
Você já parou para pensar na quantidade de tarefas diretamente relacionadas com o seu marketing de conteúdo? Aqui, não estou incluindo as ações gerais de marketing digital (ou inbound), mas sim as que estão diretamente relacionadas aos 4 pilares fundamentais do marketing de conteúdo: Planejamento, Criação, Distribuição e Mensuração.
Como parte do processo de seleção para definirmos se podemos ou não ajudar uma empresa a melhorar a sua performance de marketing de conteúdo, sempre perguntamos como está estruturado o processo de criação do conteúdo. A resposta mais comum é que está organizado em 3 etapas: envio da pauta, revisão do conteúdo e aprovação do mesmo. A realidade, porém, está BEM distante disso.
Nosso time de Customer Success (aqueles heróis que têm o objetivo de vida de fazer com que os clientes alcancem seus objetivos) fez uma análise com +300 empresas no Brasil que possuem o marketing de conteúdo como um dos principais canais de geração de leads (oportunidades de negócio) e chegou ao seguinte fluxo:
01) gestor de conteúdo envia um conteúdo para produção de um redator (e-mail);
02) redator cria um rascunho (Word ou GoogleDocs);
03) redator avisa o manager que o rascunho está pronto (e-mail);
04) manager envia o rascunho para revisão do editor (e-mail);
05) editor acompanha edições no documento (Word ou GoogleDocs);
06) editor faz perguntas e sugere alterações ao redator (e-mail);
07) redator faz as alterações no documento (Word ou GoogleDocs);
08) redator avisa o editor que as respostas foram incluídas (e-mail);
09) editor revisa o post e aceita as alterações (Word ou GoogleDocs);
10) editor envia o conteúdo para revisão técnica ou legal (e-mail);
11) equipe de aprovação pede alterações e/ou faz comentários (e-mail com Word ou Google Docs);
12) equipe de aprovação envia o documento para o editor (e-mail com Word ou Google Docs);
13) editor faz as alterações solicitadas pela equipe de aprovação (Word ou Google Docs);
14) editor notifica o gestor que o conteúdo está pronto (e-mail);
15) gestor faz a leitura e aprovação final do conteúdo (Word);
16) gestor avisa ao time participante que o conteúdo foi concluído (e-mail);
17) gestor vai ao CMS e agenda a publicação (WordPress, Joomla, HubSpot);
18) gestor cria a meta description e faz ajustes em plugins de SEO (WordPress, Joomla, HubSpot);
19) gestor cria post de distribuição na rede social I (Facebook);
20) gestor cria post de distribuição na rede social II (Twitter);
21) gestor cria post de distribuição na rede social III (Linkedin);
22) gestor cria uma task no calendário para acompanhar se a publicação aconteceu (agenda/software de gestão de projetos);
23) gestor verifica se o conteúdo efetivamente foi publicado.
Não criemos pânico, o primeiro passo para melhorar é assumir!
Assumindo que nada no processo dê errado (os colaboradores ficaram doentes, entraram em férias, o conteúdo não foi salvo, o arquivo não foi encontrado no drive, arquivo sem o compartilhamento necessário/colaboradores sem acesso, aprovação não aconteceu, etc.), os 3 passos iniciais se transformaram em:
- 23 etapas (workflow)
- 8 ferramentas diferentes
- 9 e-mails
- 4 participantes diferentes
Nessa mesma pesquisa, entre todas as 300 empresas analisadas, chegamos a uma média de 10 conteúdos produzidos mensalmente. Isso quer dizer que o processo acima é rodado ao menos 10 vezes ao longo do mês, gerando os seguintes – e impressionantes – números:
- 230 etapas (workflow)
- 90 e-mails
Para deixar os números ainda mais palpáveis, vamos assumir que cada recebimento e envio de e-mail leve, em média, 15 minutos (sem contar a tarefa relacionada com o e-mail, seja ela revisar, ler, aprovar etc.). Com isso, temos uma média de:
- 1350 minutos OU
- 22,5 horas OU
- 14% do seu tempo produtivo
O fato é que todas as tarefas acima precisam obrigatoriamente ser concluídas para que o conteúdo saia do papel e atinja seu público-alvo. O ponto é que nem todas elas precisam ser feitas manualmente, a automação está aí para isso!
E se o exemplo acima não foi suficiente para ilustrar quão enxuto seu processo pode ou deveria ser, imagine o seu time de vendas sem um CRM. Quantas tarefas que hoje são feitas e registradas automaticamente por tais ferramentas seriam feitas manualmente. Agora, imagine o impacto que isso traria para o crescimento da sua empresa. Pois bem, o marketing de conteúdo segue (ou deveria) seguir a mesma linha, principalmente se ele for o seu principal canal de aquisição.
A automação está diretamente ligada à produtividade, produtividade está diretamente ligada ao custo, e o custo está diretamente ligado à sua receita. Pois bem, não é à toa que um trabalhador americano produz o equivalente a quatro trabalhadores brasileiros. Claro que este resultado é uma soma de qualidade da mão de obra, infraestrutura e inovação. Porém, para chegarmos mais perto (não dos americanos, mas do cenário ideal que você imagina para o seu negócio), precisamos começar a agir!
Esse post foi útil pra você? Percebeu como pode automatizar e aumentar a eficiência do seu time? Deixe comentários de como é seu processo hoje ou entre em contato com nosso time e veja como pode ser diferente!
Também recomendamos para você:
- Quero crescer: preciso mesmo investir em tecnologia para gerir meu negócio?
- Meu e-commerce precisa crescer e se destacar: qual o jeito mais acessível de fazer isso?
- Como montar o time ideal de Marketing de Conteúdo?