
Suponho que você já iniciou uma estratégia de marketing de conteúdo e está publicando de forma consistente semanalmente. Aos poucos seu site ganha volume de tráfego e chega a hora de mensurar quais artigos estão tendo mais acessos, quais os temas mais populares a fim de entender melhor o que as suas personas estão buscando.
Existem diversas razões pelas quais você queira mensurar os seus posts mais populares e muitas ferramentas para fazer isso, mas como começar? Vamos verificar algumas possibilidades ao utilizar o Google Analytics.
DETERMINE O INTERVALO DE TEMPO
A primeira pergunta a se fazer é: qual é o objetivo? Ver os top 10 posts mais acessados no mês que passou, os mais acessados nos últimos 6 meses ou os mais acessados desde que o ano começou. Então, o primeiro passo é determinar o intervalo de tempo no Google Analytics. Para exemplificar vamos selecionar o intervalo dos últimos 6 meses, começando 01/set/2014 até 01/mar/2015.
VER TODAS AS PÁGINAS
Agora você pode ver quais páginas em seu site recebeu o maior número de visualizações. Para fazer isso você deve clicar na aba Comportamento. Em seguida, clique em Conteúdo do Site. Por fim, clique em todas as páginas. Lembre-se de definir na busca onde o seu conteúdo está hospedado em seu site. Por exemplo: /blog/
Isso irá gerar um relatório que vai mostrar todo o seu conteúdo e a quantidade total de “visualização de pagina” que o conteúdo tenha recebido. Uma exibição de página simplesmente significa que a página foi carregada por um browser. Esta é uma medida bastante básica de popularidade, mas é uma maneira fácil e rápida de chegar compilação dos conteúdos mais populares.
Seu relatório deve se parece com o relatório abaixo. Caso você queira estabelecer os “7 posts mais populares” do seu blog/site, é só olhar a lista e decidir quais você queira divulgar. Lembre que você pode fazer isso para qualquer intervalo de tempo.
Fica a dica
Fazer essa analise é também uma grande oportunidade para avaliar o seu conteúdo. Você vê alguma coisa em sua lista que é muito antigo ou irrelevante? Talvez isso possa ser reformulado em 2015. Você vê algo que realmente superou o resto? Talvez esse seja o tipo de conteúdo que o público esteja procurando. Certifique-se de usar esse tempo e essas informações para guiar suas decisões para os próximos conteúdos.
Saiba mais aqui!
Lembre-se de alinhar o conteúdo a cada etapa do seu funil de vendas! Para saber mais confira abaixo o e-book que preparamos.