Você sabe como o marketing de conteúdo é fundamental para o crescimento da empresa, já tem resultados com marketing de conteúdo e inbound marketing e agora deseja aumentar o ROI, não é mesmo?

Se a sua máquina de produção de conteúdo já funciona e você precisa otimizar suas produções para gerar mais leads, você encontrou o artigo certo: preparamos este post com as principais dicas sobre otimização de conteúdo para você aumentar o número de leads e atingir o seu objetivo. Acompanhe!

Como construir um conteúdo que converte?

Antes de tudo, é preciso saber produzir um conteúdo que vai converter os visitantes em leads e clientes. Afinal, não se trata apenas de otimizar um determinado conteúdo, mas também, verificar se ele foi construído para gerar conversões.

Um conteúdo que converte é produzido de acordo com uma determinada etapa do funil de vendas, com uma linguagem adequada aos conhecimentos e interesses da persona, tem palavra-chave e objetivo bem definido, tem um bom design e legibilidade, é relevante para a persona, resolve um problema do visitante e incentiva a conversão através de um call to action.

Consulte seu inventário de conteúdo e analise suas produções para verificar se atendem a todos esses itens. Em seguida, verifique a performance de cada conteúdo para decidir quais serão otimizados.

Como identificar o desempenho do seu conteúdo?

Para decidir quais conteúdos priorizar para a otimização, é preciso verificar o desempenho de cada um deles. Analise os seguintes pontos:

  • Tráfego orgânico: qual o número de visitantes? Houve um aumento ou diminuição desse número?
  • Engajamento: os visitantes estão interagindo e clicando em calls to action?
  • Compartilhamento em redes sociais: qual o número de compartilhamentos? Junto a esse número, houve aumento no acesso à página promovida?
  • Tempo médio na página e taxa de rejeição: qual é o tempo de permanência na página? Qual é a taxa de rejeição?

Lembre-se que um conteúdo pode demorar para decolar e ter um bom desempenho. Portanto, antes de enviar qualquer artigo com baixo rendimento para a otimização, certifique-se de que você definiu métricas realistas para chegar a essa conclusão.

Como realizar a otimização de conteúdo para gerar mais leads?

Você já verificou se o conteúdo converte e elencou quais deles deverão ser otimizados. Agora, é a hora de colocar a mão na massa. As estratégias listadas a seguir vão ajudar a otimizar suas produções antigas — e até mesmo um conteúdo que você esteja começando a produzir.

Utilize palavras-chave de cauda longa

Conteúdos com palavras-chave de cauda longa costumam apresentar melhores resultados nos mecanismos de busca. Como você já deve saber, esse tipo de palavra-chave é bastante específica e menos concorrida. Assim, conquistar um bom ranking nos mecanismos de busca é bem mais fácil.

Faça bom uso das ferramentas de planejamento de palavras-chave para identificar quais palavras você deve usar e desenvolva um conteúdo valioso para a sua persona.

Use palavras poderosas nos seus títulos

Para gerar mais leads, você precisa de mais visitas, certo? E para ter mais visitas, você precisa se destacar em meio a infinidade de conteúdos disponíveis on-line e chamar a atenção da sua persona.

Para isso, faça bom uso de palavras poderosas e adjetivos fortes em seus títulos para que seu conteúdo ganhe destaque e tenha uma boa performance. Lembre-se de que um bom título precisa ser claro, urgente, útil e aguçar a curiosidade do leitor.

Alguns outros ajustes como adicionar dois pontos, ponto de interrogação e usar números e dados específicos no título são modos eficazes de atrair mais visitantes, aumentar a sua taxa de cliques e ter mais resultados.

Escreva uma meta descrição convincente e com a palavra-chave

A meta descrição pode impactar drasticamente no engajamento e na taxa de cliques. Ela é um pequeno texto que você deve usar para “vender” seu conteúdo ao usuário que está fazendo a busca, para motivá-lo a clicar no seu link.

Portanto, capriche na criação de uma meta descrição atraente sem esquecer de inserir a palavra-chave, certificando-se de que ela seja incluída de modo que pareça natural e faça sentido, sem forçá-la no texto.

Cumpra a promessa estabelecida no título

O conteúdo precisa responder as perguntas do usuário, cumprindo a promessa estipulada no título. Se você prometeu hacks rápidos para resolver um problema, não entregue um tutorial detalhado. Afinal, se o conteúdo não atende a intenção do usuário, dificilmente trará resultados.

Aposte em um bom design para o seu conteúdo

Conteúdo não é só texto! Investir em um bom design vai fazer a diferença — principalmente se você escreve sobre um assunto que já está saturado.

Adicionar recursos visuais e “colorir” a página pode aumentar em 80% a vontade do visitante em continuar a leitura. Além disso, artigos com imagens ou vídeos usados ao longo do texto geralmente são compartilhados duas vezes mais.

Adicione calls to action ao longo do texto

Insira CTAs em pontos estratégicos ao longo do conteúdo, e não somente ao final. Certifique-se de que a chamada esteja dizendo claramente para o visitante o que ele deverá fazer — baixar um e-book, se inscrever para um webinar, etc. Além disso, é preciso que os CTAs estejam relacionados com o que está sendo tratado no conteúdo.

A otimização de conteúdo é uma estratégia certeira para aumentar o tráfego orgânico, fortalecer sua autoridade no assunto, aumentar sua base de leads e ter mais resultados. Portanto, invista nela e prepare-se para colher bons frutos.

Gostou destas dicas? Se este conteúdo foi útil para você, deixe aqui seu comentário! 

E caso ainda não tenha iniciado no marketing de conteúdo, sugerimos dar uma conferida neste material:

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