Na hora de criar uma estratégia de conteúdo há algumas informações importantíssimas, como: objetivos, persona, estágio do funil, palavras-chave e referências. Todas essas informações devem ser passadas ao seu time de conteúdo, especialmente ao redator, para que ele redija um conteúdo de qualidade alinhado ao tom de voz da marca e às expectativas que você possui.

Neste material, abordaremos a questão das palavras-chave. Embora você já saiba como usar palavras-chave para otimizar o seu conteúdo e ter mais acessos, o objetivo agora é compreender o que precisa ser analisado nas palavras-chave para que tenhamos um ótimo resultado em SEO, utilizando uma das principais ferramentas para essa atividade: o Keyword Planner, do Google Adwords. Vamos lá?

O que é uma pesquisa de palavras-chave

Antes de iniciarmos nossas dicas, é interessante primeiro abordar o que exatamente é uma pesquisa de palavras-chave. Em resumo, estamos procurando pelas palavras-chave utilizadas por nossos clientes potenciais quando eles estão navegando nos motores de busca por serviços ou produtos que oferecemos. Conhecer os termos pesquisados pelos usuários é fundamental para sua estratégia de conteúdo e sua estratégia de marketing como um todo.

A importância das palavras-chave e sua ligação com o Google Adwords e o Google Analytics

A importância desses termos advém da necessidade de otimizar seus textos para os motores de buscas, o famoso SEO. A fim de obter um bom ranqueamento na busca orgânica, é preciso utilizar as palavras-chave corretas. A palavra-chave é o que faz você se diferenciar e ficar na primeira página, ou na última.

Percebendo o quão fundamental são elas, o Google criou o Adwords, que nada mais é do que uma ferramenta para criar anúncios a partir de palavras-chave de sua estratégia de conteúdo a fim de aparecer para clientes potenciais através da busca paga. O pagamento, entretanto, só se dá após o clique.

Em seguida ao Google Adwords, surgiu o Analytics, que combinou a necessidade de administrar o tráfego do site, criar metas e campanhas, além de medir as visitas no site. Entretanto, mesmo após a criação de ambas as ferramentas, as questões quanto às métricas de palavras-chave ainda permaneceram. Afinal, como saber se você realmente está utilizando keywords matadoras?

O que é o Keyword Planner

Quando se fala em SEO, não há outro jeito: precisamos de objetivos claros para conseguir definir nossas palavras-chave. Escolhê-las, no entanto, parece complicado, não é mesmo? Quase um tiro no escuro! Entretanto, com o Keyword Planner parece haver uma luz no fim do túnel.

Essa ferramenta possui um conjunto de características elaboradas cuidadosamente para que consigamos identificar as palavras-chave corretas através de sua popularidade, volume de pesquisas e combinações.

Como utilizar o Keyword Planner

A seguir, vamos dar um passo a passo de como utilizar o Keyword Planner. Acompanhe!

Passo 1: Entre no Google Adwords, escolha a opção Tools and Analysis (ou Ferramentas, se estiver em português) e clique em Keyword Planner (Planejador de palavras-chave).

Passo 2: Agora você está dentro da ferramenta e deverá planejar sua primeira campanha. Para isso, escolha a opção Search for Keyword and Group Ideas (Encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas). Essa é a opção perfeita para encontrar novas palavras-chave.

Passo 3: Quando aparecer o menu, coloque em formato de palavras-chave o que é o seu negócio, em seguida forneça a URL da sua landing page e a categoria do seu produto ou serviço. Também é possível definir o país e a língua. Na dúvida, escolha Brasil e português. A própria ferramenta oferece algumas preferências de acordo com as configurações da sua conta. Sendo assim, para a primeira vez, é possível deixar as configurações pré-estabelecidas. Com o tempo, entretanto, é possível criar novos filtros mais elaborados.

Na hora de selecionar as palavras-chave do seu negócio, é recomendável utilizar de 1 a 3 termos, como a palavra “acessórios”. O ideal seria “acessórios de yoga”, por exemplo.

Após preencher a página com os dados para sua pesquisa, clique em “Get search volume” (ou Obter ideias).

Passo 4: Depois de feita sua campanha, você será direcionado para a página de resultados das palavras-chave. Você continua com o mesmo menu do lado esquerdo da tela e pode modificar algum item depois de ver a performance da sua busca.

Na página, você encontrará duas abas: “Ad group ideas” (Ideias de grupos de anúncio) e “Keyword ideas” (Ideias de palavras-chave). Apesar do primeiro impulso ser ir direto para a segunda opção, você pode encontrar boas palavras-chave na primeira aba também. Por isso, não a ignore.

Tanto numa aba quanto na outra, três elementos estarão presentes: Average Monthly Searches (Média de pesquisas mensais), Competitions (Concorrência) e ícone de gráfico, que são:

Average Monthly Searches: este item indica quantas vezes a palavra-chave em questão é pesquisada por mês.
Competitions: este item mede o nível da competição: se é low (baixo), medium (médio) ou high (alto). O interessante nesta etapa é que ele oferece insights sobre os melhores termos a serem utilizados.
Ícone de gráfico: passe o mouse sobre o ícone e você terá um gráfico com o volume médio de pesquisa das palavras-chave nos últimos doze meses. Com este recurso você consegue perceber se o termo em questão está em ascensão ou declínio.

Passo 5: Agora é a hora de encontrar suas palavras-chave. Por isso, primeiro olhe, conforme mencionamos acima, a aba “Ad group ideias” (Ideias de grupos de anúncio): é possível encontrar keywords de nicho. Em seguida, clique em algum grupo em específico e veja as palavras-chave que o compõe. As palavras que compõe o grupo muitas vezes não estão na aba “Keyword ideas” (Ideias de palavras-chave).

Por fim, clique na segunda aba e observe as palavras-chave que compõe o “Keyword ideas” (Ideias de palavras-chave).

Como escolher as palavras-chave

Para escolher as palavras-chave, você deve levar em conta alguns fatores, que são:

  • Volume de busca: neste caso, quanto maior o volume de busca, melhor.
  • Competição na busca paga: aqui você precisa determinar o potencial de monetização da palavra-chave escolhida. Em linhas gerais, quanto maior for a concorrência e o lance sugerido, melhor será para converter esse tráfego em clientes.
  • Competição na busca orgânica: na busca orgânica, o processo é o mesmo da busca paga. Entretanto, a escolha leva um pouco mais de tempo, pois é preciso levar em conta as correlações.

Como utilizar o Keyword Planner para potencializar o SEO do seu conteúdo

Como você pode perceber, ao pesquisar as palavras-chave verificando seu volume de busca e competição na busca paga e orgânica, você está analisando cenários e possibilidades para sua estratégia de conteúdo.

Conforme afirmamos anteriormente, as palavras-chave são os termos utilizados pelos seus potenciais clientes para te encontrar – mesmo que eles não saibam que querem te encontrar ainda! Por isso, são fundamentais. Utilizar uma ferramenta pensada especialmente para que você consiga escolher suas palavras-chave assertivamente é essencial para que sua estratégia de conteúdo seja alavancada e, finalmente, para potencializar o SEO do seu conteúdo.

Palavras-chave bem posicionadas são o que fazem a diferença na busca orgânica e palavras-chave bem pensadas para os seus anúncios e busca paga, garantirão conversão de tráfego em clientes pagantes. Por isso, pense muito bem em suas escolhas! A análise deve ser feita com atenção.

Sabemos que a concorrência por palavras-chave pode ser grande e, segundo pesquisas, os cinco primeiros resultados que aparecem nos motores de busca recebem 75% de todo o tráfego. Então, como se destacar? Uma boa dica é utilizar as palavras-chave de cauda longa.

O que são as palavras-chave de cauda longa e como utilizá-las

Uma palavra-chave de cauda longa, basicamente, é uma frase que contém de 3 a 5 palavras bem específicas e que contém, por isso, menos buscas. Entretanto, exatamente por ser mais específica, pode ser mais certeira e atrair buscas diárias.

O segredo aqui está em encontrar a palavra-chave de cauda longa certa para você. Para isso, você pode utilizar o mesmo processo com o Keyword Planner do Google Adwords.

Mas você deve estar se perguntando: por que utilizarei uma palavra-chave com menos buscas? A probabilidade de ser encontrado não é menor?

Não necessariamente. Conforme afirmamos acima, quanto mais específica, mais certeira a palavra-chave pode ser. Isso porque a competição é menor, aumentando suas chances de conseguir 75% do tráfego. Além disso, devido à maneira inteligente com que os motores de busca processam as pesquisas, se o usuário digitar algo parecido com sua frase, eles serão direcionados para sua palavra-chave de cauda longa, aumentando mais o seu tráfego e potencializando o SEO do seu conteúdo. Por fim, por serem palavras-chave específicas, as chances desse usuário já estar avançado em sua jornada de compra e perto do momento de decisão é grande, tornando a conversão mais fácil e ágil, desde que você garanta uma resposta clara e objetiva em relação ao que ele está procurando.

Este post foi útil para você? Agora que você já sabe como potencializar o SEO do seu conteúdo, que tal alavancar sua estratégia com um ótimo gerenciamento? Conheça a nova plataforma da Contentools: entre em contato conosco!

Previous ArticleNext Article

This post has 7 Comments

7
  1. Olá!

    Essas são dicas excelentes, com certeza você deve investir tempo na procura de Keywords, elas são fundamentais para conseguir tráfego orgânico para o seu site.

    Parabéns pelo conteúdo.

    Abraço.

  2. Sempre que tento entrar no google adwords ele me “impõe” q eu digite o meu site, o anúncio que eu quero fazer e dados para pagamento.

    Pelo que fala no teu artigo, o google adwords deveria servir como uma ferramenta para ver a busca por keywords mensais/diárias DE GRAÇA

    Como fazer isto? A primeira página que aparece assim que entro no google adwords já está me impondo a fazer algum tipo de anúncio para prosseguir..

  3. No Keyword Planner só é possível pesquisar a competição na busca paga. Não existe na ferramenta a opção de competição na busca orgânica.

    Att.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.