pesquisar corretamente

O conteúdo é uma grande ferramenta para o desenvolvimento de uma empresa que reconhece as vantagens da nova maneira de se fazer marketing, e isso resulta em uma oportunidade única para pessoas que têm boa imaginação, paciência e habilidade para escrever: Elas podem se tornar redatoras profissionais! Mas não é só disso que vive o profissional de conteúdo, a pesquisa é fundamental para valorizar o seu post, seu artigo ou o seu e-book, e pesquisar corretamente é a chave para produzir aquele conteúdo de destaque.

Pesquise, pesquise, pesquise!

Pesquisar é bom por si só, já mostra que você, como redator, está dedicado a escrever o melhor conteúdo que pode. Esse é o primeiro de muitos passos que o criador de conteúdo deve dar. Sua mente deve estar sempre focada na qualidade, e mesmo que você domine bem a sua pauta, a pesquisa sempre te mostra coisas novas que vão tornar seu conteúdo mais relevante. A oportunidade de melhorar deve estar sempre no topo da sua lista de prioridades. Pode parecer fácil, mas será mesmo?

Boa pesquisa resulta em conteúdo de qualidade

Fazer uma boa pesquisa vai muito além de jogar alguma coisa no Google, ler o primeiro artigo que aparecer e parafraseá-lo. Lembre-se que, assim como você está escrevendo algo agora, outra pessoa escreveu o conteúdo que você está pesquisando, e você não acharia muito legal se alguém se apropriasse das suas ideias, não é? Além disso, copiar o estilo da postagem, a sua estrutura e a sua maneira de falar com o leitor não é nada recomendável: Você está escrevendo conteúdo para uma buyer persona específica, o que você está lendo pode ter sido escrita para outra completamente diferente.

O texto original é mais valioso e muito mais relevante, pois ele é construído totalmente em volta do objetivo que pretende alcançar e da buyer persona. Você deve prestar atenção a detalhes, palavras chave, tom de voz da marca e se o que você está escrevendo está alinhado com a mensagem que a empresa pretende passar.

Além dos perigos do plágio, o redator web também deve ficar atento à confiabilidade das informações que ele está lendo na sua pesquisa. Procure sempre sites confiáveis, e ainda assim cheque para ver se a informação é verdadeira. Você, como produtor de conteúdo, assume o compromisso de se prevenir sempre para nunca precisar remediar nenhum problema.

Pesquisar é aprender

Para pesquisar bem você deve pensar que está aprendendo sobre o assunto, não só garimpando informações para depois transferi-las para o seu texto. É se debruçar sobre o conteúdo, se interessar, ir a fundo e além, e realmente saber do que você está falando antes de falar. Assim, seu conteúdo será muito mais dinâmico, terá mais autoridade, falará diretamente com seu público e alcançará o objetivo desejado podendo ser conversão em vendas, geração de leads ou aumento de alcance. Não tenha medo de procurar artigos científicos, estudos de caso, gráficos e todas as coisas que parecem complicadas demais. Em muitos casos, quanto mais complicada é a informação, mais valor ela tem.

Às vezes, o seu próprio cliente é quem sabe mais do seu segmento e quem vai poder te ajudar com maior propriedade. Vamos dizer que você está criando conteúdo sobre canos de PVC e não tem conhecimento tão específico na área. O cliente é uma grande fonte de informações, pois ele trabalha com isso a tempo o suficiente para saber do que está falando, do contrário não estaria montando uma estratégia de marketing.

Agende uma reunião para entrevistá-lo e se aproveite do seu conhecimento, entenda que você não está sozinho na sua tarefa. Se ele já tem conteúdo próprio no blog da empresa, veja o que eles dizem para ter um norte, e se ainda não tem, procure assinar as newsletters da concorrência. Mas cuidado: Não perca sua persona de vista e não repita informações!

Para pesquisar corretamente, leia os posts com a sua palavra chave e perceba quais são os tópicos comuns entre eles, e então pesquise sobre esses tópicos. Também não custa nada dominar o mecanismo de busca do Google, entender como os resultados são exibidos e aprender os truques de pesquisa que vão tornar suas buscas bem mais específicas. Para se profundar nesse assunto, temos uma artigo específico sobre como pesquisar referências de conteúdos.

Organize – se

Para se organizar, separe sua pesquisa em pastas e deixe-as disponíveis na nuvem, afinal você nunca sabe o que pode acontecer amanhã. Perder dias de trabalho porque o computador caiu no chão é uma das grandes dores do profissional remoto. Guarde os documentos caso precise utilizá-los de novo no futuro, o que é muito provável, já que até o brainstorming mais básico pode contribuir comnovas ideias. A nuvem está aí para ser utilizada, é grátis e tem espaço mais do que suficiente para milhares de arquivos.

Em um aspecto mais amplo, tenha uma estratégia para pesquisar e siga-a. Seja metódico, procure elaborar um sistema que funcione para você e mantenha-se fiel a ele sempre que for possível, desviando-se apenas para melhorá-lo. Dessa forma, você se habitua a pesquisar e percebe que com o tempo a pesquisa é tão divertida quanto o “mãos à obra” da produção do conteúdo em si.

Seja otimista!

Viu como a pesquisa é importante no trabalho do profissional de conteúdo? Não é só importante como crucial, e uma pesquisa feita corretamente vai te ajudar a produzir o conteúdo incrível que você tanto sonha em escrever! Não se esqueça que o ser humano é capaz de aprender tudo, então mantenha o otimismo. Não se desespere se o conteúdo estiver muito difícil, a internet é grande o bastante para saciar qualquer sede de conhecimento. Não desista!

Agora que você já sabe a melhor forma de pesquisar para produzir conteúdo incríveis, que tal começar? Baixe nosso eBook:

 

 

 

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.