Para Lee Odden, “conteúdo não é rei, ele é todo o reino”. Mas neste império, onde se encaixam os redatores? Eles são os destemidos guerreiros, que têm como objetivo travar batalhas com os buscadores visando dominar as terras do SEO. Mas para isso, eles devem procurar formas de evoluir seu trabalho e atingirem sempre suas metas. Saindo desse contexto e retornando à nossa realidade, muitos redatores ainda encontram dificuldades para produzir sempre um conteúdo atualizado e de qualidade, devido a fatores como a falta de planejamento, de leitura e de criatividade.

Nesse post, iremos nos basear na sábia frase de Abraham Lincoln: “Me dê seis horas para cortar uma árvore e eu passarei as primeiras quatro afiando o machado”. Isso significa que, antes de começar a escrever, você deve entender como funciona o seu processo criativo de conteúdos e melhorá-lo com dicas e experiências de outros redatores e suas percepções sobre o processo. O hábito de elaborar as ideias em um papel, construir argumentos inéditos e criar uma breve história adequada ao contexto da pauta pode simplificar a escrita de qualquer peça de conteúdo e garantir uma ótima qualidade, independentemente de seu nível de dificuldade. Acompanhe as dicas a seguir.

Antes de iniciar, inspire-se

Antes de começar o processo de produção, estimule seu instinto criativo com algumas atividades que afetam suas emoções. Ler uma revista, assistir a um filme e escutar música são simples ações que incentivarão seu cérebro, fazendo-o construir argumentos e associações inéditas. É possível também buscar inspiração em assuntos específicos relacionados a pauta em produção. Caso esteja escrevendo sobre tecnologia, por exemplo, leia um blog que aborde esse tema e suas tendências. Dessa forma, além de você manter-se atualizado, aprenderá novas palavras, expressões e formas de escrita.

Use lápis e papel, ao invés do teclado

Já passou o tempo em que as pessoas usavam penas de ave e tinteiro para escrever. Hoje, com o avanço da tecnologia, a grande maioria dos redatores utiliza unicamente o computador no processo de criação, o que impede a manifestação de ideias em forma de palavras. Estudos científicos realizados nos EUA apontam que escrever à mão produz efeitos positivos no cérebro e no aprendizado, enquanto que na digitação o resultado é inverso. Recomenda-se a utilização, no início da produção, de um lápis ou caneta para rabiscar, desenhar e esquematizar a pauta em um papel, escrevendo o título, os subtítulos e o conteúdo que cada um conterá. Use o editor de texto para formatar e editar sua produção, mas somente após lançar a ideias no papel.

Equilibre a lógica e a criatividade

O processo de elaboração de um texto envolve tanto o lado racional quanto o emocional do seu cérebro. Ao escrever usando sua criatividade, será possível integrar elementos como histórias, frases e exemplos práticos que aumentarão significativamente a possibilidade de atrair seu público-alvo. Por outro lado, caso ele seja simples e contenha apenas informações básicas, será um mero exercício intelectual para o leitor. Portanto, use a lógica para dar coerência e criar uma estrutura consistente para o seu texto e a criatividade para explorar o tema abordado com mais intensidade.

Como funciona o seu processo criativo? Compartilhe com a gente nos comentários!

Esse artigo foi escrito por Yago Lins, redator da Contentools.

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1
  1. Olá Yago Lins, gostei muito do seu artigo. Parabéns.
    Você acredita que podemos escrever sobre qualquer assunto, logico que seguindo as dicas importantes, pesquisas, leituras, técnicas etc?
    Sou iniciante neste assunto, mas gosto muito de escrever e pesquisar e outro dia vi num site que devemos escrever sobre o que temos afinidade ou gostamos. Mas tenho uma amigo Coach que precisa de auxilio para os artigos dele. E como não sou coach fiquei insegura na produção de conteúdo…. Qual é a sua opinião?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.