tempo para escrever

Se você entende um pouco de Inbound Marketing já deve ter ouvido falar do redator freelancer, uma das profissões em ascensão quando o assunto é marketing digital. Mas você já parou para pensar que é preciso calcular o melhor tempo para escrever cada conteúdo?

Apesar da liberdade que a função oferece, é extremamente importante organizar a sua rotina para produzir conteúdos de qualidade. Assim, você vai exercer o seu trabalho da melhor maneira possível e conquistar cada vez mais clientes.

Não sabe como planejar as suas tarefas? Então, confira essas dicas que separamos para você!

Identifique qual horário você é mais produtivo

Para você começar a sua vida de redator remoto, é preciso compreender qual horário você é mais produtivo. Existem pessoas que gostam de trabalhar até a madrugada, outras que se sentem melhor durante a manhã ou tarde.

Então, identifique qual é o seu período ideal de escrita. Claro que isso vai depender das suas atividades fixas. Por exemplo, se você trabalhar durante o dia, terá que se dedicar a noite ou finais de semana para escrever os textos.

Mas, se você tem tempo integral para se dedicar a vida de redator, compreender essa questão é extremamente importante.

Crie um ambiente de trabalho 

Como já falamos, a liberdade é o que mais atrai na função de freelancer. Você já parou para pensar que pode trabalhar de uma ilha paradisíaca, aquela que você sempre sonhou em conhecer? Fantástico, não é mesmo?

Mas, não se engane! Essa é uma profissão que precisa de disciplina, ou seja, é muito importante criar um ambiente agradável de trabalho. Assim, você vai conseguir se concentrar para entregar as suas tarefas no prazo.

Portanto, disponibilize uma mesa, cadeira e um ambiente agradável para trabalhar. Nada de escrever sentado ou deitado na cama, ok?

Esse é um passo imprescindível na hora de calcular o melhor tempo para escrever, pois o ambiente afeta diretamente na sua produção.

Faça um cronograma

Você vai ver que quando as demandas começarem a aparecer, vai ser a hora de criar um cronograma para você não se atrapalhar.

Além do conteúdo de qualidade, você precisa se preocupar (e muito) com o prazo. É ele que vai dar credibilidade à sua nova profissão e ainda será uma ótima maneira de ganhar mais clientes.

Afinal, o boca a boca é a melhor forma de divulgar um negócio, não é mesmo? Portanto, preocupe-se com a construção da sua imagem profissional.

Você pode se organizar pelo Google Calendar ou por ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Trello ou Asana. Mas, se você achar isso tudo muito complicado, existe um método antigo que ainda funciona muito bem: a boa e velha agenda.

Isso mesmo, compre uma agenda e comece a anotar as suas atividades diárias, semanais ou mensais. Planeje como você preferir. Assim, o seu cérebro ficará condicionado e você irá produzir melhor quando estiver com datas estipuladas para entrega.

Aposte nas técnicas de concentração

Você já deve ter percebido que não somos produtivos o dia todo. Então, para te ajudar a calcular o melhor tempo para escrever, uma ótima alternativa é adotar técnicas de concentração.

Uma das mais famosas é a Técnica Pomodoro, no qual estabelece que você deve fazer uma tarefa durante 25 minutos ininterruptos e descansar por 5 minutos.

Você precisa repetir esse procedimento 4 vezes até completar duas horas de trabalho. Quando o ciclo finalizar, é hora de fazer uma pausa maior, de 25 a 30 minutos, e recomeçar.

Uma opção um cronômetro do celular para te ajudar nessas pausas. Assim, você vai se concentrar e conseguirá fazer as suas tarefas cada vez melhor. Esse descanso vale muito a pena!

Não deixa de lado o seu lazer

Já explicamos aqui que a disciplina e organização são de extrema importância na carreira de um redator remoto, mas as atividades de lazer também são, acredite!

Se você gosta de jogar futebol, fazer exercícios físicos, ler, assistir filmes ou tomar aquela cervejinha, não deixe isso de lado! Os momentos de descontração são imprescindíveis para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Portanto, se você acredita que deve trabalhar duro durante a semana e se divertir no final de semana, faça isso! Claro que sabemos que imprevistos acontecem, mas não se afaste de quem você gosta e aproveite os encontros.

Ser redator freelancer é uma das profissões que mais encantam principalmente aquelas pessoas que não querem ficar presas em escritórios, enfrentar trânsito todos os dias ou desenvolver tarefas extremamente rotineiras.

Mas, calcular o melhor tempo para escrever é imprescindível para que você desenvolva um trabalho de qualidade e com consistência. E, claro, é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro e fugir de atividades que te deixam entediado.

Agora que você sabe como calcular o melhor tempo para escrever, que tal trabalhar de casa e ter mais liberdade criativa? Então, aproveite e se inscreva na Comunidade de Profissionais de Conteúdo da Contentools.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.