A Contentools agora é GrowthHackers Workflow.
Veja mais: https://growthhackers.com/workflow

Growth Hackers

O marketing de conteúdo precisa ser tratado como um processo e não como um projeto, pois ele é contínuo e está sempre em progressão. Certo? Sendo assim, é essencial definir uma estratégia de conteúdo e saber quais são as partes envolvidas em cada uma das etapas (equipe interna, fornecedores etc.) e também ter um workflow de atividades.

Mas, espere! O que é um workflow? Como este conceito se aplica ao marketing de conteúdo? É o que veremos neste artigo. Acompanhe!

O que é, afinal, um workflow?

Prepare-se para ouvir cada vez mais a expressão “workflow de marketing de conteúdo”. O conceito de workflow é, basicamente, a série de atividades que são necessárias para concluir uma tarefa. É como um passo a passo, porém a partir do primeiro, cada passo só acontece quando o anterior for finalizado, numa espécie de efeito dominó.

O workflow de marketing de conteúdo costuma acontecer a partir de uma plataforma de automatização da estratégia. Assim, as atividades passam de um para outro responsável numa sequência lógica e seguindo uma série de regras e procedimentos parametrizados na ferramenta.

Por fim, também podemos afirmar que o workflow define a ordem de execução e também as condições em que cada tarefa é iniciada.

Como um workflow ajuda no marketing de conteúdo da sua empresa?

Ter um workflow bem definido do processo de marketing de conteúdo ajuda sua empresa em vários sentidos:

Melhora a produtividade

Com a distribuição correta das atividades, os profissionais conseguem se organizar e fazer as suas tarefas e o processo só é finalizado quando a última atividade do ciclo chega ao fim. Assim, para que uma etapa inicie, a outra necessariamente precisa ser finalizada.

Torna as responsabilidades mais claras para todos

Ao conhecer todo o andamento do workflow e ter atividades bem definidas, as responsabilidades de cada profissional da equipe ficam mais claras para todos. Evita-se a ocorrência de esquecimentos e até de pessoas assumirem tarefas que não são suas, por exemplo.

Diminui os retrabalhos

O workflow também evita que um determinado processo produtivo avance no processo sem estar 100% completo. Assim, antes que o profissional de revisão seja acionado, necessariamente o redator precisa ter escrito o texto e enviado para a revisão, por exemplo.

Economiza tempo dos envolvidos

Outro grande benefício do workflow na estratégia de marketing de conteúdo é a gestão do tempo. A distribuição de prazos para cada etapa do processo de construção, publicação, distribuição de conteúdo, entre outras, fica mais organizada e faz com que os profissionais consigam se concentrar em suas tarefas e concluí-las em tempo hábil.

Por fim, também é importante acrescentar que a criação de um workflow de marketing de conteúdo requer a criação de um processo. É preciso estabelecer a padronização do desenvolvimento do conteúdo, conhecendo os prazos de produção, entrega e colaboração necessários; além disso, os responsáveis por cada etapa do workflow precisam ser definidos. E, como sabemos, cada tipo de conteúdo, cada ação, deve ter processos diferenciados.

Também recomendamos para você:

http://contentools.com.br/marketing-de-conteudo/como-escalar-e-automatizar-sua-producao-de-conteudo-atraves-de-workflows-efetivos/

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.