De acordo com uma pesquisa executada pela Nielsen, uma pessoa comum visita em média 10 sites por dia. Bastante, não é? Mas eis um fato: elas só voltam a visitar o mesmo site se este permanece atualizado e relevante. Isso levanta questões bastante importantes para os profissionais de marketing de conteúdo: como criar campanhas que agregam valor ao visitante de um site para que este usuário volte a visitar um endereço de internet? E como fazer com que, ao mesmo tempo, essa campanha receba engajamento, por meio de likes, compartilhamentos, retweets e etc?

Para que você permaneça relevante, é preciso inovar em suas estratégias. E se você está se perguntando o que fazer para inovar, talvez seja a hora de prestar atenção em duas redes que estão crescendo e se destacando: o Pinterest e o Vine.

O Pinterest

Com mais de 27 milhões de visitantes únicos e 220 milhões de page views diários, o Pinterest é uma das redes que mais crescem na atualidade. Focada no compartilhamento de imagens de inspiração, ela pode ser uma forte aliada da sua estratégia de conteúdo. Nela você consegue compartilhar conteúdo original, principalmente infográficos, repinar o que já foi publicado, e incentivar o seu público a seguir e interagir com a sua marca de maneira descomplicada. E ela é também uma excelente fonte de tráfego para o seu site oficial.

Como adicioná-lo à sua estratégia de produção de conteúdo

Publique fotos de como é o seu serviço, ou como seu produto pode ser utilizado

O Pinterest é uma rede essencialmente visual, então, ela é excelente para os momentos em que você pretende compartilhar com sua audiência todas as funções do seu produto ou serviço. Por exemplo, você tem um salão de beleza? Experimente compartilhar fotos de antes e depois dos seus clientes, ou tutoriais de maquiagem e cabelo, como na imagem da MakeupBee.

Compartilhe depoimentos dos seus clientes

Por falar nisso, o Pinterest é uma excelente rede para compartilhar conteúdo produzido por seus próprios clientes. Crie painéis com imagens (com permissão) de clientes que escreveram coisas agradáveis sobre seu produto ou marca.

Compartilhe infográficos

Um dos melhores materiais para ser compartilhado no Pinterest é o infográfico. Como quem está no Pinterest está procurando um conteúdo dinâmico e atrativo, o infográfico se encaixa muito bem nessa rede social. Veja o exemplo da Expert Market, que compartilhou um infográfico com o tema “Top 15 Mistakes Startups Should Avoid”.

Use o Pinterest Analytics para acompanhar o que mais gera engajamento

O mais bacana do Pinterest é que ele oferece ferramentas de análises gratuitas. Quando você verifica a conta do seu negócio, ganha acesso a dados importantes sobre como o seu conteúdo atinge a sua audiência.

Atenção: não esqueça de linkar conteúdos do seu site oficial em tudo que você compartilhar por lá!

O Vine

O Vine é uma plataforma que rapidamente ganhou popularidade, muito por conta da sua praticidade: no aplicativo você consegue facilmente criar um vídeo curto de 6 segundos, compartilhá-lo em redes sociais como Twitter, Tumblr e Facebook; e ainda consegue embedá-los em sites. O mais interessante aqui é que ele pertence ao Twitter, o que dá a oportunidade das marcas criarem estratégias de produção de conteúdo alinhadas entre as duas redes.

Como adicioná-lo à sua estratégia de produção de conteúdo:

Crie vídeos com demostrações dos seus produtos

O que gera mais engajamento: instruções com passo-a-passo escritas, ou vídeos curtos que mostram de maneira breve como um produto pode ser usado? Bem, nós apostamos na segunda opção! O visual sempre ganha em engajamento! Use a criatividade para condensar em 6 segundos vídeos que demonstrem como o seu produto ou serviço pode ser usado.

Veja o exemplo do vídeo da Instax Share Printer, compartilhado no Vine do Urban Outfitters. Em segundos o vídeo mostra o funcionamento da impressora instantânea para smartphones.

Faça um Preview dos seus lançamentos

Uma boa forma de gerar curiosidade e compartilhamento entre o seu público é dando pequenas amostras dos seus próximos lançamentos, criando um tipo de suspense. Isso gera um senso de vantagem e exclusividade, e faz com que os seus seguidores sintam-se privilegiados em seguir sua conta.

Veja o vídeo da Nordstorm com prévias da nova coleção.

Ensine seus seguidores

Um pequeno tutorial pode fazer com que você se destaque entre sua audiência. Sempre que possível, compartilhe receitas, dicas e truques relacionados ao seu negócio, como no exemplo da Oreo. Cortes rápidos entre cenas, ou a técnica timelapse (técnica de filmagem onde algo é gravado com um intervalo maior entre os frames para que a imagem pareça acelerada quando reproduzida) podem te ajudar a compactar toda a informação no pouco espaço de tempo dos vídeos.

Essa técnica também é muito interessante para demonstrar o uso de plataformas e aplicativos. Por mais intuitivos que eles sejam, sempre surgem dúvidas por parte dos usuários. Reúna as dúvidas mais frequentes e responda por meio de vídeos no Vine!

Mostre os bastidores do seu trabalho

Compartilhar imagens do que acontece “por trás das cenas” aproxima a sua marca do público, e cria a impressão de comunidade. Você pode, por exemplo, mostrar os bastidores da fabricação, do embalo, ou mesmo do envio dos seus produtos. Permita que os seus consumidores enxerguem como é o dia-a-dia da sua empresa e que sintam que pertencem a ela, como, por exemplo, no vídeo da Contentools.

Use hashtags

Como já dissemos, o Vine é uma plataforma pertencente ao Twitter, e por esse motivo, sua estratégia pode ser pensada para funcionar nas duas redes. Acompanhe os assuntos mais comentados no Twitter, e aproveite para produzir conteúdo observando as oportunidades que os tópicos mais falados te trazem. Use hashtags para ser melhor indexado, e lembre-se também de usar os usernames para marcar pessoas que aparecem no seu vídeo.

Deu para perceber que com um pouco de criatividade, você pode facilmente adicionar essas importantes redes à sua estratégia, e fazer com que a sua marca se destaque, fidelizando seu público, e mantendo o seu conteúdo atual e relevante.

E você, já utiliza alguma das duas redes? O que achou das nossas dicas? Conte para gente nos comentários!

Para mais dicas sobre Marketing de Conteúdo, continue acompanhando o nosso blog ou entre em contato!

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.