webinars

Você sabia que para muitos empresários, os webinars provam ser um dos melhores canais de marketing, conversão e vendas?

Isso ocorre pois, mesmo que você não aborde um tema de vendas em seus webinars, eles são uma ótima forma de gerar mais inscrições para sua lista de email, além de criar relacionamento com seu público e lhe oferecer a chance de se tornar referência em determinados assuntos.

Outra grande vantagem desse tipo de material é que, através dele, você terá a chance de se conectar a outros profissionais e empresários com a intenção de trocar conhecimentos. Muitas vezes os webinars são feitos em parceria com duas ou mais pessoas de empresas diferentes. Assim, a divulgação para os prospects é maior e mais eficiente e o resultado pode ser bem melhor.

Segundo Neil Patel, a taxa de conversão para os seus primeiros 77 webinars que fez para a Kissmetrics foi de 22%. Enquanto a Adobe apresenta um número de conversão de 19%.

Sabendo destas informações, é praticamente impossível que você pretenda esperar sentado que as pessoas se cadastrem para assistir aos seus webinars como mágica. Contar apenas com o preenchimento de um cadastro por e-mail traz um problema: não obter novas pessoas na sua base!

Por isso, aqui estão 10 maneiras de encontrar participantes para os seus webinars e certificar-se de que todos os esforços foram feitos para atingir o maior número de pessoas.

 

1. Escolha um título incrível e que chame atenção

Você precisa ser criativo ao escolher um assunto. Lembre-se que há muito conteúdo por aí, então não vá escolher um título qualquer e que lhe pareça mais óbvio achando que assim, o desenvolvimento do conteúdo será mais fácil. Há milhares de blogs que produzem conteúdo diariamente, por isso seu webinar deve oferecer informações ricas.

É claro que esse tipo de material é exposto de uma forma diferente dos demais, por isso, é sim possível que você consiga transmitir informações já utilizadas em outros formatos de conteúdo de uma forma que chame mais atenção das pessoas, oferecendo assim algo novo.

Os webinars podem ser uma chance também de expor opiniões diferentes sobre um determinado assunto, contar a experiência de duas ou mais empresas ou gestores, trazer novidades de implementação para algum setor, ideias de inovação e até mesmo contar a história de sucesso de uma marca, dando insights para outras pessoas que pretendem seguir pelo mesmo caminho.

Use sua criatividade, títulos curiosos podem atrair muitas pessoas!

 

 2. Escolha um bom dia e hora

Você já ouviu falar sobre as quartas e quintas feiras serem, muitas vezes, as melhores escolhas de dias para lançamento conteúdo? Então lembre-se que, dias da semana funcionam muito melhor do que os fins de semana. Assim como horários moderados, que não sejam nem muito cedo pela manhã e nem muito tarde da noite.

Se você não tiver certeza quanto a isso, pode fazer uma pesquisa com os assinantes da sua lista de emails, e perguntar ao público, quais os horários preferidos. Essa é uma ótima dica para se relacionar com o seu público.

Lembre-se também que ao transmitir seu webinar para outras regiões ou países, você precisa considerar o fuso horário.

 

3. Ofereça o material gravado

Quando o seu webinar for finalizado, você tem a opção de, posteriormente, enviá-lo para a base de pessoas que o assistiram, assim como pode utilizar o material gravado, para uma nova prospecção de leads.

Ao invés de pedir o cadastro das pessoas para assistirem ao webinar você pode oferecer a gravação do material em uma nova landing page. O objetivo é que você consiga mais leads além daqueles que já foram abordados no primeiro processo de divulgação.

Esta estratégia serve, não somente para que pessoas que não puderem assistir ou não se cadastraram, mas também para divulgar o seu material em outros fuso horários, o que é uma grande vantagem para empresas que possuem audiência espalhada pelo mundo e compartilham materiais universais.

 

4. Lembre as pessoas do seu webinar

Não se esqueça de enviar vários lembrete aos interessados. Muitas pessoas se inscrevem e não prestam atenção na data ou não se lembram no dia. Por isso é importante que você cria alguns avisos, por exemplo, alguns dias antes e também no dia do webinar.

Além disso, é possível que você permita que a pessoa marque o evento diretamente no google calendar através de um link compartilhado na página de agradecimento da inscrição.

 

5. Tenha uma boa página para cadastro

Não vá subestimar o poder da sua página de cadastro. Existem diversas formas de otimizar essas landing pages para que você obtenha bons resultados.

Pense bem nos campos necessários que a página deve ter, garantindo assim que você consiga todas as informações fundamentais dos seus prospects.

Certifique-se de obter tudo certo para converter os visitantes em leads antes de se concentrar em dirigir uma tonelada de pessoas para essa página de destino!

 

6. Ofereça um valor adicional

Um cupom de desconto, uma consultoria de 15 minutos para novos clientes, um material exclusivo que você ainda não lançou, como uma pesquisa de mercado. Não importa que você não esteja vendendo nada, mas ao oferecer alguma proposta de valor agregada ao cadastro as pessoas se interessarão mais.

É claro que esta tática deve ser utilizada com cautela, pois nenhuma empresa gostaria de ter discípulos que só consomem o seu conteúdo quando oferecido algo em troca.

Avalie qual a melhor forma de oferecer um benefício além do seu conteúdo e se realmente vale a pena fazer essa jogada no momento.

 

7. Beneficie-se da sua lista de email

O email é o primeiro canal que você deve explorar ao prospectar participantes para o seu webinar.

Se lembra quando falamos de gerar avisos para que as pessoas não esqueçam do seu webinar?

Pois então, você pode utilizar o email para fazer um primeiro disparo sobre o conteúdo e captar interessados. No segundo momento, faça um disparo uma semana antes para que as pessoas possam se atentar a data. Muitas delas talvez não se inscrevam, pois acreditam que há muito tempo até poderem assistir ao seu conteúdo.

Por isso, vale a pena ainda mandar um terceiro email 1 ou 2 dias antes para avisar as pessoas. E não se esqueça também de algumas horas antes enviar um lembrete sobre o começo do webinar.

 

8. Utilize suas redes sociais

O email não deve ser o seu único canal de distribuição. Também faça a divulgação de seus webinars via redes sociais.

No Facebook, por exemplo, é possível que você crie um evento e convide todos os seus fãs a participarem. No linkedIn você poderá usar apelo bem mais profissional e atrair um público diferenciado.

Já o Twitter e Instagram, permitem que você faça diversas postagens, em momentos diferentes.

 

9. Faça com que os inscritos compartilhem a informação

Uma das formas mais fáceis de fazer isso é criando uma página de agradecimento pós cadastro.
Assim quando a pessoa se cadastrar para participar do webinar, irá para essa página de agradecimento, onde terá a oportunidade de compartilhar a informação via redes sociais.

Lembre-se de que esta página deve ter alguns botões para facilitar o compartilhamento!

Além disso, você pode usar os emails de lembrete para pedir compartilhamentos. Você pode alcançar melhores resultados se fornecer um tweet pronto ou um link para a página de registro no email.

 

10. Considere a publicidade nativa

Se você está conseguindo converter bons resultados e obter o ROI dos seus webinars, pode considerar em investir em publicidade nativa para conseguir novos prospects.

Certifique-se antes de gastar dinheiro em anúncios, que tudo está otimizado. Você não vai querer gastar dinheiro para as pessoas visitarem sua página de cadastro e não se cadastrarem.

 

Conclusão:

Agora que você já tem algumas dicas de como conseguir mais participantes para os seus webinars você deve ter entendido que nem todos que visitaram a sua página de cadastro irão se cadastrar, assim como nem todos que se cadastrarem irão participar.
Pode ser, que muitas das pessoas que entram para assistir ao webinar, não fiquem até o final e é claro que, nem todos que ficarem até o fim serão convertidos em clientes.

Portanto pense em um bom tema, faça o possível para divulgar o seu conteúdo da melhor maneira possível e bom webinar!

Gostou? Não deixe de conferir a nossa maratona de webinars sobre o marketing de conteúdo. Esperamos por você.

 

 

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