como otimizar seus conteúdos

Todos nós sabemos o quanto o SEO – Searching Engine Optimization – é importante para a otimização dos nossos sites nos motores de busca. Mas ao pensarmos nisso, podemos enumerar alguns motivos para tornar essa otimização mais fácil em se tratando de conteúdo, como:

  • Saber quais conteúdos têm melhor performance;
  • Melhorar a posição do seu conteúdo nos motores de busca;
  • Aproveitar seus conteúdos para compartilhamento em redes sociais;
  • Entender que personas e etapa do funil precisam de mais atenção;
  • Centralizar análises de conteúdos produzidos.

Como otimizar seus conteúdos

Com a Biblioteca do Marketing de Conteúdo, essas análises ficaram mais fáceis. Isso porque ela mostra todos os seus conteúdos produzidos (dentro da Contentools ou não) e as informações de desempenho desses conteúdos, como análises de performance, informações de otimização de cada conteúdo e análise do funil de produção em tempo real. Assim você poderá aumentar o desempenho desses conteúdos.

Em SEO temos uma análise completa dos elementos do post como descrição de imagens, meta tags, contagem de caracteres de descrições e títulos, tudo voltado ao melhor ranqueamento.

Se sua publicação atende a todos os pilares do inbound, você verá um .

Caso algum dos itens não esteja de acordo, você verá o botão . Isso significa que o conteúdo não está totalmente otimizado, o que poderá prejudicar de certa forma seu ranqueamento nas ferramentas de busca.

Ao clicar no botão Melhore, você poderá ver todos os detalhes que estão fora de padrão e saberá a importância de cada um:

Cada item possui um explicativo sobre como otimizar o seu conteúdo. Seguindo-os corretamente, sua chance de se posicionar melhor nos rankings de busca será muito maior.

Mas como saber em que posição no Google meu conteúdo está ranqueado?

É mais simples do que parece! Através das palavras-chave definidas na sua publicação conseguimos identificar qual a sua posição no Google (campo: Posição nas Buscas). E mais, também é possível ver quantas visualizações sua publicação teve, no mês atual ou no período pesquisado, assim como o total de visualizações desde que ela foi publicada (campo: Visualizações da Página).

Mas, claro, não precisamos parar por aqui. Como sua distribuição também acontece em redes sociais, nada melhor do que reunir todos os compartilhamentos feitos do seu blog post em suas redes sociais. Para isso, temos a coluna de Compartilhamentos, que funciona de acordo com as redes integradas na plataforma.

Ela também serve para que você possa compartilhar nas redes sociais aqueles posts que tiveram maior audiência. Ou então, você poderá investir em um post que talvez não esteja tão bem ranqueado. Para isso, basta um clique no botão Compartilhar, que um novo Social Post será criado, já linkando esse blog post.

Depois de vermos todas essas funcionalidades, não podemos esquecer algumas perguntas que assombram muitos produtores de conteúdo: estou seguindo a linha certa de produção para o meu blog? Estou atingindo os leitores que gostaria e deveria?

É preciso saber quais conteúdos produzir para cada etapa do funil e em que tipo de conteúdo você deve estar mais atento. Para lhe ajudar a resolver este problema, possibilitamos que você acompanhe como está o andamento da sua estratégia, em tempo real, através do funil de conteúdo.

A plataforma compila, em funis específicos para cada persona, a distribuição das peças de conteúdo para cada estágio do funil.

Sabendo como estão distribuídas as quantidades de conteúdo de descoberta, consideração e decisão, você poderá tomar decisões acertadas sobre qual direcionamento seguir com a sua estratégia. Você terá insights relativos à geração de tráfego, conversão de leads e geração de oportunidades, sabendo quando e como investir em cada momento da jornada de compra.

É uma forma de visualizar o seu mapa de conteúdo em ação e definir a proporção de conteúdo produzido para cada objetivo da sua estratégia: ranqueamento, geração de leads ou conversões de novos clientes.

Gostou da novidade? Ela já está disponível para usuários Contentools e possui duas versões: a básica e a premium. Para saber mais sobre a nossa Biblioteca do Marketing de Conteúdo e otimizar seu SEO, entre em contato com um de nossos consultores.

Até a próxima! 🙂

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