dicas de edição para melhorar seus conteúdos

Imagine a seguinte situação: você entende muito sobre o assunto da pauta que foi encaminhada a você e, antes de começar a escrever, tinha certeza de que iria arrasar na produção do conteúdo, gerar milhares de compartilhamentos e criar um texto importante para o segmento. No entanto, depois que o conteúdo foi publicado, não foi bem isso que aconteceu. Mas se o conteúdo é realmente rico e traz informações relevantes para seu público-alvo, qual pode ser o problema?

Às vezes, a questão não é o que você fala, mas como. Se a mensagem não é transmitida de forma clara, interessante e criativa, é possível que passe despercebida. É para evitar que isso aconteça que existe a edição. Um conteúdo que faz muito sucesso não foi apenas bem escrito, mas também bem editado, tendo passado por várias revisões antes de chegar à versão final. Se você se preocupa em aumentar a qualidade dos seus textos, precisa aprender a editá-los! Por isso, reunimos um passo a passo de edição que vai ajudá-lo a aperfeiçoar suas produções. Confira!

Passo 1 – Deixe o conteúdo de molho

Depois de terminar de escrever, deixe o conteúdo parado de um dia para o outro. Às vezes, por estarmos tão dentro do texto não conseguimos dar um zoom out e perceber alguns detalhes que poderiam ser melhorados. Essa familiaridade que desenvolvemos durante a produção de um conteúdo é um dos principais motivos de deixarmos passar alguns problemas. Portanto, espere um dia ou pelo menos algumas horas e só então edite. Você vai ver que vai ficar mais fácil deixar o texto mais claro e sucinto.

Passo 2 – Elimine os excessos

Se você seguiu o passo 1 e deixou seu conteúdo de molho por algum tempo, é provável que o próximo passo ocorra de forma natural. Ao reler o conteúdo, você verá que algumas palavras podem ser removidas, que algumas frases estão repetitivas ou que alguma informação, ainda que interessante, não se encaixa na proposta do texto. Cortar os excessos é inevitável.

Pode ser que de início este passo seja um pouco “doloroso”, já que você investiu tanto tempo e esforço na produção do conteúdo. Mas não se apegue! Remova o que não é essencial para deixar o conteúdo direto, objetivo e focado na proposta.

Passo 3 – Refine o conteúdo

Ao remover os excessos, o que sobra é a essência do conteúdo. Mas é preciso polir cada parte dele para que as frases se conectem, os parágrafos se relacionem e as ideias estejam condizentes umas com as outras. Isso pode ser feito de várias formas. Veja algumas possibilidades:

  • Simplifique a linguagem: ser simples é diferente de ser simplista. Uma linguagem simples é direta, fácil de compreender e aumenta a capacidade de comunicação com o leitor. Já a linguagem simplista é preguiçosa, exageradamente simples, superficial. Sempre escreva de forma natural e simples, sem tentar “embelezar” o texto com palavras pouco cotidianas ou utilizando inversões de orações e frases muito complexas.
  • Ponha as frases na ordem direta: na maioria dos casos, o texto vai ficar mais compreensível se as frases estiverem na ordem direta (sujeito + verbo + complemento). Deixe a ordem indireta para a literatura ou para poucos casos em que a legibilidade não é prejudicada.
  • Diminua o tamanho das frases: se você consegue remover palavras sem perder conteúdo, seu texto ficar mais conciso e assertivo. Por exemplo:

> Existem alguns redatores que parecem ter interesse em conhecer Marketing de Conteúdo.

> Alguns redatores se interessam por Marketing de Conteúdo.

  • Acabe com as redundâncias: algumas palavras – ou até mesmo frases inteiras – enfraquecem seu texto quando repetem a mesma ideia duas vezes. Por exemplo:

> Criar novos empregos está nos planos futuros da empresa.

  • Utilize verbos fortes: isso não significa trocar todos os verbos do seu texto por outros mais impactantes. Às vezes, evitar os verbos mais comumente utilizados como “ir”, “ser”, tentar” e “poder”,  tanto na forma direta quanto na forma composta, já basta. Por exemplo:

> A decisão de investir foi feita pelo gerente.

> O gerente decidiu investir.

  • Escolha adjetivos impactantes: adjetivos fracos podem deixar seu texto monótono. Prefira adjetivos impactantes e incomuns que deixam qualquer conteúdo mais atraente.

Passo 4 – Revise a gramática e a ortografia

Agora que o texto está chegando perto da versão final, revise com cuidado a gramática e a ortografia. Faça uma leitura mecânica e analítica de cada frase do texto e corrija erros de digitação, de concordância, de pontuação e de acentuação.

Passo 5 – Otimize a leitura

Otimizar o conteúdo em termos de SEO é importante. Mas garantir ao leitor uma boa experiência de leitura também. Não meça esforços para deixar o texto visualmente atraente e a leitura agradável. Estas são algumas formas simples de fazer isso:

  • Insira bullet points nas listagens
  • Utilize subtítulos para separar as ideias
  • Escolha imagens envolventes
  • Destaque palavras-chave com negrito
  • Evite parágrafos com mais de 5 linhas

Passo 6 – Leia o conteúdo em voz alta

Quando lido em voz alta, o conteúdo precisa soar natural, ter ritmo e transmitir a voz e o estilo do autor. Este passo também é importante para verificar se a leitura flui com facilidade e para mostrar se é necessário reescrever algum trecho. O conteúdo vai estar pronto para seguir para a próxima etapa quando você ler ele por inteiro em voz alta e não sentir vontade de fazer nenhuma alteração.

E pronto! Não é tão difícil, certo? Qualquer pessoa interessada consegue escrever conteúdos arrasadores, mesmo não sendo um redator profissional. Para isso, basta ter paciência e vontade de transformar aquele primeiro rascunho do texto em um artigo de sucesso.

Gostou das dica? Tem alguma outra dica de edição para compartilhar com a gente? Então deixe um comentário!

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.