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Growth Hackers

Que o marketing de conteúdo é uma estratégia essencial para as empresas hoje em dia, isso já sabemos. O que muita gente não mede é o poder que o conteúdo estratégico tem em relação ao posicionamento da marca diante do mercado, ou seja, diante do público alvo e da concorrência. Mais do que gerar tráfego e garantir audiência, o marketing de conteúdo quando planejado e executado da forma correta, eleva o patamar da empresa em questão. Vamos entender o porquê!

Posicionamento e autoridade

No marketing, posicionamento é a técnica na qual se permite criar uma imagem ou identidade para um produto, marca ou empresa. É o espaço que uma marca ocupa na mente do consumidor em um determinado nicho. O posicionamento de um produto, por exemplo, é como os compradores potenciais o veem diante de seus competidores. Podemos afirmar também que o posicionamento é resultado de diversas estratégias.

No meio digital, através do marketing de conteúdo, o posicionamento se dá quando uma empresa consegue fazer com que seu público a considere muito relevante diante de sites concorrentes. Conseguir a preferência dos seguidores de um blog, por exemplo, é estar bem posicionado. Quer dizer que se sua audiência for maior que a de outro site que faz um trabalho similar, sua marca está bem posicionada no mercado.

Isso só é possível por meio da autoridade. Autoridade? Sim. Quando sua marca contribui unicamente com a vida do consumidor, gerando conteúdo que agregue valor, demonstrado especialidade e autoridade na área de atuação. Explicando mais claramente, se alguém que acompanha sua plataforma se deparar com ótimas dicas e conselhos que envolvem seu ramo de atuação, e considerar que aquilo é, de fato, importante, pondo em pratica, ótimo. Sua autoridade foi consolidada! Quanto maior o número de seguidores com o mesmo pensamento, melhor será seu ranking no posicionamento.

Como se posicionar

Deixamos claro que a autoridade é a melhor forma de conseguir uma boa posição na mente do consumidor. E se isso for alinhado aos diversos fatores de sua empresa, o resultado será ainda melhor. Mais especificamente, seu conteúdo precisará ter um diferencial. Isso se consegue por meio de domínio na área de atuação. As pessoas buscam por especialistas, que falem com propriedade, que usem o tom de voz ideal, que criem tendências, que estabeleçam respeito.

Tudo o que for gerado deve seguir esses e outros princípios. Os artigos no blog devem ser altamente cativantes, os e-books distribuídos precisam apresentar informações úteis, os infográficos devem ser bem feitos e etc. O básico é ser original e ter qualidade. Depois se deve garantir que o máximo de pessoas sejam atingidas. Em muitos casos, para isso devem-se utilizar diversos canais para trazer o público à marca. Quanto ao engajamento e o cativar, o próprio conteúdo fará sua parte.

Vale ressaltar que o SEO precisa estar alinhado à estratégia. A utilização de palavras chave não foi descartada no universo digital, como muitos pensam. A questão é que o SEO agora tomou outra forma, pois os motores de busca estão mais exigentes do que antes, exigindo muito mais qualidade do que quantidade. Portanto, quando for executar o plano de conteúdo, pense muito mais na essência relacionada à marca e alinhe isso ao uso das palavras chave.

Lembre-se: são pessoas e não robôs que leem seu conteúdo.

Resultado

Posicionamento é influência. Tal influência se origina na forma como o conteúdo é planejado, lançado e divulgado… Uma marca bem posicionada inspira diretamente na linguagem sedutora e persuasiva, na carga emocional, nos apelos, nas promessas, nos atributos ou até nas ideias de status e segurança que transmite.

Através das ações planejadas, o marketing de conteúdo faz com que o público adote a ideia de que necessita estar perto do que é transmitido. Tamanha é a influência do conteúdo no comportamento do consumidor, que ele interfere diretamente na decisão de escolha, cativando e educando. Isso é uma resposta para o descrédito de alguns sobre o poder do conteúdo.

Quer posicionar sua marca? Invista em conteúdo! 

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