como ganhar dinheiro como freelancer

Quando digo que trabalho em regime CLT e tenho minha empresa de Inbound e Marketing de conteúdo, muitas pessoas ficam em dúvida se é possível conciliar as duas atividades. Essa é uma experiência que me ensinou muito e que diariamente me ajuda a alcançar meus objetivos pessoais e profissionais.

Você gostaria de poder ganhar mais? Hoje minha empresa corresponde a mais de ⅓ da minha renda. Mas não é só um dinheiro que faz continuar apostando no projeto, uma das coisas que mais gosto em ter minha própria empresa é a sensação de liberdade proporcionada por trabalhar de forma autônoma e possibilidade de ter experiências com outros mercados.

Se você já trabalha como freelancer ou gostaria de fazer trabalhos nessa modalidade, separei algumas dicas que funcionaram para mim e podem facilitar sua rotina!

Organização

Esse é um clichê quando falamos em trabalho estilo Home Office, mas a verdade é que impossível um negócio funcionar sem organização, por menor que ele seja. A minha dica é que você no início do mês verifique todos os impostos que precisam ser pagos – caso você seja MEI – e em seguida crie um calendário – eu utilizo o Google Calendar – com as datas que você precisa entregar cada job.

Outra coisa que é fundamental para a minha organização é uma planilha onde incluo:

  • O que foi entregue;
  • Para qual cliente;
  • Por qual preço;
  • Data de entrega e data de pagamento.

Assim, com uma filtragem simples, consigo saber quanto um determinado cliente me deve, o que receberei em cada data ou quanto irei faturar no mês. Isso me ajuda muito na última etapa que é a emissão de notas fiscais e cobrança. Também faz parte da minha organização combinar com o cliente de forma muito clara a data de pagamento e as datas de entregas, isso evita problemas ao final do mês.

Rentabilidade

Esse é um ponto que muitos empreendedores individuais deixam de lado visando criar um portfólio rico ou porque precisam de dinheiro. Mas a verdade é que quando você concilia um trabalho tradicional com freelancers, eles precisam ser rentáveis, por isso calcule quanto em média você está recebendo por hora e garanta que todo o seu esforço esteja valendo a pena.

Pontualidade e qualidade

Um ponto que prezo em qualquer trabalho que realizo é a qualidade. Também considero a entrega dentro das datas muito importante. Para garantir essas duas coisas o que eu faço é combinar com o cliente prazos razoáveis, além de especificações definidas para que tudo saia conforme o planejado e não haja frustrações.

Contatos e plataformas

Meus contatos profissionais e plataformas de freelancer foram duas coisas que ajudaram muito o meu negócio a dar certo. Por isso, sugiro para quem estiver buscando iniciar a carreira como freelancer procurar as plataformas certas para o seu mercado. Se você trabalhar com marketing de conteúdo como eu, recomendo que trabalhe com a Contentools.

Diferente de grandes empresas que comemoram seu primeiro milhão. Me sinto muito realizada pela minha empresa ter passado a faturar acima de R$1000 mensais no terceiro mês de existência.

Esse mês, meu negócio completa 6 meses e me sinto muito satisfeita, mesmo não me dedicando a ele 100% do tempo. Começar não foi fácil, parecia que não ia funcionar, mas com essas dicas que citei é possível fazer a empresa crescer e alcançar os resultados desejados!

 

Gostou deste conteúdo? Ele foi escrito pela Débora Ninin, que é Gestora de Conteúdo na Contentools. Quer se inscrever para trabalhar com a gente?  Inscreva-se na Comunidade de profissionais mais qualificada do mercado.

Previous ArticleNext Article

This post has 3 Comments

3
    1. Olá Alba, tudo bem?
      O Calculo do valor é bem relativo pois vai depender se você é um especialista em determinado assunto, da densidade do texto a ser entregue.
      Um redator especialista em determinado assunto, por exemplo, cobra em torno de 30 reais por um texto de 500 palavras. Para um texto de 1200 palavras ele já cobraria em torno de 70 reais. Mas não existe um padrão, se você trabalhar como freelancer tudo irá depender a qualidade e demanda do seu conteúdo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.