marketing para mídias sociais

Quem lida com tecnologia, desenvolve modelos de negócio inovadores, atua no mercado digital ou no setor de comunicação costuma ter dificuldade de explicar para os amigos e para a família o que faz para ganhar a vida. Esse também é o nosso caso, já que reunimos uma tecnologia voltada para comunicação na internet. Mas o que é isso mesmo? o_O

Ok, a gente concorda que o termo Marketing de Conteúdo ainda não é familiar para muitas empresas – e pode soar como novo mesmo para gerentes de marketing, jornalistas e até para quem trabalha com geração de conteúdo. Mas quando tentamos explicar um pouco mais o que fazemos, muita gente responde assim: “ah, ok, vocês fazem marketing para as mídias sociais”. Também. Mas não é bem isso.

O Marketing de Conteúdo realmente envolve as redes sociais. Mas, embora haja alguma sobreposição, Marketing de Conteúdo e marketing de mídia social são duas entidades distintas, com diferentes pontos focais, metas e processos. Para ajudar a esclarecer a confusão, vamos olhar para as principais formas em que eles diferem (e onde se encontram).

Ponto de gravidade

No marketing de mídia social, o centro de gravidade, o foco, está localizado dentro das próprias redes sociais. Quando operam campanhas de mídia social, os profissionais estão operando dentro do Facebook, dentro do Twitter, dentro do Google+. Assim que produzem o conteúdo, eles o disponibilizam dentro dessas redes.

Em contraste, o foco do Marketing de Conteúdo é um site da marca – seja a URL principal, o blog corporativo ou algum microsite criado para determinado produto. As redes sociais são vitais para o sucesso dos esforços de Marketing de Conteúdo. Mas, nesse caso, Facebook, Twitter e Google+ são usados ​​principalmente como distribuidores de links para o conteúdo no site da marca – e não como recipientes do conteúdo em si.

Tipos de conteúdo

No marketing de mídia social, o conteúdo é construído para caber no contexto da plataforma social escolhida: mensagens curtas na faixa de 140 caracteres no Twitter, enquetes, perguntas e imagens curiosas para o Facebook, etc. Nesse caso, as marcas têm como modelo o comportamento que os indivíduos assumem nas redes sociais.

Já no Marketing de Conteúdo, o contexto dos sites e blogs permite formas de conteúdo mais longas e mais trabalhadas. As marcas podem publicar posts, vídeos, infográficos e eBooks, só para citar alguns formatos. Nesse caso, as marcas usam como modelo o comportamento de editores de veículos de comunicação.

Objetivos

Embora tanto o Marketing de Mídia Social quanto o Marketing de Conteúdo possam ser usados para uma infinidade de propósitos, o primeiro em geral tende a se concentrar em dois objetivos principais:

1. É usado para o reconhecimento da marca: A atividade principal é gerar discussão em torno da marca.

2. É usado para a retenção e satisfação dos clientes: As empresas podem usar os canais sociais como fóruns abertos para diálogos diretos com os clientes, muitas vezes em torno de questões ou dúvidas que os consumidores tenham.

Já o Marketing de Conteúdo tem como centro o website da empresa e atua como gerador de demanda. Como conteúdo de qualidade traz clientes em potencial para o site da empresa, as marcas podem desenvolver um relacionamento com os prospects e alimentá-los em direção a uma conversão ou compra.

Evolução do marketing digital

O marketing de mídia social vem facilmente à cabeça das pessoas que atuam no departamento de marketing das empresas. Já o Marketing de Conteúdo é um termo relativamente novo e uma nova prática para muitos.

No entanto, as duas estratégias são mais como partes interligadas relativas à evolução contínua do marketing. A internet desencadeou uma capacidade revolucionária para cada marca se comunicar diretamente com seus clientes – sem a necessidade de mídia intermediária.

Parece que o marketing de mídia social tem jeito de ser mais acessível: o acesso aos usuários é direto (já que todos nós gastamos cada vez mais tempo em redes sociais) e o conteúdo geralmente é curto, o que torna o processo de publicação relativamente fácil.

Mas à medida que as empresas se tornam mais familiarizadas com o seu novo papel como editoras, a progressão natural será em direção ao Marketing de Conteúdo. Sim, o desafio aqui é um pouco maior: o Marketing de Conteúdo exige a produção e formatação de conteúdo com qualidade, a atração e a construção de um público no próprio site. Mas as recompensas e os resultados são, sem dúvida, mais poderosos. As empresas podem se envolver mais profundamente com os seus clientes através de esforços de marketing de conteúdo. E dirigindo os consumidores ao seu próprio site, a marca tem melhor oportunidade de ganhar leads e movê-las em direção à ponta do funil de vendas.

Por ler este post até o final, você já se mostra interessado em fazer parte de um time que só tem a crescer: o grupo de quem quer gerar e compartilhar conhecimento de forma recorrente, para colher mais resultados a partir de estratégias de marketing digital. Como pioneiro, que tal compartilhar seus pensamentos com a gente?

Queremos saber: como você diferencia o marketing de mídias sociais do Marketing de Conteúdo? Vamos evoluir esse debate nos comentários!

 

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*Texto publicado originalmente em 2015

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This post has 10 Comments

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  1. Acho que para o marketing geral de uma empresa funcionar melhor, essa deveria usfruir de ambas as ferramentas. Trabalhando interligadas e sincronizadas, marketing de mídias sociais e marketing de conteúdo são ótimas formas de ascender uma empresa.

  2. Pingback: O fim do "curtir"? Veja como o fim do alcance orgânico das páginas do Facebook afeta a sua estratégia de marketing digital - MARKETING DE CONTEÚDO
  3. O Marketing social serve para coletar dados de perfis das pessoas que já interagem e se identificam com a marca e os posts colocados. Isto facilita levantar os perfis das personas e produzir conteúdos coerentes.

    1. Que tal pensar que vc está sendo contratado por uma empresa não para gerenciar o que eles já tem…ainda que vc possa até questionar a qualidade do que eles tem… e então lembrar que as empresas o que precisam é de gente com visão da realidade e idéias pra fazer a empresa em questão faturar?
      Isso não se ensina nas universidades brasileiras…

  4. Acredito que o marketing de conteúdo é fundamental nesse universo em que os clientes procuram cada vez mais qualidade. Estar informado com conteúdo de qualidade onde a fonte da informação é o website da empresa em que se esta comprando ou buscando comprar um produto gera credibilidade. E isso resulta em clientes fidelizados. Já o marketing de mídias sociais vem para dar mais visibilidade, disseminando o conteúdo pra outras pessoas, que pode ser futuros clientes, além de ser um termômetro para as estratégias futuras e atuais.

  5. Olá! Sou estudante de Publicidade e Propaganda (5°semestre) e por incrível que pareça fui descobrir agora o termo “marketing de conteúdo, que na minha visão compreendia o universo de marketing. Estou curtindo muito as informações adquiridas e penso em me especializar nesse tipo de marketing. Sei o valor das redes sociais e fico feliz em saber que marketing de conteúdo utiliza como ferramente de suporte para captar novos usuarios.

  6. Eu mesma não conhecia esse termo, apesar de fazer uso do material feito por algumas empresas como webinar e e-books. A partir da leitura de alguns conteúdos tanto da Contentools como de outras empresas, entendi o que seria Marketing de Conteúdo e suas diferenças como o marketing das redes sociais. De fato, acredito que utilizar a Internet para as vendas é um caminho sem volta, mas que segue em frente com a otimização e o desenvolvimento de uma relação de confiança. Se encontra de tudo na Internet, e isso faz reduzir a simpatia e a confiança nesse instrumento. Vi no Marketing de Conteúdo uma forma de acrescentar algo de bom, útil, seguro e confiável. Inclusive, eu não me via, pessoalmente, uma usuária tão assídua de leitura virtual, mas agora estou mais, por conta do marketing de conteúdo… rsrsrs

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