Você acabou de terminar de produzir um blog post que ficou super completo e cheio de informações relevantes para os leitores do blog do cliente. Agora, chegou a hora de completar o conteúdo com os social posts, as chamadas para as redes sociais que vão ajudar  a divulgar seu texto e atrair mais leitores para a página. Se você não tem muita certeza de como produzir social posts ou quer saber mais sobre como criar textos que engajam, acompanhe o post!

O que são e para que servem os social posts?

O social post é o texto publicado em redes sociais juntamente com uma imagem com objetivo promover o conteúdo. Mas por que os social posts são importantes? Porque de nada adianta ter um conteúdo bem escrito e com informações pertinentes se ele não for devidamente divulgado. Afinal, o marketing de conteúdo tem tudo a ver com fornecer conteúdos incríveis para os leitores e os social posts ajudam a compartilhar essas informações exatamente onde o público leitor passa mais tempo online.

Como redator, você não quer escrever um conteúdo que não vai ser lido por ninguém, certo? Assim, o social post funciona como o primeiro contato direto do leitor com o texto e, por isso, precisa engajar, ajudando a promover cliques, curtidas e compartilhamentos. Mas como criar social posts que chamam a atenção e despertam o interesse?

5 dicas para escrever social posts atraentes

1 – Conheça o leitor

A melhor forma de determinar a linguagem e estratégia a serem usadas no social posts é conhecendo o perfil do leitor. E é para isso que servem as personas. Por isso, antes de começar a produzir os social posts revise, releia e “reconheça” as personas da estratégia do cliente. Dessa forma, você conseguirá se colocar no lugar delas para realmente entender que tipo de conteúdo elas consideram interessante.

2 – Conheça a empresa

Assim como conhecer as personas, é fundamental conhecer também o perfil da empresa e sua estratégia de conteúdo. Para isso, leia com cuidado as informações do briefing, acesse o site da empresa e analise as páginas onde ela divulga o conteúdo. Desta maneira, você terá uma melhor ideia de como a empresa interage com seus leitores e poderá criar social posts com mais segurança de que está passando a mensagem certa.

3 – Seja criativo

O brasileiro passa, em média, 12 horas e 13 minutos por mês apenas no facebook. Nesse tempo, ele recebe um mundo de informações e, em meio a tantas postagens querendo chamar sua atenção, o post direcionando para o texto que você escreveu precisa se destacar para não passar despercebido. Mas como fazer isso? Inovando e utilizando a criatividade. É isso que vai destacar você de outros profissionais e fazer com que seus textos sejam cada vez melhores.

4 – Seja simples, direto e específico

A dica aqui é simples: vá direto ao ponto. Frases longas, com muitos adjetivos e substantivos e poucos verbos deixam o texto chato e não prendem a atenção do leitor. Além disso, lembre-se de que o Twitter, por exemplo, permite posts de no máximo 140 caracteres, então é preciso aproveitar esse espaço da melhor forma possível. Portanto, sempre utilize verbos de ação e seja objetivo.

5 – Tome cuidado ao escolher imagens

As redes sociais estão ficando cada dia mais visuais, o que significa que o seu conteúdo precisa acompanhar essa tendência. Por isso, tenha em mente que as imagens que você escolhe para acompanhar o texto do social post têm um peso muito grande na taxa de conversão de cliques. Portanto, escolha com cuidado uma imagem relevante, de banco gratuito, de alta qualidade e de bom tamanho.

Ao criar social posts para seu conteúdo, as possibilidades são infinitas. Você pode usar uma pergunta despertando a curiosidade do leitor, um resumo ou paráfrase do título, uma frase indicando um dado interessante que consta no conteúdo ou qualquer outra alternativa criativa. O importante é ter em mente que esses posts são o combustível do seu conteúdo e que eles merecem sua atenção!

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Luisa Wink - Writer experience

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