Assim como qualquer outro, o texto web também precisa seguir uma estrutura. Contudo, em meio a tantas regras, como saber quais são aquelas que se aplicam ao blog post, por exemplo? Como identificar uma boa estrutura de texto a ser seguida? Estas são algumas das questões frequentes entre redatores. Por este motivo, decidimos dar algumas dicas de como criar a estrutura do post perfeito, mostrando para você que não existe muito mistério e é possível aprendê-las rapidamente. Vamos lá?

1 – Qual história você quer contar?

Ao iniciar a criação de um texto, todos nós temos o mesmo objetivo: contar uma estória. Segundo James McSill (2013, p.18), um dos consultores literários mais bem sucedidos do mundo, uma história se resume a seguinte frase: “Alguém quer contar alguma coisa e precisa superar obstáculos para conseguir”. Sendo assim, uma história possui os seguintes elementos: alguém, alguma coisa e obstáculos.

Ao criar um post para blog, a ideia não é diferente. O alguém é para quem você está contando a história, neste caso, o público-alvo do cliente. Alguma coisa refere-se ao produto ou serviço que você está oferecendo (implicitamente, é claro) e os obstáculos são as problemáticas que o cliente enfrenta. E para isso, você oferecerá uma solução.

Com esses três elementos em mente você já consegue ter uma boa visão de como será a estrutura do seu texto. Isso porque antes de iniciar a escrita, é preciso haver um planejamento do que será redigido. Em outras palavras, a pergunta deste subtítulo: qual a história você quer contar?

2 – Um bom título

Outro ponto fundamental na hora da estruturação de um post perfeito refere-se ao início de tudo, ou seja, o título. Blog posts atraentes são aqueles que possuem um título chamariz, que atrai olhares curiosos e desperta o interesse do leitor. Para você entender melhor: algumas boas ideias são títulos com dicas, os que trazem um passo a passo ou até mesmo os com perguntas instigantes.

O título é a primeira interação que o leitor terá com o texto, por isso sua grande importância. Portanto, pense bem!

3 – Texto criativo e interativo

É importante destacar que de nada adianta ter um bom título se o restante do conteúdo não é interessante. Por este motivo, o seu texto precisa ser criativo. Mas o que queremos dizer com essa “criatividade”?

Além do óbvio, é claro, ser criativo implica em buscar informações em diversas fontes, acrescentar dados estatísticos, numéricos ou históricos, trazer comparações, exemplos e informações que vão além do senso comum. Não faça textos rasos, aprofunde!

Entretanto, não aprofunde tanto que o texto que torne enfadonho. Alterne informações importantes (e escritas) com imagens e vídeos, abuse da interação! Faça com que o seu leitor precise não só ler, mas também tomar atitudes ao longo do texto.

Otimização do texto: a parte “simples”

Uma questão que muitos redatores esquecem na hora de escrever um texto é a otimização do mesmo para web. É claro que existem diversas regras e se você desejar se aprofundar, existem muitas coisas para aprender sobre SEO e otimização. Contudo, vamos nos focar na parte “simples”. O que é importante para a estrutura de um blog post perfeito? Basicamente, temos três pontos:

Subtítulos

Para que a leitura não se torne cansativa, é interessante inserir subtítulos ao longo do texto. Nem demais, nem de menos. Fique atento! Além disso, assim como os títulos, os subtítulos precisam ser atraentes e despertar o interesse.

Estrutura tradicional de um texto

Uma boa estrutura possui introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante delinear uma linha de pensamento e segui-la até o fim. Assim, o texto fica coeso e coerente e o leitor não se perde ou se desinteressa no meio do caminho. Por isso, planeje o que você irá escrever em cada etapa do texto e vá com calma, não apresse o leitor!

Dê ritmo ao seu texto e perceba o momento de inserir cada dado e informação. Mas, não se preocupe: a prática leva à perfeição!

Call to action

Como sempre, a interação é a palavra-chave dos textos web. Por isso, ao final do seu blog post, lembre-se de fazer uma chamada ao leitor. Convide-o a compartilhar seu conteúdo, a comentar, a contar sua experiência! Instigue-o a tirar dúvidas ou a dar novas ideias de post. O importante é participar!

E você, gostou do nosso texto? As informações foram úteis para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Maria Eduarda - Redatora

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This post has 10 Comments

10
  1. Sim! Texto interativo, leve e, claro, com dicas sempre úteis! Para quem está começando, esse passo a passo é muito importante. Valeu a leitura! 😉

  2. Eu acredito que um grande desafio para os redatores seja o que a Maria Eduarda citou no primeiro ponto. Entender e abstrair as necessidades do cliente. Isso fornecerá as dicas sobre o que o texto precisará fazer junto aos possíveis clientes.

  3. o seu texto é extremamente raso.
    fala muito do “o que”, mas não fala quase nada do “como”.
    além disto, não cita exemplos práticos ou fontes onde as pessoas possam se aprofundar.
    a única coisa interessante neste post é o título!

    1. Olá, Andre!

      Seus comentários foram pertinentes.
      Você gostaria de escrever em nosso blog? As portas estão abertas para qualquer pessoa que queira contribuir 😉

      Abraços!

      1. Oi, Karina!

        Eu trabalho com produção de conteúdo.

        Essa é uma maneira fantástica para atrair e manter os clientes, concorda?

        Gostaria de me candidatar a escrever no blog que você comentou. É a própria Contentools?

  4. Adorei! No meu caso, ainda não me adaptei a essa questão de contar histórias no texto, mas acho muito importante para criar uma conexão e chamar a atenção do leitor.
    Parabéns pelo trabalho!

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