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Growth Hackers

O editor é muito mais do que um revisor de textos: ele é uma peça fundamental em uma estratégia de marketing de conteúdo. É ele quem vai garantir que o conteúdo entregue seja rico, relevante, direto e direcionado para os leitores e potenciais clientes de quem o encomendou. Mas se o editor é muito mais do que um revisor, quais são as habilidades necessárias para cumprir esse papel indispensável?

1 – Entender de marketing de conteúdo

Um bom editor de conteúdos precisa compreender o funcionamento de uma estratégia de marketing de conteúdo para poder se comprometer com  o planejamento dos seus clientes: seus objetivos, suas personas, as etapas de cada conteúdo. Imagine, por exemplo, que um cliente encomendou um conteúdo sobre “como motivar seus funcionários” e que os leitores do texto são donos de salões de beleza que estão começando a pesquisar sobre o assunto (topo de funil). Se o redator entregar um texto com uma linguagem puramente técnica, cheia de citações e sem focar na persona do cliente, os leitores terão dificuldade de entender e o impacto do conteúdo vai diminuir drasticamente.

O editor precisa saber identificar esses momentos para propor as mudanças necessárias e entregar conteúdos que não apenas forneçam as informações que os leitores buscam, mas que sejam escritos de forma acessível a eles. Conhecer o produto do cliente e entender a estratégia dele também é fundamental para que o planejamento seja bem sucedido e traga resultados que ajudem a reforçar a marca e alcançar seus objetivos.

2 – Conhecer técnicas de SEO

Search Engine Optimization são métodos usados para deixar os conteúdos produzidos para a web mais fáceis de serem encontrados pelos mecanismos de busca. O editor precisa estar atento a esses fatores e conhecer algumas das formas de deixar um texto mais fácil de ser localizado pelos leitores que o procuram. Afinal, quem não é visto não é lembrado!

3 – Saber ajustar tom e público-alvo

O editor de conteúdos é o responsável por garantir que todos os conteúdos do cliente mantenham um tom de voz que seja consistente com o posicionamento da empresa. Isso significa garantir que todas as produções falem a mesma língua e se comuniquem com o público-alvo de uma forma coerente, ao mesmo tempo que trazem conteúdo relevante e útil.

4 – Ter domínio da língua

O editor precisa ter domínio da língua para garantir que o texto não chegue ao leitor com problemas de ortografia e gramática, comprometendo a qualidade do texto. Afinal, até uma vírgula pode fazer toda diferença na mensagem que o conteúdo quer transmitir e você não quer que os conteúdos que passam por você pareçam menos profissionais por conta de um errinho de acentuação ou até de digitação, certo? Mas tanto quanto ter bom português, o editor também precisa conhecer estratégias de revisão que ajudem a deixar os textos mais interessantes, organizados e bem estruturados.

5 – Ser diplomático e ter bom senso

Muitas pessoas estão envolvidas em manter um blog atualizado: a equipe de redatores, os clientes que encomendaram o conteúdo, a equipe de apoio e o próprio editor. Isso significa que em muitos momentos será necessário interagir com essas pessoas para que o resultado final seja satisfatório. Por isso, é essencial saber se relacionar com as pessoas de uma forma cordial e diplomática e sempre ter bom senso para lidar com os problemas do dia a dia.

Parece óbvio, mas às vezes, em meio à rotina, pode ficar complicado saber quando devemos fazer uma concessão ou não. Imagine que você editou um conteúdo sobre “como melhorar as vendas da sua loja online” e um cliente pede revisão a fim de mudar o tema para “loja física”. O editor precisa ter bom senso para saber como lidar tanto com o cliente quanto com o redator e evitar conflitos.

6 – Ser pontual

A pontualidade nas entregas é característica fundamental de um editor, já que a consistência de uma estratégia de marketing de conteúdo depende muito da periodicidade das publicações no site do cliente. Se o blog não é atualizado na frequência definida, os leitores não terão motivos para acessá-lo. E ninguém produz conteúdo para não ser lido por ninguém. Isso significa que o atraso nas entregas prejudica todo o processo de produção: o conteúdo sai do fluxo, o texto fica parado no editor, o blog fica desatualizado e o filme do editor fica queimado.

7 – Saber passar feedbacks construtivos

Identificar que um texto não alcançou a qualidade esperada é a parte mais tranquila do trabalho do editor. O complicado é identificar exatamente qual é o problema e pedir revisões pontuais, assertivas e articuladas aos redatores, mostrando a eles de maneira delicada e atenciosa formas de melhorar não apenas o texto em questão, mas todos os conteúdos produzidos por eles. Nem todos são abertos a críticas, por isso é preciso ter uma atitude positiva, construtiva e motivadora para dizer a um redator que o trabalho dele precisa ser revisto sem que ele se sinta ofendido.

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Luisa Wink - Writer experience

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This post has 5 Comments

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  1. Natália vou meu sonho é trabalhar como analista de marketing de conteúdo. Qual graduação cursa Marketing que tem grades atualizadas incluindo inbound marketing, Comunicação organizacional , Endomarketing etc ou Comunicação Social _Jornalismo?

    Att;

    Wallace

    1. Olá, Wallace, tudo bem? Obrigada por fazer essa pergunta, ela é ótima! Hoje, há diversos cursos bem atualizados sendo oferecidos online para quem tem interesse no assunto. Nossa sugestão, é dar uma olhada nos cursos da nossa parceira Hubspot – você pode acessar os cursos gratuitos da Hubspot aqui. Além de serem aulas dinâmicas que você pode fazer no seu tempo, você ainda ganha uma certificação que vai diretamente para seu LinkedIn! Espero que você goste! Outra dica é que você continue lendo bastante e se atualizando através de Newsletters e Blogs que são referência no assunto. Sucesso na sua profissão!

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