O título é tão importante em sua estratégia de conteúdo que ele pode ser o fator decisivo para o clique em um post nas redes sociais ou nos resultados de uma busca no Google. Nunca foi tão importante pensar nos títulos quanto na era digital. Eles precisam ser funcionais e atrativos, mesclando criatividade para se diferenciar com estratégia de posicionamento (SEO).

Neste post, vamos conversar sobre o tamanho ideal do título para cada canal. Veja:

Títulos do blog

O título do blog fica visível nos mecanismos de busca se tiver até 200 caracteres, depois disso ele fica cortado. As chances do internauta clicar aumentam significativamente se ele consegue ler todo o título.

Use a criatividade, usando o apelo das listas e respondendo a perguntas que os internautas costumam jogar no Google (“5 razões para você aprender sobre SEO agora”, “O que é SEO e como aplicar agora mesmo” etc.).

Títulos das redes sociais

As timelines das redes sociais são um verdadeiro picadeiro. A disputa pela atenção do público é travada em horários estratégicos entre as marcas – e elas não disputam somente entre si; estão entre os compartilhamentos de fotos, vídeos e textos criados pelos próprios usuários. Por isso, pensar estrategicamente nos títulos pode ser decisivo. A seguir veja nossas recomendações para cada rede social:

Twitter: 70 a 100 caracteres

O Twitter aceita até 140 caracteres, mas é preciso pensar no espaço ocupado pelo hiperlink e também deixar espaço para que os internautas também possa inserir algum texto na hora de retuitar.

Facebook e Google +: até 100 caracteres

As chamadas do Facebook e do Google + precisam ter um apelo mais imperativo. Dê comandos de ações, faça perguntas e indique as respostas no texto. Não entregue todo o cerne do post no título. Aliado a uma boa imagem, este tamanho de título costuma dar bons resultados.

LinkedIn: 80 a 120 caracteres

Se o internauta precisar clicar em “show more” para terminar de ler a sua mensagem, é possível que ele não clique no link. Trabalhe uma manchete impactante, aguce a curiosidade das pessoas, mas não passe de 120 caracteres, pois esta é uma rede social bem segmentada, onde os profissionais estão buscando por conteúdo de relevância e valor.

SlideShare: 80 a 100 caracteres

Esta talvez seja a rede social que mais requeira palavras-chave, pois o espaço para o título é pequeno e a forma com que as pessoas procuram por apresentações é bem direcionada. Diga exatamente o que você está mostrando no conteúdo, considerando o que o interenauta vai buscar no search. Não passe dos 100 caracteres.

Títulos de newsletter e e-mails marketing

Muita gente erra feito ao colocar “Newsletter número 24”, ou “E-mail de ofertas especiais” como títulos. Faça bonito: conte em menos de 100 caracteres qual é o principal, ou o mais atrativo, assunto que você está tratando no contato que está estabelecendo via correio eletrônico. Os resultados de abertura e cliques vão aumentar consideravelmente. Experimente.

Você gostou destas dicas? Deixe um comentário!

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.