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Growth Hackers

Produzir conteúdo para efetivar uma estratégia de marketing digital tem se mostrado um grande desafio para as empresas. Para produzi-lo, é necessário ter à disposição pessoas com conhecimento nos temas que se pretende abordar, além de experiência com otimização para buscas, para garantir que o público-alvo encontrará o conteúdo em ferramentas como o Google, por exemplo. Mas há um ingrediente extra que muita gente deixa de lado: o tempo.

Conteúdo original e bem feito pode trazer ótimo retorno, destacando a empresa em seu meio e atraindo novos fãs ao mostrar o quanto ela entende do assunto e sabe o que o cliente quer. Portanto, decidir investir na produção de conteúdo exige análise da situação em que o empreendimento se encontra e se há condições de se assumir os riscos envolvidos. Entre esses riscos está a pressa no desenvolvimento para suprir uma demanda ou apenas cumprir prazos muito curtos.

Quanto tempo demora para produzir conteúdo?

Uma pesquisa da TechValidate descobriu quanto tempo as empresas gastavam com marketing de conteúdo. O resultado foi o seguinte: 42% dos entrevistados disseram que se leva de duas a cinco semanas para criar cada parte de uma peça (como post ou ebook), enquanto 13% disseram levar dez semanas ou mais para finalizar.

Por que demora tanto?

Um dos maiores motivos dessa demora é o fato de se precisar de muito tempo para aprovação do conteúdo, em geral vinda de muitas partes. O curto tempo disponível para investir em um projeto também aparece como dificuldade. As pessoas estão muito ocupadas com os outros trabalhos de seus clientes para produzir conteúdo.

Entre os conteúdos mais demorados para ficarem prontos estão documentos técnicos, estudos de caso, vídeos de produtos e vídeos de clientes. Artigos e e-books enquadram-se nos conteúdos mais rápidos de serem produzidos, porém estão entre os mais difíceis de se atingir uma qualidade aceitável.

Como ganhar tempo na produção de conteúdo

Se você pretende começar a investir o tempo da sua equipe na criação de conteúdo, em primeiro lugar alinhe os objetivos do marketing digital aos objetivos de negócio.

Quais as metas a serem atingidas? Vocês priorizam atrair novos clientes ou manter os clientes atuais? Quantos clientes, quanto tempo e qual a permanência ideal? E mais: saibam como irão mensurar esse objetivo – que métricas irão acompanhar para descobrir se chegaram lá.

Deixe claro a sua equipe seu foco e metas e o prazo bem definido. Busque tornar tudo uma experiência que traga um saldo positivo para todos os envolvidos, evitando tornar a tarefa enfadonha, mas sim incentivadora e, se possível, divertida.

Mas é claro que nem sempre é possível ter tanto tempo livre para investir em tantas etapas. Apesar da produção de conteúdo original ser algo muito relevante para um negócio, podem haver tarefas mais urgentes e que necessitem de pessoal disponível.

Que tal terceirizar?

Por isso, muitas empresas estão considerando a terceirização da produção de conteúdo. É um investimento de baixo custo que pode trazer resultados imediatos. Há negócios especializados em produzir conteúdo que contam com grande quantidade de pessoas envolvidas, capacitadas e experts em cada tema. Dessa forma, a plataforma de criação se encarrega da contratação, criação, revisão, correção e apresentação do conteúdo, restando a você apenas a aprovação ou solicitação de correções.

Quanto tempo sua empresa está gastando com a produção de conteúdo? Comente abaixo e vamos comparar!

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