Uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve estar sempre atualizada com o que há de mais moderno em ferramentas e aplicações, de modo a levar as mensagens da empresa até seu público-alvo de uma forma dinâmica e criativa. Hoje vamos falar sobre o Meerkat, um aplicativo de vídeos que, assim como o Snapchat, só permite que o vídeo seja visto na hora, garantindo uma interação ao vivo com o seu público. Entenda:

O que é o Meerkat

Meerkat em inglês significa suricata (lembra do Timão do desenho Rei Leão?), animal conhecido por conseguir se levantar rapidamente, ficando de pé no meio das savanas africanas, para conseguir enxergar mais longe. Assim como fazem os animaizinhos, é como se o usuário do aplicativo estivesse erguendo a cabeça rapidamente para apurar sua visão, por meio de transmissão e recepção de vídeos. Para usar o aplicativo é necessário apenas tocar em um botão e começar a transmissão. Imediatamente gera-se um link para o streaming que é publicado no Twitter onde o compartilhamento é livre, ou seja, permitindo a viralização.

O Meerkat está disponível para os dispositivos que rodam com os sistemas operacionais Android e iOS.

Os benefícios do Meerkat para o marketing de conteúdo da sua empresa

O Meerkat é uma opção barata e fácil de usar para transmitir apresentações e eventos que a marca faz. Com ele, é possível demonstrar produtos e serviços de uma forma dinâmica e rápida. É possível, por exemplo, criar pequenos vídeos com ideias, dicas, depoimentos de clientes, fazer teasers com conteúdo introdutório, convidando as pessoas a saberem mais no site ou no blog.

O mais interessante é que a empresa consegue ter a real dimensão de sua audiência durante a transmissão (ao vivo). Também há a opção de salvar o vídeo para depois disponibilizá-lo de forma permanente no YouTube.

O maior benefício é a construção de uma base de fãs engajados. O aplicativo também é uma ótima maneira de se diferenciar da concorrência, visto que, apesar do Brasil ser um dos países que mais consomem vídeos na web, de acordo com um estudo do Hubspot sobre Inbound Marketing no Brasil, apenas 10% das empresas brasileiras têm planos de investir na criação e distribuição de vídeos.

Dicas para usar o Meerkat em sua estratégia de conteúdo

A seguir, veja algumas dicas de como usar o Meerkat na estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa:

1 – Faça explicações conceituais

Da mesma forma que você escreve blog posts com assuntos interessantes sobre o seu universo de atuação, pode fazê-lo em vídeo, ao vivo. Prepare uma apresentação sobre um conceito ou curiosidade em torno do seu negócio e transmita via Meerkat para seus seguidores.

2 – Transmita eventos

Apresentações, palestras… Há inúmeros eventos que as empresas costumam promover para atrair leads qualificados e gerar relacionamentos. Por que não aproveitar estes eventos para fazer transmissões via Meerkat e chegar a um número maior de pessoas?

3 – Demonstre produtos e serviços

Fale com seus público sobre as características de um produto ou sobre os diferenciais de um serviço. Use a aura de descontração proporcionada pelo app para falar com sua audiência de uma forma divertida e bem-humorada.

Esta pode ser uma ação muito interessante para lançar novos produtos ou serviços. Que tal?

4 – Lance ofertas e promoções

Todo mundo adora ser informado sobre ofertas e promoções. Que tal oferecer a seus consumidores códigos promocionais exclusivos que só podem ser acessados por meio de uma transmissão no Meerkat?

Esta é uma boa maneira de mensurar os resultados, afinal você saberá quantas pessoas estão conectadas na transmissão ao vivo e quantas delas compraram usando o códico promocional.

5 – Entreviste clientes

Que tal apresentar os cases de sucesso da empresa por meio de uma transmissão ao vivo? Para isso, escolha clientes que têm bons resultados para demonstrar e sente com ele para um bate-papo descontraído. Seus seguidores no Twitter irão acompanhar, e se eles gostarem irão replicar para seus pares.

6 – Mostre o dia a dia da empresa

Há curiosidades que podem contribuir com a imagem da sua empresa? Que tal mostrá-las ao seu público-alvo numa transmissão ao vivo via Meerkat?

Conte histórias sobre o seu negócio, mostre a sua equipe… Use a criatividade para humanizar a sua empresa e criar uma base de fãs da sua marca.

O vídeo é definitivamente um dos elementos do marketing de conteúdo que mais geram engajamento. Quando o audiovisual se une à potência da mídia social, os efeitos podem ser muito positivos. Afinal, as pessoas gostam muito de vídeos e também querem participar, interagir, compartilhar. Isso só pode ser feito em tempo real quando a transmissão é ao vivo.

E, nós sabemos, é preciso sempre pensar fora da caixa, apresentar novidades ao público, conectar-se com ele de uma forma única e gratificante. É por isso que o aplicativo Meerkat é uma excelente ferramenta!

Você gostou destas dicas? Já está usando o Meerkat em sua estratégia de conteúdo? Deixe seu comentário!

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