A internet está cheia de ferramentas colaborativas para ilustrar que trabalhar em conjunto, em espaços colaborativos, onde suas ideias e opiniões são ouvidas e discutidas, é melhor. Trazer a cultura colaborativa para sua empresa não só está em alta, como é fundamental para sua sobrevivência, pois, atualmente, não há modelo de negócio que sobreviva sem que todos participem juntos para conquistar os objetivos do negócio em comum, sejam os específicos ou os gerais. A cultura colaborativa em muitos aspectos tem a ver com o advento da internet e das redes sociais. Os sites Wikipedia, YouTube e Waze estão aí para estimular essa colaboração entre usuários.

Em nosso post 5 atitudes diárias para reforçar a cultura colaborativa na sua empresa, reforçamos que a cultura colaborativa está em alta, porque a ação de compartilhar está em alta, e agora é mais fácil entender o motivo. Conforme o post mencionado, “Quando todos trabalham em prol de um objetivo em comum, com sinergia e em um ambiente de colaboração, é possível atingir melhores resultados muito mais rápido”.

Diante de tudo isto, queremos discutir a seguinte questão: por que empresas não sobrevivem sem uma cultura colaborativa?

Como você constrói uma cultura colaborativa?

Antes de entrarmos na questão principal, é importante entender como uma cultura colaborativa é construída, quais são os seus pilares e por que empresas que constroem essa cultura colaborativa tornam-se melhores.

  1. Trabalho em Equipe: sem trabalho em equipe, não há colaboração. Contudo, para criar equipes assertivas, destinadas a trabalhar em conjunto em determinados projetos e fazer as coisas realmente acontecerem, é preciso conhecer seu time, tanto os pontos fortes como os fracos, bem como suas personalidades. Conhecer as pessoas com quem você trabalha, torna mais fácil pedir uma contribuição na hora de construir as equipes.
  2. Liderança: a liderança não pode permanecer calada ou trancafiada, ela precisa inspirar. E em um ambiente em que se deseja construir uma cultura colaborativa, é preciso inspirar e motivar a colaboração. Por isso, os líderes e gerentes precisam manter suas portas e mentes abertas, assim como colocar a mão na massa a fim de construir boas equipes que valorizam o trabalho que é feito.
  3. Ambiente: o ambiente é fundamental para que o trabalho seja desempenhado com inspiração, motivação e colaboração. Escritórios mais abertos, divertidos e que remontam um ambiente criativo e de reunião são mais propensos a estimular a colaboração. O ambiente precisa ser confortável e fazer com que os colaboradores sintam-se confortáveis em colaborar.
  4. Criatividade: os colaboradores precisam ser livres para expressar suas ideias e opiniões, serem criativos e pensar fora da caixa.
  5. Colaboração funcional: talvez a equipe criativa não tenha muito em comum com o setor de contabilidade, mas é preciso que esses departamentos trabalhem em conjunto e tenham um senso de equipe para se ajudarem e ajudarem a empresa como um todo a crescer. Todos podem contribuir uns com os outros e isso deve ser incentivado.
  6. Desenvolvimento e Educação: oferecer seminários e conferências sobre cultura colaborativa e promover eventos entre as equipes é essencial. Quanto mais conhecimento os colaboradores tiverem, melhor será realizado o trabalho.
  7. Transparência: essa é a base para um trabalho bem executado. Não é preciso fornecer informações confidenciais, obviamente, mas os colaboradores precisam entender para onde a empresa está indo, quais os objetivos e quais os problemas a serem enfrentados. Eles podem até mesmo auxiliar na busca de soluções para contornar os obstáculos.
  8. Socialização: chega de e-mail! Nada como uma interação cara a cara. É claro que memorandos e e-mails não necessários, mas as confraternizações e eventos sociais também, para comemorar vitórias, engajar a equipe e integrar novos colaboradores. Que tal um espaço para almoço coletivo ou um dia da pizza? É preciso unir sua equipe e nada melhor do que começar pelo estômago.
  9. Tecnologia inovadora: pessoas são mais do que números e não são robôs. Não pense em um escritório como uma linha de montagem e sim um ambiente para estimular a criatividade e a inteligência de sua equipe. Por isso, invista em tecnologia, pois ela permite que o trabalho seja otimizado e os resultados duplicados. Além disso, utilizar ferramentas inovadoras torna mais fácil disseminar a cultura colaborativa durante a execução de projetos, em que todos podem adicionar informações, por exemplo.
  10. Oportunidades: oportunidades de crescimento devem vir como recompensa pelos trabalhos bem executados, assim como assistência financeira, certificação ou programas de educação. E ela deve ser recompensada, pois isso estimula ainda mais o crescimento da empresa como um todo.

Como você já deve ter percebido, a colaboração está se tornando – se já não se tornou – um item fundamental na rotina de grandes empresas, como o Google, por exemplo. Isso porque a colaboração permite que as empresas se beneficiem com maior produtividade e resultados mais fortes. E a equipe, por sua vez, cresce, tem mais oportunidades e trabalha em um ambiente em que é valorizada, motivada e recompensada.

Por que as empresas não sobrevivem sem uma cultura colaborativa?

Existem muitas razões pelas quais a cultura organizacional colaborativa é vital para o sucesso da empresa moderna e, por isso, elencamos 5 dessas razões:

1. A colaboração torna os funcionários mais produtivos

Ferramentas colaborativas permitem que haja colaboração em tempo real, e que as equipes conversem entre si, tornando os progressos mais rápidos e mais convenientes para todos. O workflow pode ser personalizado e se um colaborador parar de trabalhar às seis da tarde, aquele que entra depois desse horário pode continuar de onde ele parou e atender os clientes de forma muito mais rápida e eficiente

2. A colaboração alavanca as forças individuais de cada membro da equipe

Ao trabalhar em conjunto e compartilhar ideias, cada colaborador começa a despontar com suas habilidades, auxiliando o todo. Grandes ideias e insights surgem quando as forças individuais de cada membro da equipe são alavancadas, projetos se tornam mais assertivos e otimizados e geram resultados cada vez melhores.

3. A colaboração ajuda a envolver os colaboradores remotos e membros da equipe em geral

Quando equipes possuem colaboradores remotos, é importante contar com a colaboração e ferramentas colaborativas, pois isso fará com que todos permaneçam na mesma página e que mesmos os colaboradores remotos se sintam envolvidos com o trabalho e com a equipe, podendo interagir em tempo real, sendo tão produtivos quanto seus pares.

4. A colaboração é um grande exercício de formação de equipes

A formação de equipes é fundamental para o sucesso, pois são as equipes as responsáveis pela produção do trabalho e todos os membros precisam se dar bem e se ajudar para que o resultado aconteça.

Duas cabeças pensam muito melhor do que uma, não é mesmo? Principalmente em projetos mais desafiadores. Entretanto, ao estimular a cultura colaborativa, os colaboradores não se sentirão ameaçados quando um projeto desse nível chegar e sim confiantes, pois poderão contar com seus membros de equipe para conseguir atingir as metas.

5. A colaboração força as equipes a serem criativas e a pensar fora da caixa

A cultura colaborativa motiva sessões de brainstorming, que apesar de conter ideias ruins e que não fazem sentido, também geram ótimos insights para a organização como um todo. Estimular essa cultura faz com que seus colaboradores fiquem inspirados a pensar fora da caixa e motivados a tentar gerar resultados cada vez melhores para a empresa.

Por que a cultura colaborativa é importante para o Marketing de Conteúdo

Os profissionais de marketing de conteúdo podem até ser especialistas, mas ninguém conhece o seu negócio melhor do que você. Assim como ninguém conhece as dores e objeções dos clientes melhor do que os vendedores e assim por diante. Nesse cenário, a criação e produção de conteúdo só funcionará assertivamente e com todo o seu potencial se houver união e compartilhamento entre as equipes, principalmente entre marketing e vendas. Como sabemos que o Marketing de Conteúdo é responsável por 90% do sucesso da estratégia de Inbound Marketing, você precisa que sua equipe esteja alinhada quanto a sua produção, não é mesmo?

Se você realmente quer criar uma voz de marca autêntica e conteúdos relevantes e de qualidade, você deve colocar todos os seus colaboradores envolvidos na estratégia de conteúdo a bordo da cultura colaborativa. Desde a liderança até novos colaboradores, todos possuem conhecimentos especiais e fundamentais para o crescimento do seu negócio e devem ser motivados a compartilhar.

Ressaltamos que a Plataforma da Contentools promove uma cultura colaborativa dentro da empresa, estimulando todos os membros da equipe a compartilhar conhecimento, tornando o workflow de criação e produção mais otimizado e assertivo, gerando cada vez mais resultados positivos.

Este post foi útil para você? Sua empresa já pratica algumas ações para promover a cultura colaborativa? Quer unir o conceito de colaborativismo à sua estratégia de conteúdo? Fale com nossa equipe e descubra como! E para conhecer mais dicas sobre esse ambiente de inovação e compartilhamento, continue acompanhando o blog da Contentools!

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1
  1. Todas as ideias indicadas acima são o ideal para haver harmonia na organização. Entretanto, há o ” bottom line” da companhia em que na maioria das vezes o empregado faz o que lhe é dito. Depois vem as avaliações ao fim do ano, em que as críticas sobre o empregado o tentam repressar. Ao fim do dia o empregado tem de fazer e calar com pouco proveito financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.