Além de produzir conteúdo original, denso e interessante, é também preciso se preocupar com a sua distribuição. Afinal, produzimos para que nosso público-alvo tenha acesso, consuma, se encante e se sinta encorajado para fechar negócio com a empresa, certo? Neste post, vamos ver algumas dicas para criar uma excelente estratégia de distribuição de conteúdo. Acompanhe!

Monte um calendário editorial

Tudo fica mais organizado quando a gente monta um cronograma. Em conteúdo, isso também é importante.

Vá além das datas e horários. Use o calendário editorial para delimitar uma linha de publicação que siga seu planejamento. Por exemplo, se você quer que seu público conheça um novo serviço ou produto, fica deslocado publicar um post no blog que não tenha nada a ver com o universo deste produto.

Isto significa que seu calendário deve estar alinhado com o funil de marketing. Ou seja, a sequência de publicações deve seguir a jornada do público rumo à decisão de compra.

Entenda melhor como montar seu calendário editorial e baixe grátis um template exclusivo para usar, lendo o nosso post: Ferramenta gratuita: crie seu calendário de conteúdo 2015.

Faça do blog o eixo central da sua estratégia de conteúdo

No blog corporativo deve estar o cerne do seu conteúdo. É lá que devem ser públicados os textos, os vídeos, os áudios, enfim, os vários tipos de conteúdo que você produzir. A partir do blog, use as redes sociais para fazer o material ir mais longe.

Depois, basta fazer chamadas matadoras no Facebook, no Twitter, no LinkedIn etc. para que as pessoas venham até o blog. Assim, além de reverberar o conteúdo produzido, você também abre espaço para que as pessoas interajam com o que foi produzido (curtindo, comentando, compartilhando…).

Utilize as redes sociais como molas propulsoras

Se o blog é o eixo central, as redes sociais são as molas propulsoras. São elas que levam seus conteúdos às telas do seu público-alvo. É nelas que as pessoas estão conectadas a maior parte do tempo – de acordo com o Ibope, 30% das pessoas que compraram smartphones em 2014 o fizeram para navegar nas redes sociais.

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Tenha uma boa estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing também é uma excelente ferramenta para entregar conteúdo ao público-alvo. Por meio de uma newsletter periódica, por exemplo, você pode brindar seu público com os posts mais interessantes dos últimos 15 dias.

E o mais legal é que você pode criar listas de contatos e enviar versões diferentes de newsletters para cada uma delas. Contudo, é preciso ter alguns cuidados.

Um estudo da Informz, por exemplo, apontou que enviar e-mails pela manhã é mais assertivo do que à tarde e à noite. No início do dia a taxa de abertura é 39,2% maior que nos demais períodos. Contudo, no final da tarde, quando todas as preocupações do dia já estão devidamente acomodadas, de cada 100 usuários que abrem um e-mail, 21 clicam nos links. É preciso testar a eficácia dos seus envios, por isso você precisa de uma boa ferramenta de e-mail marketing.  

Leia também: 5 dicas para fazer uma newsletter poderosa que leva seu conteúdo mais longe.

Entregue o conteúdo em primeira mão para sua base de leads

As pessoas que já estão no seu radar, os leads, sempre se sentirão privilegiados se você priorizá-los na hora de propagar um conteúdo. Faça isso. E deixe claro para seu público da base que ele está recebendo algo em primeira mão.

Uma boa ferramenta de e-mail marketing irá te ajudar nesta empreitada. Você pode automatizar o processo, parametrizando a entrega dos posts primeiro à lista de leads e também incluir essa informação no texto do e-mail marketing.

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Você gostou destas dicas? Tem mais alguma dúvida sobre este assunto? Deixe um comentário!

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