Quando produzimos conteúdo, é importante diferenciarmos nosso material. Afinal, cada pessoa tem uma maneira de absorver as informações, e quanto mais variadas forem nossas produções, maior alcance teremos. Podemos inserir materiais em uma landing page para obter leads, mas também podemos colocar conteúdos em grupos de discussão, no YouTube, SlideShare, Pinterest e várias outras redes sociais. O importante é variar; assim, atingiremos os diferentes formas que o nosso público-alvo tem de buscar informação.

Veja a seguir os content types que você pode produzir dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo, para alcançar mais pessoas e ter aumentar seus resultados!

E-book

cms-files-980-1461175240ebook-hs-ct (1)

O E-book é um excelente material para captação de leads. Ele é mais denso do que um whitepaper e geralmente tem de 10 a 200 páginas, você deve adaptá-lo de acordo com o seu público. Ou seja, se seu público gosta de ler bastante deixe o material mais completo, mas se seu público é mais objetivo, enxugue o conteúdo. Imagens e uma boa diagramação também são muito importantes para conseguir a atenção do leitor.

Geralmente ele é salvo como um arquivo PDF, mas pode-se usar outros formatos, como o Epub. O ideal é disponibilizar uma landing page para a conversão desse conteúdo, assim você aproveita para gerar conversão de leads. 🙂

Saiba mais sobre esse content type lendo o Ebook dos e-books.

Whitepaper

É menor do que um E-book, possui geralmente de 5 a 12 páginas. O tom é um pouco mais formal e é focado em um único assunto, diferente de um E-book, que é formado por blocos de texto com conteúdo mais extenso. Whitepapers funcionam muito bem para conteúdos de resultados, como cases.

Também são apresentados em formato PDF e devem ser colocados em uma landing page para captura de dados do leitor.

Infográfico

Mapa_Jornada_Digital_Mapa

Um material bastante visual e atrativo com certeza chama a atenção de muitos leitores. Um infográfico é um desenho ou imagem que com auxílio de textos aborda assuntos de uma forma mais dinâmica e explicativa.

O legal dos infográficos é que você pode usar várias estratégias, como comparar soluções, fluxogramas, linha do tempo, gráficos, entre outros.

A Hubspot criou 13 modelos gratuitos para você desenvolver um infográfico no Power Point.

Há também a Venngage, uma ferramenta muito bacana, especializada neste tipo de solução.

Social post

Social posts são chamadas nas redes sociais que atraem o leitor para o blog da empresa. Eles ajudam você a alcançar resultados mais rápidos com os conteúdos, já que se você simplesmente postar o conteúdo no blog, sem chamadas nas redes sociais, a chance de que pessoas que não conhecem a sua página entrem no blog é bastante baixa.

Cada rede social exige um social post diferente, por exemplo: o Twitter permite até 140 caracteres, então a chamada precisa ser menor se comparada às outras mídias sociais.

Deve-se usar uma frase atrativa com uma imagem que chame atenção para que o leitor dê o clique e seja direcionado para o conteúdo no blog. Veja como escrever social posts que geram cliques!

Blog post

O blog post é um dos conteúdos mais utilizados na maioria das estratégias de conteúdo das empresas. Ele geralmente tem de 500 a 2000 palavras e é dividido em tópicos para ajudar na indexação. Nesse tipo de conteúdo é muito importante que o leitor tenha uma ação no final, ou seja, o post deve conter uma call to action para que ele tenha mais interação com o blog da empresa.

O título precisa ser atrativo e conter a palavra-chave do texto. Além disso, é importante uma imagem que atraia o leitor.

Veja 6 itens que não podem faltar em um blog post

Newsletter

A newsletter é como se fosse um boletim do que aconteceu na sua empresa nos últimos tempos. Esse material pode ter o envio semanal, quinzenal, mensal, depende do que seu público busca. No Brasil as empresas enviam newsletters apenas para pessoas que se cadastram para receber esse compilado, caso contrário a prática pode ser (e será) considerada spam.

O intuito desse material é informar e não está vinculado a promoções, ao contrário da mala direta, por exemplo.

Dica: quando você enviar uma newsletter acompanhe os resultados que gerou, como taxa de abertura e taxa de cliques.

Webinar

cms-files-980-1447089986maratona

O webinar é um vídeo geralmente ao vivo apresentado com o auxílio de slides. Ele é muito bom para gerar leads, pois a empresa pode pedir para que os interessados se inscrevam em uma landing page e realizar campanhas de divulgação de inscrições.

Fazer webinars é uma maneira bacana também de co-marketing e enriquece o material.

Guest Post

Guest post é um blog post escrito por um parceiro. A ideia é convidar especialistas e pessoas reconhecidas no mercado para escrever um ou mais posts para o seu blog. O resultado dessa parceria será um conteúdo de bastante qualidade que foi produzido sem despender mais tempo da sua equipe. Umas das vantagens desse material é que você irá atrair os visitantes do blog do seu convidado para a sua página, além de claro, criar mais uma parceria para o seu negócio. 🙂

FAQ

A sua equipe de atendimento ao cliente deve responder muitas vezes sobre a mesma dúvida, certo? Então, uma ótima maneira de torná-los mais eficientes e focados em atividades mais estratégicas é criando um FAQ, que nada mais é do que uma lista das possíveis dúvidas que os clientes podem ter em relação ao seu serviço/produto. Cada área pode criar a sua categoria de dúvidas. Por exemplo, o financeiro pode desenvolver conteúdos sobre as possíveis formas de pagamento, dúvidas sobre os vencimentos, segunda via de boletos, etc. A área de relacionamento com o cliente pode escrever sobre novas funcionalidades lançadas, dúvidas sobre o uso do produto e outras questões corriqueiras.

Conheça o modelo de FAQ que utilizamos na Contentools.

Existem muitos outros tipos de conteúdo para produzir, o céu é o limite. Antes de tudo é essencial entender que tipo de material sua audiência mais gosta e produzi-los com frequência e qualidade, a fim de gerar resultados positivos para sua empresa e material de qualidade para o mercado.

E você, produz algum outro tipo de conteúdo? Conta pra gente nos comentários 🙂 E caso queira entender como a Contentools pode te ajudar na produção de conteúdo, fale conosco!

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.