A Contentools agora é GrowthHackers Workflow.
Veja mais: https://growthhackers.com/workflow

Growth Hackers
marketing digital

A vida do profissional de marketing mudou – e muito – nos últimos anos. E não me refiro apenas às mudanças em suas atividades diárias e competências necessárias, mas, principalmente, ao imenso número de estratégias, ferramentas e estatísticas que ele deve acompanhar!

Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Re-targeting, Inbound Marketing, Marketing Digital, Native Ads, Content Marketing, Social Media Marketing, Referral Marketing, Vídeo Marketing, SMS Marketing, Mobile Ads, SEO, SEM, etc.

A esta altura do campeonato, não é mais necessário dizer que o seu negócio NÃO vai conseguir utilizar todas as estratégias de marketing disponíveis se quiser ter um ROI positivo e sucesso em todos os investimentos – você necessariamente precisará escolher e terá que definir prioridades!

Mas você deve estar se perguntando: Qual é a melhor estratégia para o meu negócio? Eu deveria investir em ads ou conteúdo? Começo pelo Inbound ou pelo Conteúdo? Conteúdo ou SEO? Mobile ou não? Calma lá… vamos começar esclarecendo dúvidas básicas.

1) Em quais redes sociais devo ter perfil?

Depende. Em qual rede social o seu público está presente? Esta decisão depende muito pouco da sua opinião e muito do gosto do seu público-alvo.

Cerca de 53% de todo jovem entre 18-29 possui um perfil no Instagram. Portanto, se o seu negócio tem um apelo visual e o seu público-alvo é formado por jovens, você já deve ter a resposta.

Por outro lado, se o seu negócio é B2B e tem um modelo de vendas top-down, a rede social que provavelmente gera mais resultados será o LinkedIn.

2) Devo começar com Conteúdo ou com Inbound?

Depende do estágio que o seu negócio se encontra hoje. Digamos que você já possui um alto tráfego sendo direcionado ao seu site por algum motivo (Ads, por exemplo) e que você está precisando converter este alto número de visitantes em leads. Neste caso, a opção ideal é começar com um software de inbound (o que não anula a necessidade de produzir conteúdo em paralelo, pois você provavelmente diminuirá o seu custo por visitante se mudar de ads para content).

Agora, se você está começando a sua presença online, está lançando um novo produto, quer validar o potencial do seu mercado online, quer atrair mais visitantes para a sua página, quer estruturar um canal sustentável de aquisição… comece pela base da pirâmide: conteúdo!

Afinal, não faz muito sentido você ter landing pages, fluxos de nutrição e outras automações, se não tiver nenhum visitante para transformar em lead ou nenhum lead para converter em cliente!

E se você ainda não mensura o número de visitantes mensais do seu site/blog, volte 10 casas!

3) Devo ou não começar investindo em Ads?

Como todas as outras respostas, depende! Se o seu negócio for B2C (venda para o consumidor final), o seu processo de vendas provavelmente é mais enxuto, com um ciclo menor, mais emotivo e que envolve menos players na tomada de decisão, portanto, um ads voltado para a compra pode funcionar bem.

Por outro lado, se o seu negócio for B2B (venda para empresas), o seu processo de venda é mais complexo, tem um ciclo maior, mais racional e envolve mais players na tomada de decisão, portanto, um Ads não fará todo o trabalho sozinho. Nesta situação, é indicado que você utilize ads para o topo de funil, ou seja, cadastro no blog, landing page de download de materiais, etc.

Em resumo, o Ads se torna mais efetivo e rentável quando você o direciona para uma ação específica que não seja a compra final!

O resumo é que não existe um modelo one-size-fits-all (em outras palavras: uma fórmula universal que pode ser aplicado a todo tipo de negócio). Mas, dependendo do seu objetivo, seu budget de investimento e momento atual da sua empresa, você pode eliminar grande parte destas possibilidades e começar a caminhada já com o pé direito.

Se o conteúdo foi útil para você, deixa um comentário aqui para a gente! E se houver alguma dúvida de como iniciar ou complementar a sua atuação no marketing digital, principalmente com conteúdo, entre em contato com um de nossos consultores!

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.