No meu dia a dia atendo profissionais de marketing e empreendedores de todo Brasil e percebo que ainda há muitas dúvidas quanto ao motivo real de unir blog e redes sociais em uma Estratégia de Marketing de Conteúdo. O resultado é que acabo respondendo as mesmas perguntas várias vezes ao dia – e por isso decidi anotar essas perguntas frequentes e comentar sobre elas neste artigo para ajudar a esclarecer esse assunto de uma vez por todas.

Vamos começar do início para então entender como otimizar seus resultados em meio digital usando blog e das redes sociais.

E a primeira pergunta é:

Preciso mesmo de um blog?

Quando essa pergunta aparece já percebo que talvez a pessoa com quem estou conversando não entenda exatamente a importância de um blog. Por isso, começo explicando o que é um blog. Então vamos lá!

O que é um blog?

O blog é o seu espaço próprio. É como se fosse a sua própria loja física conceitual. Dentro dele você pode fazer o layout que quiser, fazer a sua decoração, colocar os elementos visuais que têm ligação com a sua marca e realmente envolver o seu leitor. Você pode organizar o seu blog para que seu leitor se sinta conectado com sua marca.

E tem mais! Mesmo com toda decoração e o layout impecáveis, os visitantes não ficarão satisfeitos. Você também precisa oferecer algo para esses visitantes – e atrair novos visitantes cada vez mais! Para fazer isso, você precisa enriquecer seu espaço com informações que são importantes para esse seu visitante.

Por isso você precisa publicar artigos no seu blog (blogposts).

Para que servem as publicações no blog?

As publicações são o meio de se comunicar com o seu público e mostrar o que você tem por trás do seu rostinho bonito! Em uma loja física, por exemplo, é necessário promover eventos de diversos tipos; fazer coquetéis vez ou outra ou simplesmente bater um papo com os clientes e recebê-los bem para que as pessoas interajam com você voltem mais vezes. Dentro do seu site, manter seu blog sempre atualizado com informações relevantes para o seu público em formato de artigos é o seu jeito de interagir com seus visitantes.

As publicações do seu blog são o meio de você interagir no formato digital com qualquer pessoa do mundo que tenha interesse no que você tem a oferecer! Ou seja, é um mundo inteiro de possibilidades. E como há 7 bilhões de pessoas no mundo, você não pode escrever qualquer coisa para todo mundo sem ter um foco. Por isso, é importante ter muito claro o seu público-alvo, montar sua persona e criar toda a sua Estratégia de Marketing de Conteúdo.

Assim, seu blog realmente atrairá visitantes que depois podem se tornar seus clientes.

Que assuntos posso abordar no meu blog?

Você pode abordar os assuntos mais diversos relacionados ao que é do interesse do seu público-alvo. Ou seja, tudo que você sentir que faz parte do universo da sua audiência – sempre tendo em vista a sua persona e a jornada de compra dela. Use sua criatividade alinhada ao que você entende do seu mercado e pesquise bastante para se manter atualizado.

Aqui estão algumas sugestões de temáticas que geralmente funcionam bem:

  • Fale sobre as dores de seus clientes e os ajude a solucionar parte dessas dores ao compartilhar o seu know-how.
  • Use as próprias dúvidas de seus clientes como tema para seus artigos, assim outras pessoas que estiverem navegando na internet tentando sanar dúvidas semelhantes já podem encontrar suas respostas no blog e se tornarem seus visitantes.
  • Conte as histórias dos seus clientes de sucesso para que seus visitantes se interessem em se tornar um cliente seu também.
  • Fale sobre as tendências do seu setor para se estabelecer como uma autoridade no assunto.
  • De vez em quando fale também do lançamento dos seus produtos e novas funções.

Viu como você tem muito assunto para trazer para os seus visitantes, leads e clientes? Pois é! Note que no último tópico mencionei que você deve “de vez em quando” falar sobre o seu produto – e quero deixar isso bem destacado porque realmente deve ser somente “de vez em quando”. Afinal, para o seu blog ser um sucesso, é essencial que o centro de todas as atenções seja o seu cliente – e não seu produto.

O seu produto só deve ser mencionado quando realmente estiver diretamente relacionado a uma solução que está sendo apresentada ao seu cliente (e de forma sutil!).

Mas já estou nas redes sociais, por que preciso fazer um blog também?

As redes sociais são um coletivo dos canais de comunicação online dedicados a insumos, interações, compartilhamento de conteúdo e colaboração baseados no envolvimento de pessoas em uma dinâmica de comunidade. Elas são super importantes hoje em dia, mas cada tipo de rede social exige um tipo de interação da sua parte – e você precisa se adaptar. Para isso, é importante ter em mente como as redes sociais funcionam.

a dinâmica entre redes sociais e blog na estratégia de marketing de conteúdo

Como funcionam as redes sociais?

Em geral, há algumas limitações nas redes sociais que você já deve ter notado, como:

  • Tamanho do conteúdo postado;
  • Tipo de conteúdo que pode ser compartilhado;
  • Alcance do conteúdo em relação às pessoas que seguem você

Além disso, cada usuário, faz uso de diferentes redes sociais com diferentes propósitos. Então, para fazer que esses usuários interajam com você em diferentes redes sociais, você precisa criar diferentes tipos de abordagem. Ou seja, para ser bem sucedido no Facebook, Instagram ou Twitter, você não pode chegar lá falando qualquer coisa – tem que se dedicar para criar conteúdo que seja realmente interessante para quem está lá naquele momento. E provavelmente uma pessoa que está no twitter para dar risada, não está nem aí para o produto que você está tentando vender. Se ela quer rir, você tem que ser criativo e tentar associar a sua marca e os seus produtos a esse sentimento que o usuário quer ter.

Ah, mas não é só postar umas fotos e frases de vez em quando?

Na verdade não. Atuar em redes sociais exige dedicação e bastante inovação também. Não adianta ser que nem todo mundo, pois a competição por espaço é acirrada e as regras internas de alcance não estão a favor de empresas com fins comerciais.

Mais difícil do que parece, não é?

Pois é, o conteúdo a ser lançado nas redes sociais tem diversas condições para fazer o efeito que você quer. Agora imagine só a seguinte situação: passar uma criando um conteúdo para redes sociais e publicar na sua página do Facebook achando que ele vai ‘bombar’. No dia seguinte, você percebe que ele alcançou apenas 15 pessoas e ninguém sequer interagiu.

Já era.

Foi uma hora do seu tempo que você desperdiçou nisso e que não te deu nenhum resultado relevante. As redes sociais não têm dó nesse sentido.

Além de ser difícil fazer sucesso por lá, ainda há outro fato importante: as redes sociais são um terreno alugado. E no terreno dos outros, as regras podem mudar do nada e quem tem que ficar se adaptando sempre é quem está por lá, certo? O Facebook, por exemplo, muda constantemente – e cada vez mais tem tirado o espaço de páginas comerciais dos ambientes de interação orgânica.

as redes sociais são um terreno alugado você deveria ter um blog

Então devo ter um blog para complementar minhas redes sociais?

Na verdade você deve ter redes sociais para complementar o alcance do conteúdo do seu blog. Afinal, seu blog é o seu terreno, nele você pode fazer o que quiser! E as redes sociais devem complementar como espaço de divulgação do seu terreno e também como um meio de interagir com seu público-alvo e compreender ele melhor – para conseguir construir um blog que faça sentido para esse público.

Resumindo, minhas dicas relacionadas à conexão entre blog e redes sociais são:

  1. Foque em criar conteúdo para o seu blog!
  2. Use as redes sociais como um espaço para interagir com o seu público;
  3. Distribua seu conteúdo nas redes sociais para gerar tráfego para o seu site;
  4. Analise as interações do seu público com seu conteúdo tanto nas redes sociais, quanto no seu blog.
  5. Aplique o que você aprender com a análise de volta no seu conteúdo para que ele fique ainda melhor!

Agora é a sua vez!

Caso você ainda não tenha começado a construir no seu terreno (seu blog!) este é o momento ideal! Na verdade, como diria meu gestor e amigo, Ricardo Françoso “Agora é o segundo melhor momento para começar! O primeiro foi há um ano!”. De qualquer forma, tenha pressa para começar, mas comece do começo – não tente pular estágios. Antes de começar a ‘construir no seu terreno’, lembre-se da importância de desenhar uma ‘planta’ da sua ‘construção’: desenvolva uma Estratégia de Marketing de Conteúdo.

A estratégia será a sua base para construir uma estrutura sólida que realmente atrairá seu público!

Se você precisar de ajuda nesse processo, converse com um consultor da Contentools. Além de oferecermos uma plataforma completa para manter sua estratégia de conteúdo girando, também é oferecemos serviço de consultoria para criação dessa estratégia. Nos comprometemos a ajudar você a chegar onde deseja, fale com um consultor.

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