O ano de 2015 tem sido um período muito conturbado para toda a economia:  juros altos, disparada da inflação, demissões em massa e outras tantas situações aumentaram a desconfiança do brasileiro e o deixaram mais cauteloso principalmente quando se trata do consumo de produtos. Esta instabilidade econômica faz com que a preocupação do consumidor na hora de realizar uma compra aumente e, como consequência, consumir se torna um processo mais racional, já que se busca ser mais seletivo antes de tomar uma decisão.

Uma das medidas tomadas pelos e-commerces para não sofrer tanto com a crise é travar uma guerra de preços. No entanto, ainda que este plano funcione no curto prazo, ele é pouco eficiente quando se trata de um período de tempo mais longo. Afinal, existem diversos sites na internet que permitem o consumidor compare os valores dos produtos que procura até que encontre a melhor opção. E é por isso que o foco de uma loja online deve estar em todo o processo de compra, e não apenas em um dos fatores que envolvem essa jornada.

Conhecendo a jornada de compra do potencial consumidor você e seu time podem se aproximar do seu público-alvo de forma personalizada. Oferecendo materiais ricos, que inspirem confiança e não apenas estimulem a venda, fica claro para o consumidor o quanto a empresa domina o assunto com o qual lida e, assim, o convence de que é de fato sua melhor opção. Com isso em mente,  separei 3 dicas que podem ajudar a desenvolver uma comunicação mais transparente, oferecer a sensação de ”tratamento VIP” ao seu público, ajudar na gestão do seu e-commerce e ser muito mais assertivo em campanhas e lançamento de novos materiais.

1 – Cativar o cliente por meio do conteúdo

O preço mais baixo não é mais o único fator levado em consideração pelo consumidor ao escolher entre a empresa X ou Y. O público, agora com o poder em suas mãos e acesso ilimitado à informação, procura descobrir todas as possibilidades que um serviço ou produto oferecem. Além disso, conhecer o conceito e a cultura  por trás de uma marca e aprender por meio de informação livre disponibilizada por ela são questões que passaram a pesar na hora da decisão de compra.

Para cativar o consumidor de hoje, é essencial criar vínculos que inspirem a confiança e proporcionem uma experiência única. Ter um blog corporativo atualizado, compartilhar conteúdos ricos e informativos dia a dia, esclarecer dúvidas de forma eficiente e mostrar preocupação em solucionar dores e sintomas de problemas do público-alvo são exemplos de como participar ativamente do processo de compra. Tudo isso também funciona como forma de oferecer argumentos ao cliente para o momento da escolha.

Além disso, ganhar um bom posicionamento nos mecanismos de busca, tornar-se referência no seu segmento e fazer um investimento duradouro e de baixo custo são outros benefícios que reforçam o por que a sua empresa precisa ter um blog corporativo.

2 – Personalizar a comunicação com ebooks

Mais do que cativar o seu público oferecendo conteúdos ricos que façam parte da segmentação de nicho em que você atua, é primordial personalizar os interesses, as atividades e as necessidades que o consumidor demonstra. Para isso, ao invés de fazer campanhas de e-mail marketing ou sugerir um produto na home do seu site de forma aleatória, por que não analisar o tipo de produto ideal para o seu potencial cliente e oferecer materiais mais completos, com informação aprofundada?

Se você atua em um nicho de mercado voltado para corrida, sendo o tênis de corrida o grande propulsor de vendas, por que não oferecer um “Guia definitivo do meia-maratonista”, falando sobre os tênis mais apropriados, itens indispensáveis para a prática do esporte, importância da alimentação na preparação e afins? Aqueles que baixarem o material tem uma grande chance de serem esportistas assíduos e com base nisto, você pode disparar um e-mail marketing questionando de maneira amigável sobre o momento de preparação do atleta e oferecendo descontos para os produtos que fazem parte dessa etapa, como suplementos alimentares, camisetas e shorts apropriados para o treinamento, novos calçados e até mesmo relógios para o controle de tempo.

3 – Humanizar a compra online por meio de vídeos

Uma pesquisa realizada pela Marketing Sherpa aponta que cerca de 64% dos visitantes online preferem comprar um produto após assistir a um vídeo. Isso significa uma maior oportunidade para aumentar as taxas de conversão e gerar vendas, se mostrando como um dos formatos mais eficientes de conteúdo. Porém, muitos questionam sobre a dificuldade na criação desse tipo de conteúdo, principalmente sobre o investimento para prepará-lo, o que torna a relação  custo-benefício nem sempre tão vantajosa.

Porém, para os que ainda acreditam que a produção de vídeos expondo as funções, a usabilidade e o depoimento de pessoas sobre o produto seja de alto investimento, a Zappos, empresa adquirida pela Amazon por quase US$1 bilhão e uma gigante do comércio online de calçados, mostra que isso pode ser simples e eficiente.

A empresa desenvolveu uma série de vídeos curtos (máximo de 40 segundos), com os próprios funcionários e colaboradores falando sobre cada um dos produtos e dando depoimentos verdadeiros a respeito do uso. Segundo o EcommerceNews, o tráfego de vídeos da Zappos chegou a receber mais de 77 mil visitas/mês e mais de meio milhão de doláres de receita incremental com SEO e vídeo.  As páginas que apresentam os vídeos vendem cerca de 6% a 30% a mais do que as páginas de produtos que não contam com o vídeo em sua descrição.

Em pleno século XXI, uma boa câmera (do próprio celular), uma sala (não muito produzida) e os próprios funcionários compartilhando as experiências com os produtos oferecidos são suficientes para produzir um bom vídeo. Este tipo de conteúdo, além de potencializar as vendas, ajuda a  humanizar a experiência de compra do potencial cliente e criar um relacionamento próximo com ele, ainda que em um ambiente virtual.

Que outras estratégias você usa para personalizar seu contato com os consumidores de e-commerce? Compartilhe! Aproveite para aprofundar seus conhecimentos com nosso Ebook: Engaje seu cliente e tenha mais resultados:
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