Quem atua como redator freelancer sabe que nem sempre esse trabalho é fácil. Todos os dias surgem desafios que podem nos deixar de cabelo em pé e prejudicar o andamento do nosso trabalho. Porém, isso é comum na vida de qualquer profissional e não há motivo para perder a calma. O segredo é se prevenir e ter em mãos soluções que ajudem a superar quaisquer dificuldades. Com o objetivo de deixar você mais preparado para escrever para a web, trouxemos quatro das principais barreiras que podem surgir a qualquer momento na vida de um redator e algumas dicas de como derrubá-las. Confira!

#1 – Produtividade

Para um redator freelancer, o tempo pode ser um grande carrasco. Por isso, é importante aprender a gerir os dias e as horas de melhor forma possível. Para quem não vive apenas de escrever, a gestão do tempo pode ficar ainda mais difícil já que é preciso conciliar o trabalho de freelancer com outras tarefas. É por isso que você deve buscar artifícios para controlar o tempo e não se deixar controlar por ele.

Um dos aspectos essenciais no planejamento de artigos é a organização de tarefas. Jamais deixe de planejar com antecedência. Utilize anotações, lembretes, quadros, post-its, aplicativos, despertadores, enfim, algum método que funcione para ajudá-lo a se organizar e manter a produtividade. A produtividade é imprescindível para o cumprimento de prazos, afinal, os clientes não podem esperar.

#2 – Procrastinação

Já aconteceu de você ficar olhando aquela lista de artigos a serem redigidos sem a mínima disposição de começá-los? Muitas vezes falamos inconscientemente: “depois eu faço!”. Apesar ser algo que em algum momento acontece com todo mundo, é preciso ter cuidado para que a procrastinação não vire rotina. Como trabalhamos diretamente com a criatividade, é normal que em alguns momentos possamos travar. Mas quando isso estiver extrapolando a barreira do tolerável, é preciso analisar o que está causando esse comportamento e buscar formas de reverter o problema.

#3 – Gramática

Para alguns profissionais de texto, a gramática ainda causa problemas. Mesmo para quem tira de letra todos os sistemas gramaticais da língua portuguesa, é provável que em algum momento da vida um deslize ocorra. Afinal, nossa língua é complexa e cheia de regras, o que faz com que fique mais fácil se confundir. Entretanto, é possível amenizar essas escorregadas e garantir textos claros e comunicativos.

Para evitar que seus textos percam qualidade por causa de erros gramaticais, procure sempre revisá-los com cuidado antes de clicar em enviar. Também é importante esclarecer possíveis dúvidas que surgem durante a produção. Além disso, vale lembrar que nunca saberemos tudo sobre uma língua, porém, podemos sempre aprender mais para nos tornarmos cada vez melhores. Por isso, é importante arranjar tempo para estudar. Tente identificar os pontos em que você tem mais dificuldade e se dedique a fortalecê-los. Afinal, ninguém quer ter seu filme queimado e nem dificultar a vida dos revisores, certo?

#4 – Valor de trabalhos

A quarta e última barreira é um assunto um tanto delicado, mas do qual não podemos fugir. Apesar de existirem empresas bacanas que são justas com o pagamento de redatores freelancers, há algumas que desvalorizam a profissão de redator por oferecerem valores muito abaixo do aceitável. Isso dificulta a vida de quem tanto se esforça para conquistar um espaço no mercado. Derrube essa barreira não aceitando trabalhos demasiadamente baratos e tendo consciência do seu valor como profissional.

Caso você esteja começando e não saiba o quanto cobrar, converse com redatores mais experientes e peça dicas de como estabelecer valores. Não aceite qualquer merreca por um trabalho a que você se dedica tanto. Este é um conselho de amigo: estabeleça o valor que cobrará com base em alguns fatores como experiência, área de atuação, referências, qualidade dos artigos, conhecimento (SEO, Marketing, etc.), portfólio, entre outros aspectos.

E aí, alguma consideração? Tem outra barreira que você costuma enfrentar? Interaja nos comentários!

paulo-maccedo

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.