
Provavelmente você já ouviu falar sobre tom de voz de uma marca, não é mesmo? Mas se isso ainda não é tão familiar, está na hora de repensar a estratégia de Inbound da sua empresa.
Toda empresa, assim como uma pessoa, tem uma personalidade. Essa personalidade pode definir o diferencial competitivo da sua empresa. É importante se expressar de maneira autêntica e criar uma conexão com suas personas através de seus canais de distribuição (site, blog, mídias sociais, etc.) e para isso utilizamos o tom de voz da marca.
O que é tom de voz da marca?
É como sua empresa interage com o público, possibilitando assim a criação de conteúdo cada vez mais alinhado a ele.
Para criar um tom de voz ideal é preciso adquirir conhecimento profundo sobre a audiência e também definir a forma como sua empresa se posiciona no mercado.
Ele pode ser: amigável, formal, divertido ou ainda técnico.
Como definir o tom de voz da minha empresa?
É preciso coletar uma amostra significativa dos conteúdos da sua empresa. Junte todo o material que puder: blog posts, newsletter, vídeos, posts nas redes sociais. Para analisar essa amostra é importante ter um olhar crítico!
Tudo aquilo que puder ter sido escrito por um concorrente ou por qualquer outra empresa e que não represente a marca deve ser descartado. O objetivo é ficar com as peças de conteúdo que mostram o que a empresa é.
Descreva seu tom de voz com 3 palavras: essa definição deve ser feita a partir das peças de conteúdo separadas anteriormente. Um dica é descrever sua marca como se fosse uma pessoa. Qual seria a personalidade dela?
Crie sua tabela de tom de voz:
Revise a tabela sempre que a empresa passar por mudanças, sejam elas referentes a produto, persona ou à estratégia.
Tenha certeza que seus redatores saibam como usá-lo. Reúna-se com seu time, mesmo que online, e apresente a tabela e o processo de construção do tom de voz. Revise com eles um conteúdo mostrando como ele ficaria se escrito com o tom de voz da empresa.
Usando o tom de voz da sua marca na produção de conteúdo.
Produzir conteúdo é um dos principais objetivos das estratégias de Inbound Marketing. Ao desenvolver o tom de voz da sua empresa, você não só irá enriquecer a experiência dos seus prospects e leads, como também oferecer mais conhecimento sobre os valores que sua empresa busca passar aos consumidores. Isso melhora a conexão entre cliente e empresa e gera melhores resultados nas vendas.
Um exemplo de como aplicar o tom de voz nos seus conteúdos:
- Qual o tipo de conteúdo? Ex: Post no Facebook
- Quem é o leitor/persona com quem você está falando? Ex: Potenciais clientes interessados em marketing.
- Qual o sentimento do leitor? Pesquisar os interesses e que tipo de informações essas pessoas consideram relevantes.
- Qual tom você deve usar? Ex: Informativo.
Agora que você já sabe como utilizar seu tom de voz só precisa alinhar seu conteúdo à ele. Estamos estamos à disposição para qualquer dúvida, basta entrar em contato com um de nossos consultores. 😉