
Evan Willians é co-fundador da rede de micro-blogs de 140 caracteres Twitter e da rede de blogs Blogger e, em meados de 2012, criou uma rede de super-blogs Medium!
A princípio, a missão da startup, segundo o seu CEO Ev, era “consertar o que estava quebrado no mundo do jornalismo e criar um novo modelo”. Basicamente, a teoria de Ev era uma inversão no modelo onde o jornalismo (jornalista) é recompensado não pela sua qualidade e sim pelo seu alcance ou popularidade (em outros termos, ADS).
Ao longo da sua breve história e dos $134 milhões de capital levantado com os maiores investidores do vale (Andreessen Horowits, Greylock Partners e GV), muita coisa mudou no plano inicial de Evan, porém, o crescimento da plataforma é constante e cada vez mais profissionais (e empresas) utilizam a ferramenta como principal meio de distribuição de seus conteúdos.
O que é o Medium?
De maneira bem sucinta, o Medium poderia ser definido como um mix entre um CMS (como o WordPress ou Joomla) e uma rede social (como o twitter, facebook). Isto por que, além de você poder criar e publicar seus conteúdos, você pode também interagir com outros autores, seguir canais, curtir conteúdos, recomendar leituras e compartilhar com sua rede. Qualquer pessoa ou empresa pode criar, gratuitamente, um perfil dentro da “rede social” e começar a dar os primeiros passos.
Até pouco tempo atrás, o Medium era 100% gratuito. Porém, no início de 2017, a empresa optou por cortar 1/3 de todos seus colaboradores e se “re-inventar”. Segundo Ev, o propósito da criação da startup não estava sendo cumprido e, redirecionamentos precisavam ocorrer (leia o depoimento do próprio no Medium) e foi assim que surgiu o “members-only-content“.
Quais os diferenciais eu posso esperar do Medium?
Bom, se o objetivo é uma inversão de valores e foco na qualidade, é isso que a plataforma busca: entregar conteúdos de qualidade. Para tanto, possui alguns diferenciais:
– Uma equipe editorial trabalhando full-time na curadoria dos artigos;
– Um algoritmo que prioriza os conteúdos de maior qualidade;
– Uma dedicação única ao design simples e a experiência do usuário;
– WYSIWYG Editor (O que você vê, é o que você recebe).
Como usar o Medium como canal de marketing para seu negócio?
Inicialmente, um bom motivo para utilizar o medium como canal de marketing é a sua facilidade de instalação e acesso. Você não precisa entender de desenvolvimento, de códigos, css, html, layout, php, etc… basta conectar seu perfil com uma rede social, fazer algumas customizações básicas e pronto.
Em termos de destaque, você estará duelando de igual para igual com qualquer concorrente do mercado. Visto que é uma plataforma Ads-free, o critério definitivo para que seu conteúdo apareça mais (ou menos) é a qualidade do mesmo, muito ao contrário do tradicional modelo de ads (onde quem paga mais, sai na frente).
Já que a ordem cronológica dos posts é a contrária dos CMS tradicionais, você não será penalizado e nem perderá visibilidade caso fique semanas ou até meses sem atualizar o seu ‘perfil’.
Assim como as redes sociais, o Medium é um “terreno alugado“, portanto, você estará sujeito as regras do time Medium e, não há nada que garanta que elas não mudem no médio-longo prazo. Exatamente por este motivo, várias empresas optam por “republicar” um conteúdo que já tenha sido publicado anteriormente no seu site/blog. Esta estratégia faz ainda mais sentido se considerarmos que, o público-alvo do Medium é altamente qualificado, visto que através do algoritmo, o seu conteúdo será exibido para profissionais que já demonstraram interesse prévio na área.
Além de tudo isto, através das coleções e da ‘Medium Curated’ (artigos manualmente selecionados pelo time de editores do Medium) você terá acesso a um modelo de “Branded Content” sem nenhum custo extra.
Agora que você sabe o que é e para que serve o Medium, que tal tentar integrar integrar Contentools e Medium via Zapier? Confira como fazer isso clicando aqui.
Até a próxima!
Legal! Gosto muito da proposta do Medium de que qualquer pessoa é, de fato, um escritor em potencial. Uma dica para empresas com interesse em publicar seus conteúdos nessa plataforma é criar uma ‘série’ da empresa. Uma série é como se fosse uma página oficial da empresa que pode ser personalizada para ficar com as cores e logo da empresa. O legal de criar uma série, é que ela pode ser alimentada por diferentes autores – quem serão esses autores é uma definição a ser feita pelo gestor da série. Então, os conteúdos que ficam compilados na série, ficam ainda ligados diretamente aos seus autores originais.
Estou apaixonada pelo Medium, com muitas ideias para publicar.