No início do ano mostramos aqui um estudo da TNW com as tendências para a web em 2013. A primeira delas era que o conteúdo fixaria seu lugar central no planejamento de marketing digital das empresas. A premissa se confirmou e chega a hora de perguntar: e em 2014, como será o Marketing de Conteúdo?

Para responder essa questão, o Content Marketing Institute, empresa americana que reúne alguns dos precursores do Marketing de Conteúdo digital, realizou uma pesquisa com 1.200 profissionais da área nos Estados Unidos. Os principais resultados são:

  • 93% das empresas passarão a ter uma estratégia de Marketing de Conteúdo;
  • 58% pretendem aumentar o orçamento para produzir mais conteúdo em 2014;
  • 73% aumentaram a produção de conteúdo neste ano em comparação a 2012;
  • 90% creem que produzir conteúdo qualificado seja a forma mais eficaz de atrair potenciais consumidores.

Perguntados sobre em quais produtos concentram suas táticas, os profissionais das empresas B2B informaram que as mídias sociais, artigos no site, newsletters e blogs são os principais focos.

conteúdo 2014

Segmentação: a palavra da vez

Nove entre dez empresas americanas já usa conteúdo de forma estratégia, mas elas querem mais e melhores resultados. Para o ano que vem, a segmentação será a maior prioridade para os profissionais que trabalham na produção de conteúdo. As mídias sociais também serão fatores importantes para esse mercado, utilizada como um canal para distribuição igualmente segmentada.

Atingir o público alvo com mais assertividade, com temas apropriados para cada momento do ciclo de compra será uma das metas para o mercado. Com novos métodos para chegar de forma mais precisa a um público especifico, a tendência é o Marketing de Conteúdo valorizar mais a qualidade do lead do que propriamente a quantidade de consumidores atingidos.

Sugestão: Antes de produzir o conteúdo, defina de forma especifica o comportamento do público-alvo em cada etapa do processo de compra.

Principal desafio para 2014

Falta de tempo (69%), dificuldade em produzir conteúdo suficiente (55%) e produzir conteúdo que gera engajamento do público (47%) estão no topo da lista de desafios para gestores de conteúdo das empresas americanas. Para superar essas dificuldades, em especial o do engajamento, os profissionais planejam para o próximo ano ampliar a gama de produtos de conteúdo que oferecem, além de ampliar a integração das iniciativas de conteúdo e mensurar o resultado de forma mais acurada. Tudo para atingir o consumidor de uma maneira eficiente e direta.

E no Brasil?

Enquanto 9 em cada 10 empresas americanas já utiliza o marketing de conteúdo em busca de mais leads e oportunidades de negócio, no Brasil essa demanda ainda está em crescimento – e de forma intensa. Quando se fala em estratégia de conteúdo, a conversa entre empreendedores e profissionais da área nas grandes cidades dos Estados Unidos costuma levantar questões como: “de que forma eu otimizo meus resultados conteúdo?” ou “como eu posso promover melhor meu conteúdo a fim de ampliar o alcance ao meu público?”. São poucas as empresas brasileiras que enfrentam os mesmos problemas.

Por aqui o dilema de 2013 foi: “como eu começo a produzir conteúdo de qualidade, com foco em minhas estratégias de marketing digital?”. Muitas empresas treinaram suas equipes internamente para superar esse desafio e outras tantas buscaram parceiros estratégicos para a produção do melhor conteúdo. Em 2014, as empresas que ainda não começaram farão as mesmas perguntas e, as que aos poucos já sentem os resultados trazidos pelo trabalho bem feito, poderão pensar em ampliar o volume e o leque de produtos de conteúdo produzido, com dois objetivos principais: gerar mais leads e convertê-las em novos clientes.

Qual a sua previsão para o Marketing de Conteúdo em 2014? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

Esse conteúdo foi produzido por um redator profissional da base da Tex.do.

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