Se você passa uma parte razoável do seu dia na internet, já deve ter percebido que muita gente ganha dinheiro produzindo conteúdo para portais, blogs e redes sociais. Talvez tenha notado que tantas outras gostariam de fazer isso também, mas não entendem muito sobre o assunto e parecem simplesmente acreditar que essa é uma forma fácil de ganhar dinheiro.

A verdade é que não existe fórmula mágica para ser um redator web de qualidade: o trabalho exige muita paciência, comprometimento e uma grande vontade de aprender coisas novas. Se você chegou até aqui e acha que cumpre esses pré-requisitos, confira as nossas dicas para começar na sua nova carreira com o pé direito!

1 – Entenda os princípios básicos de redação web

Um erro bastante comum entre redatores iniciantes é produzir textos para a web da mesma forma que produziriam para jornais, revistas ou livros. Antes de começar a trabalhar na área, é importante que você entenda as especificidades da redação para a internet e busque aprimoramento, principalmente em marketing de conteúdo, gestão de mídias sociais e técnicas de SEO.  

2 – Separe um espaço adequado para o seu trabalho

Trabalhar em casa proporciona uma série de vantagens, como ter flexibilidade de horários, não precisar encarar o trânsito e poder gerenciar o próprio fluxo de produção. Porém, também exige muita disciplina e seriedade para funcionar. E o primeiro passo para isso é separar um espaço tranquilo, bem equipado e inspirador exclusivamente para o trabalho.

3 – Escolha as ofertas de acordo com seus conhecimentos

Sabemos que a vontade de aceitar o máximo de ofertas para ganhar mais produzindo conteúdo é grande. Mas tenha calma! Se você não for criterioso, pode ser obrigado a escrever sobre algum assunto do qual nunca ouviu falar e cometer erros graves. Quando isso acontece, o número de revisões tende a ser grande e a sua imagem profissional acaba sendo prejudicada.

4 – Jamais faça plágios

Pode até parecer uma dica meio lógica, mas isso acontece com muito mais frequência do que você imagina e muitas vezes despropositadamente. Se um cliente contratou um redator para produzir um conteúdo, pode apostar que ele deseja receber algo criativo, inédito e exclusivo. Então, nada de incorporar trechos do que outras pessoas escreveram à sua produção sem dar os devidos créditos.

5 – Considere os pedidos de revisão

Muitos redatores são extremamente protecionistas em relação aos seus textos e encaram os pedidos de revisão como ofensas pessoais. Para não sofrer com isso, é importante que você aprenda a desapegar da sua produção e a encarar as revisões como oportunidades de aprimoramento. As revisões também são chances de entender o cliente melhor e acertar em ofertas futuras.

6 – Amplie seus conhecimentos

Quanto mais assuntos você dominar, maiores serão as suas chances de produzir conteúdo e ganhar uma grana realmente legal. Por isso, busque ir além dos seus interesses pessoais e comece a ler um pouco a respeito de outras áreas. O melhor redator web é aquele que consegue transitar por vários campos e mostrar domínio sobre todos eles.

7 – Tenha paciência

Construir uma carreira como redator web pode ser um processo longo e complicado. E se você deseja viver exclusivamente disso, é importante organizar suas finanças pessoais antes de mergulhar de cabeça e ter um bocado de paciência até o trabalho engrenar. Demora, mas o resultado vem e pode ser muito melhor do que o esperado!

8 – Valorize o seu trabalho

Um erro bastante comum entre redatores iniciantes é acreditar que merecem ganhar pouco por conta da falta de experiência. Desde o começo, é importante ter em mente que propostas “indecentes” vão aparecer aos montes e que não vale a pena gastar energia com elas. Aceitar valores baixíssimos somente pela famosa “visibilidade” só desvaloriza o seu trabalho e o de outros profissionais.

E então, gostou das nossas dicas? Conte para a gente nos comentários! Já pensou em ser um Redator Contentools? 

 

redator-contentools-kamylla

 

Redator Freelancer

Previous ArticleNext Article

This post has 33 Comments

33
  1. I’m Starting As writer and I thought how great YOUR Tips . All will US- them .

    Estou iniciando como redator e achei excelente as suas dicas. Vou usa-las todas.

  2. Uau, pessoal! Amei o artigo. Eu trabalho para uma empresa de moda fitness e comecei com descrição de produtos e de categoria. Depois, em parceria com alguns blogs, escrevi alguns textos sobre moda fitness e percebi que fluía muito e as pessoas gostavam do que liam. Ainda não tinha ouvido nem estudado nada sobre a carreira de editor. Acho que estou me identificando, mas certamente tenho muito a aprender e quero! Me vejo aos 31 anos com a possibilidade de recomeçar. Obrigada!

  3. Ola equipe contentools,

    Meu nome é Milena e tenho grande paixão pela leitura e escrita. Ainda conheço pouco desse mercado de redatores web e gostaria muito de aprender mais.
    Tenho algumas dúvidas sobre rendimentos, por onde começar, formas de pagamento e etc.
    Gostaria muito de maiores esclarecimentos.
    Desde já, agradeço a atenção

    1. Também gostei do post, já escrevo online para um noticiário, mas os ganhos são mínimos e gostaria de escrever e ganhar alguma coisa.
      Como a certificação inbound é paga?

  4. Bom dia equipe,

    Achei o artigo bastante objetivo.

    Gostaria muito de aprender mais e de trabalhar. Sou professora de inglês, já escrevi alguns contos sobre rotina familiar e aprendizagem de inglês. Participei de concursos, mas, para minha tristeza, nunca fui classificada.

    Também gosto de escrever sobre alimentos, dietas e cachorros.

    Obrigada,
    Jane

  5. Olá, amei as dicas..
    Gostaria muito de ser redatora. Gosto de ler, escrever, gostaria de uma oportunidade..
    DEUS Abençoe Grandemente!

  6. Meu nome é Victor e quero parabenizar a redatora do texto “8 dicas para o redator web iniciante”, por ser informativo e crítico na medida certa, ideal para o perfil do site. Aguardo ansiosamente por novos textos. Até breve !

  7. Boa tarde!
    Meu nome é Kelly, tenho 32 anos.
    No momento encontro-me desempregada e estava olhando algumas oportunidades em sites especializados em vagas de emprego, quando vi uma vaga para redator e para saber do que se tratava, fiz uma pesquisa no Google e me deparei com esse texto.
    Eu simplesmente amei o que li, meus olhos brilharam diante de uma possibilidade de aprender algo tão inspirador.
    Gostaria de saber mais informações, quais são os primeiros passos, o que é necessário, como me lançar no mercado e tudo mais que possa me ajudar a embarcar nesse mercado.
    Obrigada por despertar em mim esse interesse.
    Atenciosamente,
    Kelly.

  8. Otimo artigo, tmb ja fui freelancer e gostaria de compartilhar um ´pouco de como eu me organizava na época!

    Ser seu próprio chefe tem lá seus desafios, mas é só organizar o dinheiro e a rotina que tudo fica mais fácil. O objetivo de ter mais liberdade só se concretizará se você se planejar para que a instabilidade financeira, típica da carreira de freelancer, não impacte sua vida de forma negativa.

    >>Prepare a mudança de vida

    Faça a transição da vida de assalariado para a de freelancer da forma menos radical possível, pois você não sabe exatamente qual será sua renda.

    >>Calcule sua renda de um novo jeito

    A vida de freelancer pode ser uma gangorra. Em alguns meses você pode acumular vários projetos e ganhar muito, mas em outros pode correr o risco de ter menos trabalhos do que gostaria. Por isso, é mais seguro estipular uma meta de quanto você precisa ganhar por ano, e não por mês

    >>Saiba quanto custa sua hora de trabalho

    Precificar seu tempo é indispensável. Para saber quanto custa sua hora de trabalho, olhe para os concorrentes e para o seu público. “Sinta quanto seu cliente está disposto a pagar”. Se o tempo estiver escasso ou o prazo de entrega for muito apertado, aumente o preço.

    >>Pague um salário para si mesmo

    Para trabalhar por conta própria, você terá gastos que não tinha antes, como a conta de telefone, custos de deslocamento e impostos que antes eram descontados do salário. Some todas essas despesas e as exclua do seu faturamento líquido.

    >>Prepare um ambiente de trabalho

    Você não quer que o telefone ou a campainha da sua casa atrapalhem o fluxo de trabalho, mas ao mesmo tempo quer poder sair para buscar os filhos na escola ou ir à academia no meio da tarde? Para equilibrar produtividade com flexibilidade, estabeleça metas diárias. Por exemplo, cumprir 50% das tarefas até o horário do almoço para poder sair e tomar um café.

  9. Tenho 33 anos gosto muito de escrever e gostaria de saber mais sobre como se tornar um bom redator,sou muito comunicativo,muito curioso e gosto muito de comunicação.
    gostei muito do artigo, muito inspirador

  10. Olá meus amigos, gostei muito das informações dadas e, como gosto bastante de escrever, me interessei muito, mas gostaria de saber qual é, efetivamente o primeiro passo a ser dado, por onde uma pessoa como eu, por exemplo, poderia começar? Sou um homem de 51 anos e fanático pela internet, acho que esta atividade seria muito interessante para uma pessoa que adora dar as suas opiniões nas redes sociais, além de agradar um pouquinho ao bolso, claro, ninguém é de ferro, não é verdade? Desde já agradeço pelas informações.

    Um forte abraço a todos.

  11. Excelente artigo!
    Principalmente no que diz respeito ao que realmente é a redação digital e a necessidade de aprofundamento em MARKETING de CONTEÚDO e SEO.

    Parabéns Kamilla Silva pelo trabalho!

    Paulo Costa

  12. Gostei das dicas, tenho algum tempo livre e gostaria de fazer trabalhos nesta área de casa. Tenho muito experiência de vida , 63 anos e vitalidade para ter uma empresa de desenvolvimento humano. Gosto de escrever textos bem alegres, em humorados e com um fundo filosófico. Como fazer entrar neste mundo da escrita na internet?

  13. Obrigado pelas dicas. Estou começando agora a minha jornada como redator freelancer e ainda me sinto bem perdido em vários aspectos. Embora algumas das dicas mencionadas sejam novidades, as que não são me ajudaram a relembrar e reforçar conceitos que poderiam ter sido dados como esquecidos no meu desenvolvimento profissional. Por isso, foi muito importante esse conteúdo.

    Espero retornar para falar que está dando tudo certo e que estou feliz por ter escolhido esse novo desafio. Até lá, vou ralar muito por aqui.

    Obrigado!

  14. Adorei o artigo! Adoro ler e escrever, para mim conhecimento nunca é demais. Sou apaixonada por comunicação. Obrigada pela as dicas.

    Luciene Lima.

  15. Pingback: Como encontrar o 1º freela como redator? – Redatora em Casa
  16. Amei as dicas da Kamylla e o comentário do Marcos. Estou muito interessada em ingressar nessa carreira de redatora. Valeu as dicas. Me motivei ainda mais.

    1. Que bom, Simone! Afinal, se a internet tem um ponto forte é este: cpromover ocompartilhamento de conhecimento! Abraços e boa sorte na profissão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.