social media

O mercado de trabalho está mudando muito, portanto, é essencial estar atento para perceber rapidamente quais são as principais mudanças surgidas e se adaptar rapidamente a elas. Novas profissões e funções estão surgindo em substituição a outras que estão deixando de existir, e também por causa de novas realidades que dominam o mercado de trabalho atual.

Um bom exemplo para ilustrar o surgimento de novas profissões e novas funções no mercado de trabalho atual é o social media.

O que é social media?

A mídia social é o coletivo dos canais de comunicação on-line dedicados a insumos, interações, compartilhamento de conteúdo e colaboração baseados na comunidade.

Ela é considerada um dos canais mais importantes para que as empresas consigam ter alto índice de percepção da marca com autoridade no mercado e ter sucesso com os seus clientes.

Aqui estão alguns tipos de social media:

– O Facebook é um popular site de redes sociais gratuito que permite aos usuários registrados criar perfis, fazer upload de fotos e vídeos, enviar mensagens e manter contato com amigos, familiares e colegas.

– O Twitter é um serviço de microblogging gratuito que permite que membros registrados transmitem mensagens curtas chamadas tweets. Os membros do Twitter podem transmitir tweets e seguir os tweets de outros usuários usando várias plataformas e dispositivos.

– O Google+ (pronunciado Google plus) é o projeto de redes sociais do Google, projetado para replicar a maneira como as pessoas interagem mais offline do que é o caso em outros serviços de redes sociais.

– A Wikipédia é uma enciclopédia on-line de conteúdo aberto gratuita criada através do esforço colaborativo de uma comunidade de usuários conhecida como Wikipedians. Qualquer pessoa registrada no site pode criar um artigo para publicação; O registro não é necessário para editar artigos. A Wikipedia foi fundada em janeiro de 2001.

– O LinkedIn é um site de redes sociais projetado especificamente para a comunidade empresarial. O objetivo do site é permitir que membros registrados estabeleçam e documentem redes de pessoas que conhecem e confiram profissionalmente.

– O Reddit é um site e fórum de notícias sociais onde as histórias são organizadas e promovidas por membros do site. O site é composto por centenas de subcomunidades, conhecidas como “subreddits”. Cada subreddit tem um tópico específico, como tecnologia, política ou música. Os membros do site Reddit, também conhecidos como “redditors”, enviam conteúdo que depois é votado por outros membros. O objetivo é enviar histórias bem consideradas para o topo da página de discussão principal do site.

– O Pinterest é um site de criação social para compartilhar e categorizar imagens encontradas on-line. Pinterest requer descrições breves, mas o foco principal do site é visual. Clicando em uma imagem irá levá-lo para a fonte original, por exemplo, se você clicar em uma foto de um par de sapatos, você pode ser levado para um site onde você pode comprá-los. Uma imagem de panquecas de mirtilo pode levá-lo à receita; Uma foto de uma casa de pássaros caprichosa pode levá-lo às instruções.

As mídias sociais estão se tornando parte integrante da vida on-line quando os sites e aplicativos sociais proliferam. Nos negócios, as mídias sociais são usadas para comercializar produtos, promover marcas, se conectar a clientes atuais e promover novos negócios.

O marketing de redes sociais aproveita as redes sociais para ajudar uma empresa a aumentar a exposição da marca e ampliar o alcance do cliente. O objetivo é geralmente criar conteúdo convincente o suficiente para que os usuários o compartilhem com suas redes sociais.

Como construir mídia social em seus processos de marketing de conteúdo?

Por um tempo, as mídias sociais e marketing de conteúdo podem ter parecido iguais, mas são bastante diferentes. Embora possa haver um pouco de coincidência, a maneira mais fácil de pensar sobre seu relacionamento é que o conteúdo é necessário para dirigir as mídias sociais, enquanto as mídias sociais são mais essenciais durante dois principais processos de marketing de conteúdo:

– Ouvindo seu público para entender o que importa para ele, para que você possa criar conteúdo que eles considerem atraentes e relevantes, isso vai ajudar ter mais resultados.

– Distribuindo conteúdo do seu negócio, o que é super importante porque há milhões de pessoas presentes de alguma forma nas redes sociais. Hoje o social média faz parte das vidas do seres humanos, o que também influencia na decisão de compra.

Em suma, você realmente não pode ter um sem o outro porque os dois são fundamentais para o sucesso na sua empresa e bons resultados.

Embora qualquer empresa possa (e deva) utilizar as redes sociais para expandir sua comunicação e ser “ouvida”, é importante configurar (ou construir) uma estrutura para que esse investimento tenha maior retorno. Alguns pontos importantes desse planejamento:

– Ter um blog ou site deve ser um componente chave da sua estratégia de marketing de conteúdo (bem como sua estratégia de mídia social), pois é aqui que você direcionaria seguidores para obter um relacionamento mais profundo em uma plataforma de mídia que você possui. Você precisa parar de construir seu conteúdo em terras alugadas.

– Recursos adequados para manter uma presença consistente: ter uma presença desatualizada em uma plataforma social parece muito pior do que não ter presença ali. Antes de se comprometer com uma plataforma, certifique-se de ter os recursos necessários para atualizar seu conteúdo.

– Um plano de conteúdo: você precisa entender porque você está se comunicando em uma determinada plataforma e com o que você irá entregar.

Como está sendo o processo na sua empresa? Qual mídia social vocês utilizam? Conte para nós nos comentários. E se preferir, fale com um de nossos consultores.


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