A Contentools agora é GrowthHackers Workflow.
Veja mais: https://growthhackers.com/workflow

Growth Hackers

Não é nenhuma novidade que para ser um redator não basta ter conhecimentos de produção de texto, certo? É preciso ter algo a mais para ser um profissional requisitado, ter bastante trabalho e poder viver desta profissão que pode ser extremamente estimulante e lucrativa! Hoje vamos falar sobre o que é possível fazer para se tornar um redator especialista numa determinada área. Fique ligado!

Os generalistas que nos desculpem, mas ser especialista é fundamental

A web virou tudo de cabeça para baixo. Já não é mais interessante ser um jornalista generalista: aquele que pode escrever razoavelmente sobre qualquer assunto desde que tenha em mãos uma pauta e algumas fontes com as quais se possa sanar dúvidas e inserir aspas ao longo do texto. Aliás, não é mais nem preciso ser jornalista para assinar textos. O que é necessário é escrever de uma forma diferenciada, criativa e estratégica e ter muito conteúdo para compartilhar. Estamos sim na era da autoria!

Vá até o Google agora e faça uma pesquisa sobre qualquer assunto e veja o oceano de conteúdos disponíveis sobre o tópico. Destacar-se no meio de tantos outros é realmente o objetivo e o diferencial de um bom redator.

O que significa ser um redator especialista?

O redator especialista é aquele que consegue escrever bem sobre qualquer assunto, mas que domina um determinado tópico, seja pelo leque de experiências adquiridas, seja pela paixão pelo tema. Estamos falando de um profissional que está sempre antenado nas novidades da sua editoria favorita, que tem fontes que o mantém atualizado e que está sempre buscando aprofundar seus conhecimentos na sua área de expertise.

3 vantagens de ser um redator especialista

1 – Um redator especialista erra menos e ganha mais

Ao invés de estar sempre com a corda no pescoço, percorrendo caminhos desconhecidos, ao especializar-se numa determinada área do conhecimento, você terá o conforto de lidar com algo que conhece e, portanto, terá propriedade para produzir.

Ser especialista o tornará um redator que erra menos, que deixa clientes mais satisfeitos e, consequentemente, que rende mais retornos financeiros. A fama do redator especialista vai mais longe. Logo, ao invés de prospectar, você terá o trabalho de escolher melhor seus clientes.

2 – Um redator especialista é mais autoconfiante

Nesta profissão, a autoconfiança é fundamental. Quando se sabe em que mar se está navegando é mais fácil arriscar mergulhos mais profundos.

E a autoconfiança transparece no texto, aparece na hora de negociar valores e torna o profissional mais gabaritado e estratégico.

3 – Um redator especialista é mais disputado

Clientes querem resultados. Logo, não querem correr o risco de conferir suas produções a um redator em quem não podem confiar. É por isso que os redatores especialistas conseguem trabalho mais facilidade e conseguem também cobrar mais por seus textos.

4 passos para ser um redator especialista

1 – Escolha sua editoria

Este é o primeiro passo: escolha sobre o que você quer escrever. Defina por qual assunto quer ser reconhecido como um redator nota 10!

2 – Aprofunde-se

Sabendo sobre o que quer escrever, vá à luta. Mergulhe nas leituras, procure referências, forme uma planilha de fontes, estude, estude e estude.

Nunca foi tão fácil encontrar informações e adquirir conhecimento. Aproveite a internet em sua busca por aprofundamento e vá além da tradicional busca textual do Google. Use o YouTube para ver vídeos com entrevistas, tutoriais, aulas e palestras e o Google Acadêmico para ler pesquisas e artigos científicos sobre o assunto.

Quem são os autores mais respeitados em sua área de atuação? Quem são os palestrantes mais requisitados? Quais são as últimas pesquisas acadêmicas nesta especialidade? Vá respondendo estas perguntas mentalmente ou corra atrás destas respostas.

3 – Pratique

Não tem jeito: para se tornar um redator especialista é preciso praticar. Não espere o primeiro cliente cair do céu diretamente na sua caixa de e-mail, vá à luta. Você pode, por exemplo, começar um blog e escrever sobre os assuntos que orbitam em torno de sua especialidade. Assim, quando surgir uma oportunidade já terá portfólio para mostrar.

Desde o início, mesmo que você não esteja totalmente seguro, escreva com propriedade e assuma uma postura de especialista. Isso vai contribuir com a sua imagem e também fará você acreditar que é capaz de ser um redator especialista no assunto. Acredite: se você acreditar no seu potencial, nada e nem ninguém poderá tirar dissuadi-lo da ideia de ser um especialista.

4 – Venda-se como especialista

Eis um passo muito importante. Você precisa mostrar ao mundo sua especialidade. Para isso, mova seu currículo e direção a esta especialidade. Faça cursos, veja palestras, participe de workshops. Mostre em seu perfil do LinkedIn que você é conhecedor e produz materiais ricos em torno de sua especialidade.

Gostou destas dicas? Já é um redator especialista ou vai começar a se esforçar a partir de agora para se tornar um? Deixe seu comentário!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.