Na era da multiplataforma, o conteúdo já não é mais consumido de um só jeito. Há quem prefira textos, mas há quem só dê atenção a vídeos ou mesmo a imagens. Nesse ambiente em que os usuários podem escolher como preferem receber a informação, o processo de criação ganha novos desafios e possibilidades. E-books, infográficos, fotos, vídeos e conteúdos visualmente interessantes ganharam espaço e não há mais dúvidas sobre isso. Mas esse conteúdo também precisa estar em uma plataforma com layout atraente, responsivo e que proporcione uma ótima experiência para os usuários. Neste post, você vai saber o que os especialistas pensam sobre a presença do design no marketing de conteúdo.

Design no marketing de conteúdo

Com diversas plataformas, canais e formatos de distribuição, é preciso saber conversar com o usuário de formas distintas. Por exemplo, a conversa de um site corporativo não será a mesma de uma página do Facebook, nem a mesma do LinkedIn e muito menos do Instagram. É preciso levar em consideração a densidade da conversa, a profundidade e até o grau de complexidade do conteúdo que será gerado para desenvolver um produto adequado. E isso inclui, obviamente, o design desse produto. O design precisa estar adaptado ao usuário e ao canal onde o conteúdo se encontra hospedado; ou seja, a “conversa” muda de acordo com a plataforma.

O que os especialistas acham sobre o design no marketing de conteúdo?

Abaixo, você vai ver algumas declarações de especialistas na área sobre o design no marketing de conteúdo. As opiniões foram publicadas originalmente no blog da Bannersnack.

Leitores da web agora esperam ser atraídos visualmente. Assim, uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo envolverá a criação de imagens úteis, ou seja, informações visuais, como gráficos, screenshots de produtos, gráficos animados e ilustrações. Para ser eficaz na transmissão da mensagem desejada, não somente a imagem deve ser útil, mas também esteticamente agradável, impressionante e visualmente alinhada com a marca.

Jacob Gube – Fundador e editor chefe da Six Revisions. Tem mais de sete anos de experiência como desenvolvedor web profissional e escreveu um livro sobre JavaScript.

O design é extremamente importante na estratégia atual de marketing de conteúdo. Considerando a quantidade de canais que as marcas podem usar para promover o seu conteúdo, as empresas estão sempre em competição por espaço e atenção nos diversos feed de notícias. Ter um projeto fraco ou pouco atraente pode fazer com que o seu conteúdo seja totalmente ignorado e se perca no feed.

Joseph Kalinowski – Diretor de criação de conteúdo da Chief Content Officer Magazine, Content Marketing World e Content Marketing Institute.

O ‘conteúdo’ em sua estratégia de marketing de conteúdo não inclui apenas as palavras, ela é a experiência em seu todo. Isso significa que você não pode separar uma coisa da outra. Se o projeto não é atraente ou não chama a atenção, as palavras podem nunca ser lidas. Qual é a finalidade de uma capa de revista? Ela faz com que o leitor abra a revista. O mesmo vale para o design no marketing de conteúdo.

Joe Pulizzi – Fundador da Content Marketing Institute, principal organização de educação e formação para o marketing de conteúdo.

Conforme nos aproximamos de 2016, o design se torna cada dia mais importante no desenvolvimento e na publicação de conteúdo. Assim como já vimos acontecer com o SEO, não é suficiente simplesmente publicar palavras-chave em um blog, é preciso tempo para desenvolver um conteúdo de alta qualidade para os leitores. E você tem que fazê-lo de uma forma que torne esse conteúdo mais fácil e mais agradável de ‘digerir’. Se você quiser que os leitores voltem ao seu blog com mais frequência e permaneçam em suas páginas por mais tempo, você tem que estar disposto a adicionar mais ‘valor agregado’. Em outras palavras, precisa investir em componentes visuais para reter a atenção do usuário.

Rob Wormley – Gerente de marketing de conteúdo na When I Work

O design é importante no mundo do marketing de conteúdo. Por meio do design e de boas imagens você pode passar a sua mensagem mais facilmente, ajudando no crescimento do tráfego e no engajamento nas mídias sociais.

Neil Patel – Cofundador do Crazy Egg, Hello Bar e KISSmetrics.

E você, o que pensa sobre o design no marketing de conteúdo? Queremos saber a sua opinião! Aproveite para acessar nosso Ebook: A importância do design no Marketing de conteúdo.

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