clientes. Dicas de como usar o produto comercializado e tendências relacionadas à área de atuação da empresa, por exemplo, são conteúdos que interessam o público-alvo e despertam sua atenção.

Para acertar na escolha do tema, é essencial conhecer o público para o qual o artigo será direcionado, entender quais são as suas maiores dúvidas e compreender suas dores e seus problemas. Assim, você sabe quais são as informações que devem ser compartilhadas para que o conteúdo do site realmente seja útil para quem o acessa e gere engajamento do consumidor com a marca.

E aí, você tem alguma dica para estimular a criatividade na sugestão de temas? Deixe um comentário!

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