Se você possui uma startup em andamento ou começou a pensar em montar uma agora, deve estar se perguntando qual o momento ideal para começar a estratégia de marketing e conteúdo, não é mesmo? A verdade é que o momento ideal para iniciar o marketing de conteúdo é antes mesmo de colocar o seu produto no ar – o que não significa que não possa ser iniciado posteriormente. No post de hoje, vamos elencar alguns motivos para você iniciar sua estratégia de conteúdo o mais rápido possível. Mas, antes, vamos entender um pouco sobre esse conceito e sua importância. Vamos lá?

O conceito de marketing de conteúdo

Em linhas gerais, o conceito de marketing de conteúdo remete à uma estratégia de geração e disseminação de conteúdo útil e relevante para um determinado público-alvo. Essa estratégia tem o objetivo de atrair, reter e encantar os clientes através da criação de um relacionamento solidificado, que transmita confiança e credibilidade ao leitor. Podemos dizer que a estratégia se baseia em uma troca, já que ambos recebem algo: você mantém o seu blog atualizado, suas redes sociais ativas e fornece materiais ricos com soluções para as dores e necessidades do seu cliente e, em troca, ele irá comprar sua solução. Mas essa é uma simplificação do processo, é claro. A estratégia de conteúdo deve ser elaborada com calma e precisão e merece ser estudada mais profundamente. Para isso, sugerimos a leitura deste texto.

Qual a importância do marketing de conteúdo para startups

A verdade é que não só as startups, mas qualquer empresa que deseja tornar-se conhecida no mercado e não tem budget suficiente para investir milhões de reais em publicidade para conseguir captar novos clientes, vê no marketing de conteúdo uma boa saída. Isso porque essa estratégia tem um baixo custo de aquisição, além de auxiliar – e muito – na educação do mercado, no aumento da visibilidade e na possibilidade de tornar-se autoridade do segmento em que atua e ganhar credibilidade em grande escala.

Sabemos, contudo, que o marketing de conteúdo só funciona com assertividade quando você possui a buyer persona – ou seja, o cliente ideal, a pessoa certa – e uma mensagem a ser propagada – ou seja, uma mensagem assertiva que desperte o interesse dos prospects e leads afim de conseguir uma oportunidade de venda. Portanto, é fundamental compreender não só o comportamento dos seus potenciais clientes, como a sua jornada de compra e preparar o conteúdo certo para cada estágio do funil de vendas.

O marketing de conteúdo entende que o público, a partir da disseminação de conteúdos, irá se acostumar com a sua oferta e procurar as soluções apresentadas pela sua startup, muito antes de conhecer definitivamente o seu produto, pois essa estratégia tem como objetivo a geração e captação de leads e, posteriormente, a nutrição de leads e retenção dos clientes.

Neste texto, você encontra mais sobre a importância do marketing de conteúdo para startups.

Quais as vantagens do marketing de conteúdo para as startups

A primeira vantagem, que já mencionamos no tópico anterior, é o custo benefício do marketing de conteúdo e o baixo investimento necessário em comparação às mídias tradicionais. Sabemos que as startups começam com pouco capital disponível e raramente possuem muito dinheiro para investir em marketing. Por isso, a estratégia de marketing de conteúdo se torna uma ótima opção.

A criação de conteúdo assertivo, útil e aprofundado através de um blog não requer muito dinheiro, mas é importante destacar que paciência, dedicação e estudo são essenciais para o sucesso, além de serem materiais que estarão disponíveis para sempre, gerando leads constantemente. Ao contrário de uma campanha paga, que acaba no momento em que o budget é atingido.

A segunda vantagem do marketing de conteúdo para startups está na possibilidade de educar o mercado, fazendo com que seus possíveis clientes entendam sua solução e os benefícios que ela trará para o dia a dia deles. Isso porque, por serem empresas inovadoras com alto grau de tecnologia envolvido, na maioria das vezes, inserem-se em um novo mercado em que ninguém entende ainda muito bem o valor da solução apresentada. O marketing de conteúdo auxilia a educar esse mercado através de conteúdos relevantes e materiais ricos, antes de partir para a oportunidade de negócio.

A terceira vantagem que podemos citar é a questão de autoridade e credibilidade. Startups, por serem novas no mercado, precisam provar não só o valor da sua solução, como conquistar a confiança do público, o que também é um grande desafio. O marketing de conteúdo é ideal para esse desafio, pois possibilita a construção de um relacionamento com os potenciais clientes através das mídias e do conteúdo gerado, possibilitando que a startup se posicione como autoridade no mercado, estabelecendo a confiança necessária para gerar oportunidades de negócio.

Quando utilizar a estratégia de marketing de conteúdo para startups?

No início do post afirmamos que a resposta para essa pergunta é sempre. Contudo, sabemos que ela é um tanto ampla e podemos citar alguns momentos em que seria adequado – e bastante necessário – investir em marketing de conteúdo. Principalmente se você ainda não começou.

  • Encaixe entre produto e mercado: inicie a estratégia de conteúdo assim que o modelo de negócio for definido. O motivo? Se a sua intenção é educar o cliente e garantir sua presença na formação das pessoas que consomem o conteúdo, sua audiência precisa ser segmentada, e isso só é possível quando o produto da startup é definido. Entretanto, conforme afirmamos no início, o ideal é que você inicie sua estratégia muito antes do produto ser definido, porque há outras ações de sensibilização e conscientização que podem ser colocadas em práticas antes de partir para a educação do mercado.
  • Geração de demanda antes do lançamento: inicie uma estratégia quando uma nova solução surgir. Você pode já ter um produto rodando, mas se decidir lançar outro, é necessário criar toda uma estratégia de conteúdo novamente, pois as personas e as necessidades muito provavelmente serão diferentes. Nesse caso, você precisa se preparar para fornecer conteúdo para o público consumir, explicando sua solução, fornecendo dicas relacionadas, etc. Assim, quando o produto realmente for lançado, sua audiência já estará preparada.
  • Educação e capacitação do público: por fim, se você quer educar os seus potenciais clientes, o momento ideal é… o quanto antes. Sempre haverá dúvidas a serem sanadas e demandas a serem ouvidas, de maneira que você pode transformar essas dúvidas e demandas em conteúdo, trazendo soluções para os seus clientes, encantando-os e então gerando leads e oportunidades de negócios.

3 motivos para iniciar sua estratégia de marketing de conteúdo agora mesmo

Já explicamos o conceito, a importância e as vantagens de iniciar sua estratégia de conteúdo. Entretanto, vamos elencar 3 motivos para iniciar sua estratégia de marketing de conteúdo agora mesmo, por mais que sua ideia possa não ter saído do papel ainda ou o seu produto ainda esteja em fase de desenvolvimento.

1. Proximidade com o público-alvo

O primeiro motivo diz respeito à proximidade que uma estratégia de conteúdo colocada em prática gera com o seu público-alvo. Quando o seu conteúdo tem um enfoque totalmente educativo/informativo, isso gera uma proximidade maior com a audiência, pois eles sentem que estão sendo ajudados e beneficiados. Além disso, por mais que você não associe nenhum dos seus produto a suas calls-to-action ainda, isso auxilia na validação de muitas hipóteses que sua startup tem em mente, mas ainda não foram validadas no mercado. Quer um exemplo?

Suponha que a sua startup irá lançar um software online que auxilia as empresas a fazerem compras. Até então, tudo que a sua startup possui são apostas e pouca validação. Sendo assim, os conteúdos podem ser criados para públicos diferentes: grandes empresas, médias empresas ou governo. Neste cenário, os acessos, visitas, comentários e compartilhamentos podem servir como um termômetro que irá lhe indicar em qual mercado você deve focar, pois está tendo mais retorno (e possivelmente precisa mais da sua solução).

2. Validação da mensagem

Além de validar o seu público-alvo, como citamos anteriormente, o conteúdo pode auxiliar a identificar sua proposta de valor (value proposition). A maneira como você apresenta sua empresa, o famoso elevator pitch ou o seu slogan, irá influenciar a forma como as pessoas veem a mensagem da sua empresa. E você perceberá se está passando uma mensagem simples, clara e fácil de entender, ou se ainda precisa fazer ajustes em sua proposta de valor.

3. Criação de uma comunidade

Uma das fases mais difíceis na vida de uma startup é atingir o seu público-alvo sem um investimento alto (TV, rádio, Google Ads, Face Ads, etc.). Muito se fala que uma das coisas mais valiosas de empresas já consolidadas é o seu poder de alcance, ou a sua base de leads ou… sua comunidade!

As empresas também formam comunidades, grupos de colaboração em seus respectivos ecossistemas. A referência à região Vale do Silício, na Califórnia, fica evidente nos apelidos dados aos polos tecnológicos em Belo Horizonte, chamado de São Pedro Valley, e Florianópolis, chamada de Ilha do Silício.

Ao criar um blog e começar a postar conteúdos antes mesmo de oferecer uma solução, você está se aproximando de pessoas que estão interessadas no seu mercado e nas dores que você descreve. Essa audiência provavelmente sente os problemas que você ensina a resolver e essa é a forma mais pura e eficaz de se aproximar do seu público-alvo.

Depois de ajudá-los a identificar, entender e compreender como solucionar os desafios que elas enfrentam, você pode também OFERECER uma maneira mais fácil de resolver tudo isso, demonstrando sua solução.

Como você pode perceber, o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta poderosíssima para as startups, pois através dele você consegue transmitir sua proposta de valor, validar o mercado e o público-alvo e consegue educar o seu mercado com um baixo custo em relação à mídia tradicional, conseguindo maior visibilidade, autoridade e credibilidade, o que é essencial para se posicionar de maneira efetiva no mercado.

Convencido sobre a importância do Marketing de Conteúdo? Comece hoje mesmo sua estratégia, converse com um de nossos especialistas! Nossa base de profissionais pode auxiliar a sua jornada!

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