Assim como qualquer outro, o texto web também precisa seguir uma estrutura. Contudo, em meio a tantas regras, como saber quais são aquelas que se aplicam ao blog post, por exemplo? Como identificar uma boa estrutura de texto a ser seguida? Estas são algumas das questões frequentes entre redatores. Por este motivo, decidimos dar algumas dicas de como criar a estrutura do post perfeito, mostrando para você que não existe muito mistério e é possível aprendê-las rapidamente. Vamos lá?
1 – Qual história você quer contar?
Ao iniciar a criação de um texto, todos nós temos o mesmo objetivo: contar uma estória. Segundo James McSill (2013, p.18), um dos consultores literários mais bem sucedidos do mundo, uma história se resume a seguinte frase: “Alguém quer contar alguma coisa e precisa superar obstáculos para conseguir”. Sendo assim, uma história possui os seguintes elementos: alguém, alguma coisa e obstáculos.
Ao criar um post para blog, a ideia não é diferente. O alguém é para quem você está contando a história, neste caso, o público-alvo do cliente. Alguma coisa refere-se ao produto ou serviço que você está oferecendo (implicitamente, é claro) e os obstáculos são as problemáticas que o cliente enfrenta. E para isso, você oferecerá uma solução.
Com esses três elementos em mente você já consegue ter uma boa visão de como será a estrutura do seu texto. Isso porque antes de iniciar a escrita, é preciso haver um planejamento do que será redigido. Em outras palavras, a pergunta deste subtítulo: qual a história você quer contar?
2 – Um bom título
Outro ponto fundamental na hora da estruturação de um post perfeito refere-se ao início de tudo, ou seja, o título. Blog posts atraentes são aqueles que possuem um título chamariz, que atrai olhares curiosos e desperta o interesse do leitor. Para você entender melhor: algumas boas ideias são títulos com dicas, os que trazem um passo a passo ou até mesmo os com perguntas instigantes.
O título é a primeira interação que o leitor terá com o texto, por isso sua grande importância. Portanto, pense bem!
3 – Texto criativo e interativo
É importante destacar que de nada adianta ter um bom título se o restante do conteúdo não é interessante. Por este motivo, o seu texto precisa ser criativo. Mas o que queremos dizer com essa “criatividade”?
Além do óbvio, é claro, ser criativo implica em buscar informações em diversas fontes, acrescentar dados estatísticos, numéricos ou históricos, trazer comparações, exemplos e informações que vão além do senso comum. Não faça textos rasos, aprofunde!
Entretanto, não aprofunde tanto que o texto que torne enfadonho. Alterne informações importantes (e escritas) com imagens e vídeos, abuse da interação! Faça com que o seu leitor precise não só ler, mas também tomar atitudes ao longo do texto.
Otimização do texto: a parte “simples”
Uma questão que muitos redatores esquecem na hora de escrever um texto é a otimização do mesmo para web. É claro que existem diversas regras e se você desejar se aprofundar, existem muitas coisas para aprender sobre SEO e otimização. Contudo, vamos nos focar na parte “simples”. O que é importante para a estrutura de um blog post perfeito? Basicamente, temos três pontos:
Subtítulos
Para que a leitura não se torne cansativa, é interessante inserir subtítulos ao longo do texto. Nem demais, nem de menos. Fique atento! Além disso, assim como os títulos, os subtítulos precisam ser atraentes e despertar o interesse.
Estrutura tradicional de um texto
Uma boa estrutura possui introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante delinear uma linha de pensamento e segui-la até o fim. Assim, o texto fica coeso e coerente e o leitor não se perde ou se desinteressa no meio do caminho. Por isso, planeje o que você irá escrever em cada etapa do texto e vá com calma, não apresse o leitor!
Dê ritmo ao seu texto e perceba o momento de inserir cada dado e informação. Mas, não se preocupe: a prática leva à perfeição!
Call to action
Como sempre, a interação é a palavra-chave dos textos web. Por isso, ao final do seu blog post, lembre-se de fazer uma chamada ao leitor. Convide-o a compartilhar seu conteúdo, a comentar, a contar sua experiência! Instigue-o a tirar dúvidas ou a dar novas ideias de post. O importante é participar!
E você, gostou do nosso texto? As informações foram úteis para você? Deixe sua opinião nos comentários!
Sim! Texto interativo, leve e, claro, com dicas sempre úteis! Para quem está começando, esse passo a passo é muito importante. Valeu a leitura! 😉
Eu acredito que um grande desafio para os redatores seja o que a Maria Eduarda citou no primeiro ponto. Entender e abstrair as necessidades do cliente. Isso fornecerá as dicas sobre o que o texto precisará fazer junto aos possíveis clientes.
Adoraria receber sempre dicas .. Gostei do conteúdo ..Obrigada
o seu texto é extremamente raso.
fala muito do “o que”, mas não fala quase nada do “como”.
além disto, não cita exemplos práticos ou fontes onde as pessoas possam se aprofundar.
a única coisa interessante neste post é o título!
Olá, Andre!
Seus comentários foram pertinentes.
Você gostaria de escrever em nosso blog? As portas estão abertas para qualquer pessoa que queira contribuir 😉
Abraços!
Oi, Karina!
Eu trabalho com produção de conteúdo.
Essa é uma maneira fantástica para atrair e manter os clientes, concorda?
Gostaria de me candidatar a escrever no blog que você comentou. É a própria Contentools?
Ótimo artigo! post memoravel mesmo. Um belo conteudo pois posts memoraveis são a alma de um blog. Parabéns
Muito obrigado, adorei o texto ótima dica.
Adorei! No meu caso, ainda não me adaptei a essa questão de contar histórias no texto, mas acho muito importante para criar uma conexão e chamar a atenção do leitor.
Parabéns pelo trabalho!
Bem didático.