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Growth Hackers
twitter

10 segundos. É esse o tempo que leva para seus tweets passarem da vida para a morte. A cada segundo surgem em média 6 mil novos tweets no Twitter, o que corresponde a mais de 350 mil tweets enviados por minuto, 500 milhões de tweets por dia e cerca de 200 bilhões de tweets por ano.

É por isso que experts em Marketing tuítam tanto. Pegue o exemplo de Sam Hurley, que ocupa a posição número 2 como digital marketing influencer. Ele envia mais de mil tweets por dia (impressionante, não é?). Você não precisa tuitar tanto assim, mas se você não jogar o jogo certo, as chances de seus seguidores nunca verem seus tweets são grandes.

E você certamente não quer ficar invisível para uma multidão de mais de 300 milhões de usuários ativos que geram 1 bilhão de visitas mensais a sites que têm o Twitter incorporado:

310M     Usuários ativos mensalmente
1B          Visitas mensais apenas a sites que possuem tweets incorporados
83%       Usuários ativos em dispositivos móveis

O segredo é: “automatizar o processo, não o engajamento” – Sam Hurley. Isso é exatamente o que fizemos e o que nos ajudou a escalar de 21 a 168 tweets por semana e adquirir 165% mais tráfego proveniente do Twitter.

10: 4: 1 – A FÓRMULA DO SUCESSO NO TWITTER

A primeira regra do marketing moderno é: o foco não deve ser em você, e sim nos seus leitores. Para se destacar, você precisa entregar valor e envolver seus leitores com conteúdos adaptados às suas necessidades e objetivos. Essa regra se aplica a todos os seus esforços de marketing, não apenas ao Twitter.

É por isso que no B2B Social Media Book os especialistas em marketing Kipp Bodnar e Jeffery Cohen criaram a regra 10-4-1.

“Uma relação que serve como uma diretriz para equilibrar a quantidade de conteúdos a serem publicados em mídias sociais. A cada 15 atualizações em suas mídias sociais, 10 devem ser peças de conteúdo de outras pessoas, 4 devem ser seus próprios artigos de blog e 1 deve ser uma landing page. ” – Hubspot

Por quê? Porque isso significa que você está sendo verdadeiro com seus leitores.

Ao compartilhar o conteúdo de outros escritores, você está fazendo a seguinte declaração:

“Caro leitor, eu sei que há muito conteúdo de qualidade por aí e, honestamente, não vejo por que você deveria ler apenas o meu. Esteja você aqui para ler, descobrir ou apenas se divertir, meu objetivo é proporcionar a você a melhor experiência possível. É por isso que estou compartilhando conteúdo de qualidade de diversas fontes da web. E porque, mesmo em se tratando de negócios, ainda há espaço para dar crédito ao trabalho de outras pessoas.
Atenciosamente,
O gerente de marketing.”

Essa abordagem irá ajudá-lo de duas formas:

1. Você vai fornecer aos seus leitores uma oferta de conteúdo muito mais completa.
2. Você terá a oportunidade de construir relacionamentos com colegas da área de marketing e redatores.

Então, como você pode seguir a regra 10: 4: 1 sem enlouquecer?

O SEGREDO PARA NUNCA FICAR SEM TWEETS

Você precisa postar conteúdo de outros escritores. Ponto.

1. Que conteúdo você deve compartilhar

O que quer que você compartilhe, tem que ser relevante ou precisa engajar seus leitores. Isso é fato. No entanto, isso não significa que você só pode tuitar sobre conteúdo que pertence ao seu nicho de negócio. Por exemplo, eu escrevo para marketers e compartilho conteúdo sobre marketing, negócios, vendas e assim por diante. Por quê? Porque trabalhar com marketing não envolve apenas mídias sociais e landing pages.

Você precisa ter uma compreensão básica de como seus representantes de vendas pensam e como funciona um departamento de Customer Success. Isso vai ajudá-lo a entender como sua empresa funciona e a fazer um trabalho melhor. Então, como saber que conteúdo compartilhar?

Tudo se resume a entender seus leitores. Para fazer isso, você precisa desenvolver uma persona. Se você ainda não tiver uma, este post irá ajudá-lo durante o processo.

2. Onde você pode encontrar conteúdo

Existem inúmeras fontes que você pode usar para encontrar um bom conteúdo, como os seguintes:

a) Feedly: um curador de notícias que eu uso para centralizar as assinaturas dos meus blogs preferidos. Veja aqui 8 dicas de como usar o Feedly.

b) Inbound.org: um grande fórum de marketing idealizado por Rand Fishkin (Fundador da Moz) & Dharmesh Shah (Fundador da HubSpot), desenvolvido pela Hubspot Labs.

c) Twitter lists: o newsfeed do Twitter pode ficar muito cheio às vezes e, para me certificar de que estou sempre encontrando materiais e notícias relevantes para os nossos leitores, eu uso as listas do Twitter.

Criando listas diferentes para diferentes nichos, simplifica muito o processo de pesquisa. Uma observação: você reparou que é possível gerenciar várias contas do twitter? Sugerimos utilizar o Twitcher!

3. Como organizar seus recursos

Você pode estar se perguntando: Certo, quando eu encontrar um artigo legal, por que não posso apenas retuitar?”. Você pode, sem problemas. Mas:

a) Caso você leia vários posts de uma só vez, você não deve tuitá-los todos de uma só vez.
b) Uma vez que você retuitá-los, esses artigos simplesmente vão se perder no seu feed.

Como um criador de conteúdo, você sabe o quanto é importante guardar os bons materiais que você encontra. Você pode usá-los para inspirar novas ideias de conteúdos, citá-los como referência em seus posts, etc.

A questão é: já que você deve guardar o que você lê, por que não aproveitar o seu sistema de armazenamento para também distribuir? É bem simples. Tudo o que você precisa é:

Toda vez que eu leio um conteúdo bom eu uso o Pocket da extensão do Chrome, e se eu acho que é algo relevante para os nossos leitores, eu uso a tag “read”. Esta tag vai ativar o Zapier, que vai armazenar o artigo na Biblioteca do Twitter, que funciona como uma planilha para guardar conteúdo de terceiros que eu quero tuitar mais tarde. A biblioteca do Twitter é a aba número 4 na planilha Tweets Multiplier.

Quintuplique seus tweets com o multiplicador de tweets

Depois de ter conteúdos de terceiros suficientes para compartilhar, é hora de distribuir seu próprio conteúdo, como:

  • Seus artigos do blog
  • Os materiais direcionados para leads
  • Seu produto (tweets promocionais)

Cada tipo de tweet vai apelar para um segmento diferente de seus seguidores, de modo que você vai cobrir todas as partes do seu funil de marketing. Tendo em mente a regra 10: 4: 1, tweets sobre o seu blog e materiais direcionados vão ficar na parte do “4”, enquanto que os tweets promocionais contam como “1”. Como mencionado, o tempo de vida do seu tweet é incrivelmente curto (<10 segundos), e se você quiser que seus seguidores encontrem seu conteúdo, você precisa criar tweets criativos para cada conteúdo.

Tudo isso parece muito trabalho? Não é! “Work smarter, not harder”: trabalhe melhor, e não mais. Use o que você já tem:

1. Seus subtítulos: se você está escrevendo seus subtítulos direito, eles podem se tornar ótimos tweets. Leia este post para saber como melhorar seus subtítulos.

2. Trechos do seu conteúdo: dados, estatísticas, números ou declarações impactantes funcionam muito bem como tweets.

3. Suas páginas

“Mas é um monte de tweets! Onde posso gerenciá-los ?!”. Não se preocupe, é para isso que o Tweets Multiplier serve. O Tweets Multiplier é um modelo de planilha do Google que você pode usar para fazer brainstorms de tweets, organizar e salvar tudo o que pensar.

A planilha é organizada em 5 páginas:

  • Blog: para armazenar tweets sobre qualquer coisa relacionada ao seu blog (postagens, infográficos).
  • Lead magnets: tweets sobre ebooks, guias e webinars.
  • Promocional: tweets sobre o seu produto.
  • Biblioteca: tweets que trazem conteúdo de terceiros.
  • Backlinks: tweets sobre materiais que remetem ao seu site.

Mantenha o processo em andamento por um tempo e logo você terá um imenso repositório de tweets para utilizar e reutilizar a qualquer momento. Próximo passo é mover seus tweets para o Mapa de Distribuição.

Uma última sugestão: para melhorar a qualidade e os resultados dos seus tweets, sempre acompanhe os resultados. Gaste um pouco de tempo no final da semana para encontrar seus melhores tweets. Isso vai ajudar a melhorar a sua comunicação e gerar mais resultado. Existem inúmeros resultados que você pode mensurar (artigo do buffer), mas primeiro dê foco aos likes, compartilhamentos e retuítes.

CASE: ENVIE 168 TWEETS EM 5 MINUTOS COM O MAPA DE DISTRIBUIÇÃO

O Twitter Distribution Map é o combustível da sua máquina de distribuição do Twitter. É onde todos os seus tweets se concentram e o que garante que você mantenha seu feed do Twitter cheio de bons conteúdos, sem ser repetitivo e respeitando a regra 10: 4: 1.

Os eixos verticais medem horas, enquanto os dias são medidos nas horizontais. Nós construímos com um padrão de 24 horas e 7 dias por semana: 24 tweets por dia, 7 dias por semana. Mas você pode adaptá-lo ao seu próprio calendário. Os intervalos de tempo são codificados por cores. Diferentes cores correspondem a diferentes tipos de tweets. No final da semana, basta copiar/colar os tweets que você salvou no Tweets Multiplier.

E em poucos minutos, você vai acabar com 168 tweets únicos levando a conteúdo de terceiros, ao seu blog, a suas landing pages e a seu produto. Fácil, não é? A última etapa, é claro, é a publicação.

Graças ao mapa, ela pode ser feita em minutos com qualquer ferramenta de gerenciamento de mídias sociais. Nós centralizamos todo o processo de marketing de conteúdo em nossa plataforma de marketing de conteúdo e usamos ela para gerenciamento, criação e distribuição.

BÔNUS: COMO AUTOMATIZAR SEM SOAR COMO UM ROBÔ

Ótimo, agora você sabe como construir sua máquina de distribuição no Twitter. Mas ainda temos um último conselho:

Todo mundo adora automação. Mas apesar disso, seja offline ou online, todos querem interagir com seres humanos, não máquinas. Por isso, tome cuidado. Não deixe que as pessoas pensem que seu perfil do Twitter é gerenciado por um robô!

1. Traga emoções: às vezes, vale a pena abrir mão do conteúdo que tem a ver com o seu negócio para mostrar a alma e a personalidade da sua empresa. Tuíte conteúdo que inspira, envolve e entretém: citações, histórias poderosas e até imagens de gatos (todo mundo quer rir de vez em quando!). Seus leitores não são máquinas, mas pessoas reais com interesses, paixões e emoções. Conecte-se a eles. Personas ajudam a se conectar com seus leitores em um nível mais aprofundado. Aprenda a criar a sua aqui.

2. Ligue o câmbio manual (às vezes): passe algum tempo interagindo com seus seguidores, influenciadores, pessoas e marcas que você admira. De likes, comente, retuíte. Cada uma dessas ações é um passo para construir relacionamentos que podem acabar em parcerias, oportunidades de negócios ou até mesmo em uma cerveja!

3. Seja claro e honesto: a automação é parte de nossas vidas. Você envia mais de mil teewts por dia? Legal! Contanto que você filtre o que você tuíta. Eu nunca ouvi alguém reclamar de excesso de excelentes conteúdos. Você está automatizando DMs para novos seguidores? Tudo bem! Desde que você seja aberto e honesto em relação a isso.

Por exemplo, eu me inspirei nos gênios por trás da WaitButWhy e criei uma DM baseada na mensagem de captação de leads deles. Alguns podem nem mesmo lê-lo, alguns vão dar uma risada, mas eu duvido que alguém vai ficar chateado por causa disso.

CONCLUSÕES

Você aprendeu como multiplicar o conteúdo do seu feed do Twitter com tweets novos e autênticos. Tudo o que você precisa fazer agora é baixar os modelos e começar a colocar tudo em prática. Acesse aqui os materiais listados abaixo!

1. O Mapa de Distribuição do Twitter
2. O Tweets Multiplier
3. Um pdf com todo o processo explicado.

(Estão em Inglês – então se isso for empecilho, nos comunique nos comentários).  Se ainda houver dúvidas em como gerar mais tráfego utilizando essa rede social, escreva pra gente!

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