A Contentools agora é GrowthHackers Workflow.
Veja mais: https://growthhackers.com/workflow

Growth Hackers
livros sobre produtividade

Existem milhares de livros sobre produtividade disponíveis. O assunto é complexo, bastante popular e bem polêmico. Afinal, todo mundo quer ser mais produtivo, eficiente, organizado e entregar trabalhos com maior qualidade, não é mesmo?

Se você tem problemas de produtividade ou é apenas mais um apaixonado pelo assunto, o post de hoje foi escrito especialmente para você! Listamos 5 livros sobre produtividade que são leituras obrigatórias para aprofundar seus conhecimentos. Confira:

1) O Poder do Hábito – Charles Duhigg

O primeiro da nossa lista de livros sobre produtividade foi escrito por Charles Duhigg, repórter do jornal The New York Times e pesquisador dedicado aos hábitos humanos há mais de 20 anos.

A teoria de Duhigg parte do princípio de que os hábitos podem ser transformados, e que essas mudanças podem gerar resultados incríveis na vida das pessoas.

Para ele, a melhor forma de entender o que está errado na sua vida é buscar compreender os seus próprios hábitos. Aí estaria a grande sacada para aumentar sua produtividade: atacar os hábitos nocivos, que interferem na sua concentração e no gerenciamento do seu tempo, e desenvolver hábitos saudáveis — os quais ele denomina “hábitos mestres”.

O Poder do Hábito” é uma ótima leitura para quem precisa determinar onde está pecando na produtividade. Com ele, você vai conseguir identificar os hábitos que precisa transformar e entender como eles funcionam na sua vida, para então decidir transformá-los em aliados!

2) Tríade do Tempo – Christian Barbosa

Christian Barbosa é um dos especialistas em produtividade, gestão de tempo e alta performance mais conhecidos do Brasil. Com um currículo como esse, ele não poderia estar de fora da nossa lista!

Em seu livro “Tríade do Tempo”, Christian demonstra seu método de organização pessoal, baseado na divisão do tempo em três esferas: importante, urgente e circunstancial. A partir dessa divisão, ele condena a classificação de atividades como urgentes e importantes ao mesmo tempo, e assim te ensina a equilibrar as três esferas.

Com isso, você administra melhor seu tempo e consegue se dedicar mais às atividades que realmente são mais importantes em cada momento. Saber administrar o tempo é uma lição muito valiosa para melhorar sua produtividade, e o método de Barbosa já conta com milhares de adeptos.

Com foco em conceitos como objetividade e simplicidade, este é um dos livros sobre produtividade mais interessantes dessa lista, justamente pela quantidade de testes e pesquisas por trás da metodologia, que confirmam que ela realmente funciona!

3) Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferris

Timothy Ferris tem o currículo mais maluco de todos os autores na nossa lista. No início do livro, ele conta um pouco da sua trajetória de erros e acertos, que inclui abandonar a Universidade de Princeton, morar no Japão e ser o primeiro americano a conquistar um recorde mundial em um campeonato de tango.

Ao longo de “Trabalhe 4 horas por semana“, Ferris nos mostra em 4 passos como alcançar esse sonho de trabalhar pouco, em algo que nos dê prazer e nos traga compensação. E ainda ter tempo de usufruir do dinheiro que ganhamos, coisa rara hoje em dia.

Alguns dizem até que tempo vale muito mais do que dinheiro, e não podemos deixar de concordar. Gerir seu tempo da forma correta é o que garante bons resultados, e o dinheiro é apenas consequência desse bom trabalho. E Tim Ferris pode te ajudar a enxergar o trabalho de uma forma diferente do que estamos acostumados, e até a melhorar sua relação com ele.

4) The Pomodoro Technique – Francesco Cirillo

A Técnica Pomodoro é super interessante! O nome vem da inspiração do autor italiano, que desenvolveu a metodologia usando um cronômetro culinário em forma de tomate. Pomodoro significa tomate, em italiano.

Criada no final dos anos 80, a técnica consiste em trabalhar com foco total por períodos curtos de tempo, inserindo intervalos entre eles. Cada bloco de trabalho deve durar 25 minutos, cronometrados, e é preciso manter um registro escrito das vezes em que o cronômetro parar.

Cada período de 25 minutos é chamado de um pomodoro. Mantendo o registro, você consegue controlar quantos pomodoros você levou para finalizar uma tarefa, e os intervalos terão durações proporcionais ao número de pomodoros que você marcou.

Como você pode ver, os livros sobre produtividade constantemente tratam da gestão de tempo, e a busca por melhorar essa habilidade deve ser contínua!

5) SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

O método SCRUM é muito utilizado em empresas de tecnologia e desenvolvimento de software, como Microsoft, Spotify e a própria Contentools. No livro, o autor Jeff Sutherland desenvolve um método de agilizar os processos de produção e avaliação da equipe, com foco na otimização da produtividade.

Conhecido como um Método Ágil, o SCRUM consiste em dividir um projeto grande em pequenos ciclos de execução, que duram cerca de uma ou duas semanas. Com reuniões diárias, os encarregados de cada tarefa discutem o que já foi feito, quais são as atividades do dia e se há algum impedimento para a realização delas.

O que não foi feito, por qualquer motivo que seja, ficará listado para ser resolvido depois. Assim, o método SCRUM lida com as tarefas de forma contínua, evitando a perda de várias horas remoendo a mesma dificuldade.

A produtividade é favorecida pela metodologia, e os entraves serão solucionados em um momento mais adequado, sem interferir no fluxo de trabalho.

Conhecer o SCRUM é importante não apenas para os profissionais de tecnologia e programação, usuários principais do método. Mas sim qualquer profissional pode se beneficiar da filosofia SCRUM, basta adaptá-lo à sua rotina de trabalho.

Cada um desses livros sobre produtividade carrega dicas e metodologias verdadeiramente revolucionárias. Não importa qual deles você escolha ler, desde que você consiga visualizar que produtividade e tempo estão intrinsecamente ligados.

Melhorar sua relação com ambos é importante não apenas para a sua vida profissional, mas também (e especialmente) para lidar com os problemas e as tarefas da vida cotidiana, responsáveis pelas nossas maiores perdas de tempo!

Gostou das nossas dicas? Comente caso tenha alguns livros para remondar também, vamos adorar saber!

Previous ArticleNext Article

This post has 2 Comments

2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.