O ebook pode não ser o produto mais popular dentro da maioria das estratégias de conteúdo – mas certamente está na lista dos mais eficazes. Além de ser uma isca digital para contatos qualificados, ele é um importante formato para disseminação de conhecimento, uma vez que permite reunir informações mais densas que um post para blog e confere mais densidade ao assunto tratado. Tudo isso de forma didática e atraente para o leitor.
Você pretende começar sua estratégia de produção de conteúdo em 2015? Então é hora de conhecer melhor o potencial dos ebooks.
Apresente-se como especialista
Se você elaborar um ebook expondo o seu conhecimento profissional sobre o setor ou a área em que sua empresa atua, o leitor terá em você um ponto de referência e um especialista no assunto.
Receba leads qualificados
Quem tem interesse pelo ebook que você produziu não irá se incomodar em preencher um formulário para baixá-lo gratuitamente. Com isso, além de apresentar o seu conhecimento, você também irá gerar leads de seus clientes em potencial, algo muito importante para fazer a mensuração da eficácia de sua estratégia.
Fomente compartilhamentos
O ebook é uma ótima ferramenta para você fazer uma campanha online semelhante ao antigo boca a boca. Se a pessoa gostar do seu conteúdo, é certeza que ela vai compartilhar com seus amigos das redes sociais. Usando o formato de pagamento social, você pode solicitar compartilhamentos em troca do conteúdo, em vez do típico formulário. É uma ação especialmente eficaz quando você divulga em listas de contatos que você já tem – afinal, você não precisa receber novamente os dados das pessoas que já estão no seu mailing, mas pode aproveitar para ampliar o alcance do seu conteúdo com a ajuda das redes delas.
Informe sua comunidade
Um profissional tem dois objetivos principais quando adquire um material como esse:
- Obter mais conhecimento sobre determinado assunto e
- Aprender a fazer algo, na prática.
Se você atingir esses dois objetivos, estará construindo confiança e reputação para sua empresa e, ao mesmo tempo, ajudando a informar e educar a comunidade em que vocês estão inseridos.
Quer conhecer ainda mais vantagens de uma estratégia de conteúdo com ebooks? Faça agora mesmo o download gratuito do material “Ebook dos ebooks: como usar conteúdo para gerar leads e oportunidades de negócio” e coloque as dicas em prática na sua empresa.
Este conteúdo foi produzido por um redator profissional da base da Contentools.
Como estou começando agora ainda dando os primeiros passos reconstruindo meu Blog. Achei muito interessante este post sobre e-books. Confesso que até este momento, não dava a real importância para um e-book. Vou ficar atento a mais posts sobre este assunto, agradeço muito esta oportunidade de aprendizado.