Foi em uma terça-feira despretensiosa que recebi o convite: “Bigs, que tal escrever sobre sua experiência como editora de conteúdo freelancer?” Foi uma jornada maluca e, no post de hoje, vou contar para você, que tem vontade de ser editor de conteúdo, como cheguei até aqui.

Minha vida antes da Contentools

Nada de novo acontecia em minha profissão há um bom tempo. Eu passava por um momento profissional que era dominado pela rotina. Trabalhava há alguns anos como repórter e produtora de um programa de entretenimento, mas aquele sentimento de que precisava de uma mudança não me abandonava. Procurava algo que pudesse inovar meu trabalho, mas sempre caia novamente ritmo antigo com que as coisas aconteciam e aquela ânsia de colocar em prática novos projetos acabava indo para gaveta, junto de pautas e ideias impossíveis de serem realizadas.

Enfim, criei coragem e mudei para Florianópolis. Novos ares, alguns meses de férias e inspiração ajudaram a me preparar para minha próxima jornada profissional.

Foi amor à primeira vista

Nunca vou me esquecer de como minha professora de redação “caneteava” com gosto meus primeiros textos. Aquela cor vermelha da caneta e aqueles pontos de interrogação gigantes que pareciam gritar “What the hell?!” me faziam ter o desejo de, um dia, ter o conhecimento suficiente para corrigir produções alheias e também ajudar outros redatores a produzirem melhor, assim como ela me ajudou. Hoje faço isso com muito mais sutileza, claro, e com o apoio da tecnologia.

Mas não iniciei o lance do freela como editora. No fim do ano passado comecei a escrever para alguns clientes da plataforma Contentools. Texto vai, texto vem, até que recebo o convite para integrar o time de editores. Tudo começou com uma reunião via Skype e depois uma visita à empresa e, para uma quase nerd como eu, conhecer a Contentools superou várias expectativas: pessoas bonitas, ambiente totalmente descontraído e muita, mas muita coisa para aprender!

O trabalho de Editora de Conteúdo

A partir de então, a jornalista que sempre trabalhou com veículos de comunicação super tradicionais precisou estudar sobre Marketing de Conteúdo: SEO, Leads, construção de eBooks e Buyer Personas foram apenas alguns dos tópicos que passaram a fazer parte de minha rotina. Fora o inglês, que precisou voltar a ser afiado para conseguir o certificado Hubspot de Inbound Marketing, essencial para compreender mais sobre o funcionamento de uma estratégia de conteúdo.

Para iniciar o projeto valendo, recebi um pacote com cerca de 200 textos que deveriam ser analisados rigorosamente para se enquadrarem em uma estratégia de marketing bem específica. Foi um momento em que a insegurança teve de ser muito bem trabalhada para dar lugar a um mantra que lembro de repetir todos os dias pela manhã: “gosto de desafios e sou capaz de lidar com eles”.

Cumpri a missão do primeiro pacote e, com o tempo, fui recebendo novos clientes. Conforme a demanda aumentava, a vontade de querer saber mais sobre o marketing de conteúdo e a necessidade de aprender sobre edição de textos para a web crescia. Aos poucos, fui descobrindo meu ritmo de trabalho na plataforma e adquirindo segurança para editar com mais propriedade. Tive que dominar a rotina de trabalhar em casa versus prazos de entrega sérios, mas com o tempo percebi que unindo disciplina a uma agenda sempre atualizada, tudo funciona perfeitamente.

Hoje declaro aos quatro cantos o quanto gosto de trabalhar como freelancer da Contentools e sou uma grande defensora das facilidades que envolvem este novo mundo: o home office, as reuniões online, o uso saudável das redes sociais para o trabalho e este novo jeito de enxergar o marketing.

Finalmente, quando me perguntam com o que trabalho atualmente, respondo rapidinho cheia de orgulho e amor à camisa: sou editora de conteúdo!

Consegui inspirar você com minha história? Então clique aqui e descubra que você também pode se tornar um editor freelancer!

redator-contentools-abigail

Previous ArticleNext Article

This post has 5 Comments

5
  1. Oi Abigail. Parabéns pela sua luta, sua história me inspirou bastante. Eu quero poder ganhar a vida como redatora freelancer, e me tonar editora de conteúdos também. Estou me esforçando bastante pra isso. Por favor, escreva mais histórias inspiradoras como essa para quem quer seguir esse caminho, é sempre bom ler histórias vitoriosas como a sua. Muito sucesso pra você. Abraços.

  2. Oi Abigail! Como vc também me inspiro em Floripa. Com uma distância de mais de 20 anos, também, como você, adoro escrever. Preferencialmente viajando. Vou atrás de seus insigths para começar. Boa sorte na vida menina!

  3. Ótimo conteúdo. Foi muito esclarecedor, pois pretendo levar a fundo o caminho do conteúdo pela internet. Amei muito seu trabalho, é a primeira vez que venho no site. Espero aprender mais e ser mais preparado para divulgar meus conteúdos. Gostaria de fazer 2 observações. O site não está muito responsivo para dispositivos móveis é seu CTA no final não está funcionando. Fora isso que os desenvolvedores podem resolver, excelente conteúdo. Obrigado pelo texto…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.