marketing de salões de beleza

O marketing digital é hoje uma estratégia excelente para diversos segmentos e o mercado da beleza é, com certeza, um deles. Investir em conteúdos de qualidade e que realmente ofereçam valor para seus clientes é uma estratégia de renome conhecida como Inbound Marketing, e que pode trazer excelentes resultados para o marketing de salões de beleza.

Usar as redes sociais é uma ótima maneira para começar a colocar essa estratégia em prática impulsionando seus negócios. Que tal começar já? Nesse post vamos te dar dicas úteis, fáceis de aplicar à sua rotina e que vão ajudar a trazer mais clientes para você!

marketing de salões de beleza

Escolha a rede social certa!

São várias as mídias sociais disponíveis hoje e não vá achando que são todas iguais! Determinados conteúdos podem se tornar mais estratégicos se forem postados no lugar certo, afinal cada rede social tem suas próprias lógicas de funcionamento.

Uma boa dica para cabeleireiros é escolher uma rede que valorize imagens, afinal é assim que você registra o resultado do seu trabalho, certo? Por esse motivo, aposte no Instagram! Ele oferece vários recursos bacanas de edição e ainda conta com as Ferramentas de Negócios, que permitem que você avalie os resultados das suas postagens e possa trazer para seu público exatamente o que ele quer ver. Não se esqueça de explorar o recurso Stories que a plataforma oferece, lá você pode mostrar um pouco mais da rotina do seu salão!

Além disso, lembre-se que é muito importante ter um perfil pessoal, em que você terá mais liberdade para postar o que quiser sem afetar seus negócios, e outro perfil só para a sua empresa. Nesse, mantenha o profissionalismo, foque no seu cliente e poste estrategicamente.

Planeje e invista

Tando quando falamos do marketing para salões de beleza ou para qualquer outro negócio, pouco adianta fazer postagens aleatórias nas redes sociais sem pensar nos resultados práticos que elas podem trazer para o seu salão de beleza. É necessário planejar!

Pense na quantidade de posts ideal para fazer por semana e nos melhores horários para coloca-los no ar. Não existe fórmula secreta para isso, afinal cada empresa tem públicos diferentes que reagem de forma diferente aos conteúdos postados. Uma boa dica para fazer isso de forma simples é testar! Faça vários tipos de postagens em horários diversos, avalie os resultados e veja o que realmente está dando certo. Que tal postar um penteado ao meio dia e uma dica de beleza no final do expediente? Deu certo? Ótimo! Não deu? Inverta os horários, tente outros, crie novos conteúdos… Essa é uma boa tática, mas várias marcas apostam em uma boa análise do comportamento de seus seguidores, você pode ler mais sobre isso aqui.

Mas, se você já se planejou, já faz postagens estrategicamente e não tem conseguido o volume de resultados que esperava, talvez seja a hora de investir. As empresas de redes sociais não mostram todo aquele conteúdo bacana que você produziu para a sua base de seguidores inteira, só alguns verão seus posts na timeline! Para que mais pessoas recebam seu material, você pode criar anúncios.

Ofereça conteúdos valiosos

Isso mesmo! Oferecer conteúdos que realmente gerem valor para seus clientes é uma excelente maneira de demonstrar seu conhecimento, mostrar o diferencial do seu trabalho, conquistar confiança e deixar a recepção cheia. Mostre que você é autoridade quando o assunto é beleza.

Para isso temos várias sugestões! Quando postar o resultado do seu trabalho conte o nome da técnica que utilizou e explique a tendência. Sabe aquele segredinho para manter o cabelo saudável em casa? Compartilhe! Dicas sobre produtos, técnicas, estilização vão mostrar toda a sua expertise e fazer com que seu seguidor escolha você na hora de realizar um serviço com um profissional.

Tire fotos boas!

Fique bem atento com as imagens que você escolhe postar, elas também são uma forma  de conteúdo, demandam cuidado e dizem muito sobre o seu trabalho. Lembre-se de deixar o fundo das fotos sempre organizado e certifique-se de que não haja nada distraindo seu seguidor daquilo que você realmente quer mostrar para ele.

Ao pensarmos no marketing de salões de beleza, preste atenção ao fotografar uma cliente (principalmente se for de frente), peça autorização para postar nas redes sociais e verifique se ela gostou de como saiu na foto. Marque-a na publicação para que ela possa se ver fazendo sucesso no seu perfil!

Para fazer imagens mais bonitas opte sempre por usar iluminação natural. A dica é posicionar-se entre uma janela e a sua cliente, mantendo a janela atrás de você na hora do clique, faça o teste!

Facilite o contato

Seu seguidor já leu vários dos seus conteúdos, se apaixonou pelas fotos do seu trabalho e está ansioso para marcar um horário com você, facilite esse processo! Ofereça mais de uma forma para que ele converse com você e deixe esses contatos em local de fácil acesso (coloque na bio do seu Instagram!). Talvez esse seja um bom gatilho para direcionar seu seguidor para outra rede social com a qual você trabalhe. Que tal dar o número do seu WhatsApp profissional ou o link da sua FanPage no Facebook?

Essas são dicas simples, mas valiosas para dar o pontapé inicial da estratégia de marketing de salões de beleza usando as redes sociais para alavancar os resultados. Mas essa é apenas uma das formas que a Contentools tem para te ajudar a atrair uma clientela mais volumosa e fiel, conheça melhor o que nós podemos te oferecer aqui.

 

*Este texto foi produzido por Amanda Nogueira, profissional da Comunidade Contentools.

 

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