A forma como as pessoas encontram e acessam informações mudou muito ao longo dos anos. Uma das consequências disso são as mudanças nas maneiras de fazer marketing e vendas. Hoje se fala muito sobre o conceito de venda social.

Venda Social é sobre usar as redes sociais para ajudar a construir relacionamentos com seu público-alvo a fim de apoiar as atividades de vendas.

Esta é sem dúvidas a mais nova habilidade em vendas. Um representante de vendas que ignorar as redes sociais como ferramenta de apoio, principalmente no segmento B2B, perde a vantagem de ultrapassar 23% de suas metas usando Venda Social. Representantes de vendas precisam destas habilidades para usar as mesmas ferramentas que seus prospects.

Além de estabelecer a sua marca pessoal e encontrar prospects, o objetivo – e o desafio – da venda social é criar relacionamentos e engajar através de insights. Mas como educar um possível cliente nas redes sociais? Através de conteúdo relevante. É neste momento que o marketing e as vendas devem se alinhar:

Venda Social e Inbound Marketing

A ideia de Venda Social se encaixa muito bem no método de Inbound Marketing. O Inbound busca se tornar uma fonte confiável de informação: você não quer explodir anúncios na tela de seus clientes apenas para chamar atenção. Ao invés disto, você fornece informação de qualidade, responde perguntas, fornece insights e naturalmente educa seus clientes sobre seu segmento.

Enquanto a maioria das atividades envolve compartilhar e fornecer dicas, há também em alguns casos a necessidade de criar artigos e e-books mais aprofundados. Neste tipo de conteúdo, é possível demonstrar um profundo conhecimento e domínio do assunto, além de entendimento dos desafios do cliente.

Contudo, os representantes de vendas, apesar de estarem muito mais próximos dos clientes não têm necessariamente as habilidades para gerar este tipo de conteúdo, então eles acabam compartilhando links e artigos que acreditam ser interessantes. É por isso que as equipe de marketing e de vendas precisam trabalhar juntas: para assegurar que o conteúdo produzido seja adequado para o público-alvo, supra suas necessidades e alcance suas expectativas.

Objetivos em comum

Não seria ótimo se uma grande parte dos leads convertesse em vendas? Venda Social e Inbound são perfeitos juntos e possuem o mesmo objetivo: atrair e nutrir leads até o momento da conversão.

Ao aplicar este conceito em conjunto com marketing de conteúdo, o funil de vendas estará sempre preenchido com pessoas que já estão conectadas a você, que já sabem o que você faz e como. Além disso, ao construir sua reputação, quando houver uma necessidade, a sua solução será a primeira a ser lembrada. Este é o potencial do marketing de conteúdo na venda social.

Quer saber mais sobre como produzir conteúdos relevantes para seu público? Acesse nosso artigo: Ganhe profundidade e impacto com sua comunicação Web.

Conteúdo foi produzido por Felipe Matheus: empreendedor, autor, consultor, palestrante e um dos maiores especialistas em Venda Social no Brasil, um método de ajudar pessoas a se tornarem seus clientes usando as redes sociais.

 *Texto originalmente produzido em: Nov 20, 2015

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  1. Muito interessante. Particularmente, gosto bastante do marketing feito por meio de ADs no Facebook, é barato e bastante efetivo, concordo.

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