Com a marcha implacável da Internet, o comércio eletrônico continua a crescer. Da mesma forma, os marketplaces também estão se expandindo, com mais e mais vendedores se juntando à briga. No entanto, percebe-se que nem todos gozaram do mesmo sucesso que alguns. Isto é basicamente devido à comunicação efetiva com clientes existentes e potenciais.

Marketing de conteúdo tornou-se uma ferramenta muito poderosa para marketplaces e, de fato, também para qualquer outro tipo de negócio. Com uma simples pesquisa do Google, é possível encontrar exatamente o que se procura e também pode-se comparar o preço em vários sites. Como atrair potenciais clientes para você? A resposta é o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma maneira eficaz e acessível de direcionar o tráfego para seu site. O marketing de conteúdo local é muito adequado para marketplaces que visam áreas geográficas específicas, como o StarOfService, em que é possível contratar serviços de acordo com a cidade de cada cliente.

Mas, afinal, o que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é a atividade de criação e distribuição de conteúdo relevante e interessante para o público-alvo. A distribuição do conteúdo deve ocorrer em locais onde seu público-alvo esteja procurando por ele, com o objetivo final de gerar a ação do cliente rentável.

Em primeiro lugar, quando falamos de conteúdo nesse contexto, nos referimos a qualquer formato que possa conter informações interessantes. Tradicionalmente, usa-se conteúdo escrito como postagens de blog, artigos e ebooks. Mas também existem formatos de mídia mais ricos como apresentações em slides, infográficos, podcasts e vídeos. Caso você tenha interesse em entender como utilizar cada tipo de conteúdo para alcançar cada um de seus objetivos, sugerimos a Matriz de Marketing de Conteúdo, uma ferramenta grátis que menciona cada tipo de conteúdo possível!

Com criação, queremos dizer principalmente o ato de criar material original, mas criar conteúdo original não é a única opção. Muitas pessoas praticam marketing de conteúdo através da coleção de conteúdo de outras pessoas em torno de um determinado assunto e curá-lo para uma audiência interessada neste assunto. No entanto, produzir conteúdo original é a melhor tática, uma vez que o Google não ajuda muito sites com conteúdo duplicado.

A última, mas talvez a parte mais importante é a distribuição. A distribuição é sobre como fazer com que seu conteúdo seja visto pelo seu público-alvo. Aliás, mencionamos várias dicas sobre distribuição neste artigo sobre Como alavancar o alcance do meu conteúdo no início da minha estratégia sem gastar em mídias pagas? se você quer economizar na distribuição e ainda assim chegar em um grande público, vale a leitura!

E o marketing de conteúdo local?

Agora que temos uma compreensão do que é o marketing de conteúdo e o que ele pode fazer, podemos definir o marketing de conteúdo local: marketing de conteúdo que é focado localmente. A maior vantagem de se ter um foco local é o fato de ainda ser muito pouco produzido. Ao longo dos últimos anos, devido ao seu poder e possibilidades, o marketing de conteúdo tornou-se uma das principais estratégias de marketing, resultando em uma certa saturação de conteúdo online sem foco local. Por isso, há uma excelente oportunidade para ser aproveitado com o marketing de conteúdo local.

E por que isso é útil para o meu marketplace?

Começar seu marketplace com um foco local geralmente é uma boa ideia. Isso permite que você atenda pessoalmente seus primeiros clientes e que realmente compreenda as necessidades dos usuários e as condições do mercado. O marketing de conteúdo local complementa perfeitamente essa abordagem. Uma das partes mais importantes do marketing de conteúdo é distribuí-lo nos locais onde seu público-alvo está. Se você tiver uma boa compreensão do ambiente local, você saberá onde seus clientes buscam informações (online e offline), quais as publicações que lêem e o que está acontecendo na área. Em suma, você precisa conhecer a paisagem de mídia. Este é o ingrediente número um para uma estratégia de marketing de conteúdo local bem sucedida. Aproveitar esse conhecimento em combinação com a produção de conteúdo de alta qualidade fará com que tenha sucesso com sua estratégia de marketing de conteúdo local.

Tudo bem, mas, na prática, o que devo fazer?

O marketing de conteúdo local oferece a oportunidade para capitalizar um interesse específico para sua comunidade local. Tente pensar sobre produtos ou serviços sazonais necessários e escreva um artigo sobre eles, incluindo referências ao seu marketplace e ao fato de você oferecer este produto ou serviço à comunidade local.

Postar seu conteúdo em sites e blogs é uma ótima opção se você deseja alcançar um público que você geralmente não tem acesso. Você pode encontrar blogs e sites locais que publicarão sua história gratuitamente. No entanto, sites de alto tráfego que recebem visualizações no país inteiro poderão solicitar pagamento por sua “postagem patrocinada”. De longe, o melhor recurso para encontrar sites locais poderosos para publicar seu conteúdo são os operadores de pesquisa do Google. Os operadores de pesquisa permitem que você reduza os resultados de uma pesquisa no Google para encontrar melhores sites que correspondam à sua consulta. Você pode pensar neles como atalhos para uma “pesquisa avançada” no Google. Existem muitos operadores de pesquisa mas os mais úteis são:

inurl: Isso limitará os resultados da pesquisa aos documentos que tenham seu termo de pesquisa no URL do site. Por exemplo, para encontrar sites que publiquem guest posts relevantes para Salvador tente pesquisar [salvador inurl:guestpost] e você receberá páginas que mencionam “salvador” e que tenham “guest post” no URL. Outras variações podem incluir [post patrocinado inurl:salvador] ou [colaborador convidado inurl:salvador];

intitle: Este operador é semelhante ao inurl, mas retornará documentos que contenham seu termo de pesquisa na tag de título da página. Experimente [salvador ba intitle:infográfico] para sites que estão postando infográficos sobre Salvador;

inanchor: Este operador de pesquisa restringirá os resultados da pesquisa a páginas que contenham suas palavras-chave no texto âncora ou nos links que apontem para a página. Por exemplo, [salvador ba inanchor:infográfico] retornará páginas nas quais o texto âncora dos links apontando para as páginas contém a palavra “infográfico” e a página contém as palavras “salvador” e “ba”.

Blogs

Agora que você já sabe como encontrar sites interessantes, você pode entrar em contato com blogueiros que sejam populares nas cidades que você deseja alcançar. Um blogueiro atua como um influenciador. Se você pode trabalhar em conjunto com um blogueiro local e conseguir uma avaliação favorável do seu mercado (incluindo um link de volta ao seu site), você está matando três coelhos com uma cajadada só: exposição a um público local, endosso de confiança e influência positiva de SEO.

Sites

Há dois benefícios aqui. Em primeiro lugar, esses sites já possuem uma audiência local estabelecida, algo que você não possui. Em segundo lugar, pode ter um impacto positivo na posição de seu site em motores. Esses sites geralmente precisam de conteúdo, então, se você puder produzir contribuições para estes sites, seus textos deverão ser publicados. Lembre-se, este método só é valioso se o assunto estiver relacionado ao tópico do seu marketplace.

Mídias físicas

Uma opção muito eficaz é entrar em contato com a redação de jornais e revistas que tenham uma boa circulação nas cidades em que você deseja alcançar. Escreva, por exemplo, um texto sobre algum evento que acontecerá na cidade e inclua informações sobre o seu marketplace de uma forma orgânica ao texto. Isso fará com que mais pessoas desejem oferecer seus serviços no seu marketplaces, além de você conseguir mais clientes. Entretanto, por mais que mídias físicas sejam eficazes, há uma coisa que elas não conseguem fazer: melhorar a posição do site de seu marketplace nos motores de busca. Se estes jornais ou revistas tiverem seu próprio site, você pode pedir para que o texto que você enviou também seja publicado no site.

Concluindo

Essas táticas o ajudarão a começar sua campanha de marketing de conteúdo local. O marketing de conteúdo pode ser uma maneira econômica de obter tráfego, mas é uma estratégia que leva tempo e investimento. Produzir bons conteúdos, criar uma audiência e encontrar as maneiras corretas de distribuir o conteúdo é bastante trabalho. O crescimento provavelmente será mais lento do que com publicidade paga, mas também será mais sustentável – especialmente se você escrever conteúdo que permaneça relevante e fresco. Às vezes, você conseguirá produzirá conteúdo que continuará trazendo tráfego por muitos anos.

É importante lembrar que o marketing de conteúdo é apenas uma forma de aumentar o seu mercado. Existem muitos outros canais e estratégias que podem ser aplicados. Alguns podem funcionar para você, enquanto outros não. O sucesso do crescimento é o resultado de encontrar a combinação correta de estratégias de marketing, muitas vezes por meio de tentativa e erro.

Se você quer continuar se aprofundando no assunto, confira:

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.