
Imagine a seguinte situação: você entende muito sobre o assunto da pauta que foi encaminhada a você e, antes de começar a escrever, tinha certeza de que iria arrasar na produção do conteúdo, gerar milhares de compartilhamentos e criar um texto importante para o segmento. No entanto, depois que o conteúdo foi publicado, não foi bem isso que aconteceu. Mas se o conteúdo é realmente rico e traz informações relevantes para seu público-alvo, qual pode ser o problema?
Às vezes, a questão não é o que você fala, mas como. Se a mensagem não é transmitida de forma clara, interessante e criativa, é possível que passe despercebida. É para evitar que isso aconteça que existe a edição. Um conteúdo que faz muito sucesso não foi apenas bem escrito, mas também bem editado, tendo passado por várias revisões antes de chegar à versão final. Se você se preocupa em aumentar a qualidade dos seus textos, precisa aprender a editá-los! Por isso, reunimos um passo a passo de edição que vai ajudá-lo a aperfeiçoar suas produções. Confira!
Passo 1 – Deixe o conteúdo de molho
Depois de terminar de escrever, deixe o conteúdo parado de um dia para o outro. Às vezes, por estarmos tão dentro do texto não conseguimos dar um zoom out e perceber alguns detalhes que poderiam ser melhorados. Essa familiaridade que desenvolvemos durante a produção de um conteúdo é um dos principais motivos de deixarmos passar alguns problemas. Portanto, espere um dia ou pelo menos algumas horas e só então edite. Você vai ver que vai ficar mais fácil deixar o texto mais claro e sucinto.
Passo 2 – Elimine os excessos
Se você seguiu o passo 1 e deixou seu conteúdo de molho por algum tempo, é provável que o próximo passo ocorra de forma natural. Ao reler o conteúdo, você verá que algumas palavras podem ser removidas, que algumas frases estão repetitivas ou que alguma informação, ainda que interessante, não se encaixa na proposta do texto. Cortar os excessos é inevitável.
Pode ser que de início este passo seja um pouco “doloroso”, já que você investiu tanto tempo e esforço na produção do conteúdo. Mas não se apegue! Remova o que não é essencial para deixar o conteúdo direto, objetivo e focado na proposta.
Passo 3 – Refine o conteúdo
Ao remover os excessos, o que sobra é a essência do conteúdo. Mas é preciso polir cada parte dele para que as frases se conectem, os parágrafos se relacionem e as ideias estejam condizentes umas com as outras. Isso pode ser feito de várias formas. Veja algumas possibilidades:
- Simplifique a linguagem: ser simples é diferente de ser simplista. Uma linguagem simples é direta, fácil de compreender e aumenta a capacidade de comunicação com o leitor. Já a linguagem simplista é preguiçosa, exageradamente simples, superficial. Sempre escreva de forma natural e simples, sem tentar “embelezar” o texto com palavras pouco cotidianas ou utilizando inversões de orações e frases muito complexas.
- Ponha as frases na ordem direta: na maioria dos casos, o texto vai ficar mais compreensível se as frases estiverem na ordem direta (sujeito + verbo + complemento). Deixe a ordem indireta para a literatura ou para poucos casos em que a legibilidade não é prejudicada.
- Diminua o tamanho das frases: se você consegue remover palavras sem perder conteúdo, seu texto ficar mais conciso e assertivo. Por exemplo:
> Existem alguns redatores que parecem ter interesse em conhecer Marketing de Conteúdo.
> Alguns redatores se interessam por Marketing de Conteúdo.
- Acabe com as redundâncias: algumas palavras – ou até mesmo frases inteiras – enfraquecem seu texto quando repetem a mesma ideia duas vezes. Por exemplo:
> Criar novos empregos está nos planos futuros da empresa.
- Utilize verbos fortes: isso não significa trocar todos os verbos do seu texto por outros mais impactantes. Às vezes, evitar os verbos mais comumente utilizados como “ir”, “ser”, tentar” e “poder”, tanto na forma direta quanto na forma composta, já basta. Por exemplo:
> A decisão de investir foi feita pelo gerente.
> O gerente decidiu investir.
- Escolha adjetivos impactantes: adjetivos fracos podem deixar seu texto monótono. Prefira adjetivos impactantes e incomuns que deixam qualquer conteúdo mais atraente.
Passo 4 – Revise a gramática e a ortografia
Agora que o texto está chegando perto da versão final, revise com cuidado a gramática e a ortografia. Faça uma leitura mecânica e analítica de cada frase do texto e corrija erros de digitação, de concordância, de pontuação e de acentuação.
Passo 5 – Otimize a leitura
Otimizar o conteúdo em termos de SEO é importante. Mas garantir ao leitor uma boa experiência de leitura também. Não meça esforços para deixar o texto visualmente atraente e a leitura agradável. Estas são algumas formas simples de fazer isso:
- Insira bullet points nas listagens
- Utilize subtítulos para separar as ideias
- Escolha imagens envolventes
- Destaque palavras-chave com negrito
- Evite parágrafos com mais de 5 linhas
Passo 6 – Leia o conteúdo em voz alta
Quando lido em voz alta, o conteúdo precisa soar natural, ter ritmo e transmitir a voz e o estilo do autor. Este passo também é importante para verificar se a leitura flui com facilidade e para mostrar se é necessário reescrever algum trecho. O conteúdo vai estar pronto para seguir para a próxima etapa quando você ler ele por inteiro em voz alta e não sentir vontade de fazer nenhuma alteração.
E pronto! Não é tão difícil, certo? Qualquer pessoa interessada consegue escrever conteúdos arrasadores, mesmo não sendo um redator profissional. Para isso, basta ter paciência e vontade de transformar aquele primeiro rascunho do texto em um artigo de sucesso.
Gostou das dica? Tem alguma outra dica de edição para compartilhar com a gente? Então deixe um comentário!
Arrasou Luisa!