A escolha das imagens que vão ilustrar blogposts, social posts e ebooks pode se tornar um pesadelo para muitos redatores. Muitas pessoas culpam a falta de opções nos bancos de imagem, mas, na verdade, o maior problema é saber escolher a imagem que passe uma mensagem criativa e condizente com o tema do conteúdo. Por isso, separamos algumas dicas para você escolher imagens poderosas para os seus posts. Confira:

Preste atenção nos detalhes

Fique atento na hora de escolher imagens para os blog posts dos seus clientes. Você não vai querer sugerir uma imagem, por exemplo, com marca d’água, certo? Outro erro comum é sugerir imagens em que um dos elementos é um livro, jornal ou revista e não conferir qual o conteúdo que está sendo abordado neles. Às vezes a imagem é grande e fica legível, então tome cuidado para que não possua nenhuma mensagem que prejudique a imagem da empresa nessa foto.

Escolha imagens com boa resolução

[tweetable alt=””]As imagens possuem um grande impacto na percepção do leitor sobre o conteúdo.[/tweetable] Imagens de baixa resolução podem passar a ideia de amadorismo. Já as que possuem boa resolução, além de deixar o blog mais visualmente atrativo, também influenciam no SEO, pois o Google recompensa páginas com imagens de alta qualiade e carregamento rápido.

Fuja do óbvio

As primeiras ideias de imagens que normalmente vêm a nossa mente podem inicialmente parecerem geniais, mas geralmente são as mais óbvias. Vamos usar o exemplo do conteúdo que está no blog da Contentools “Como começar a produzir conteúdo quando você não possui visitantes“. A maioria das pessoas pensaria em imagens que mostram a atração de visitantes, gráficos sugerindo aumento de visitas ou até mesmo um lápis repousando sob uma folha de papel vazia, como nas imagens abaixo:

 

fidelizacao-visitantes

visitantes

 

 

 

 

 

 

Ao invés de utilizar essa abordagem, você pode pensar em algo que transmita a mensagem de pouca audiência e falta de visitantes. No nosso caso, pensamos em um sala de teatro vazia, pois transmitia essa mensagem e era uma imagem muito mais criativa do que um gráfico crescente.

produzir-conteudo-para-atrair-visitantes.png 

Outro exemplo é o conteúdo “6 erros na criação de buyer personas que podem estar afetando a sua estratégia”. As primeiras imagens que imaginamos para esse tema envolvem o público-alvo ou pessoas com o seu perfil de compra, certo? Por isso, muitas das imagens sugeridas são alvos com dardos certeiros ou pessoas destacadas na multidão. Confira os exemplos abaixo:

publico-700x325publico alvo

Que tal escolher outro caminho? O tema aborda os erros na criação de buyer personas, então ao invés de pensar no público-alvo, podemos pensar em imagens que transmitam um perfil errado, que a empresa realmente não quer atingir. A imagem que nós escolhemos foi a de um lobo na pele de um cordeiro, remetendo a um perfil errado e a algo que pode sabotar a sua estratégia.

erro-na-criacao-de-personas.png

 

Portanto, procure não escolher imagens com pressa. Comece pesquisando pelas imagens mais óbvias, analise o que parece ser mais comum e vá evoluindo a sua pesquisa para imagens mais criativas. Com certeza o resultado final será muito melhor do que se você tivesse escolhido as primeiras alternativas!

Como você escolhe as imagens para ilustrar os conteúdos? Compartilhe conosco suas dicas nos comentários!

talita-daneluz

 

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