Qual é a importância do marketing de conteúdo para startups?

Quem está começando uma startup e tem a intenção de torná-la conhecida sem a necessidade de investir milhões em publicidade para a captação de clientes, poderá contar com o marketing de conteúdo. Suas principais vantagens englobam: o baixo custo de aquisição, suporte na educação de mercado, aumento da visibilidade e a possibilidade de se tornar autoridade no segmento em que a startup atua.

Porém, além disso, o marketing de conteúdo funciona melhor quando é entregue para a pessoa certa, no momento certo e com a mensagem certa para despertar o interesse e a oportunidade de vendas, é fundamental conhecer o processo de compra do seu público adequando conteúdo certo para cada etapa do seu funil de vendas.

Em outras palavras, o público irá se acostumar com essa oferta e sempre buscará as soluções apresentadas através dos canais de conteúdos da startup, antes mesmo de conhecer o produto. O marketing de conteúdo objetiva a geração de leads, captação e retenção de clientes, divulgação da marca entre outros.

Quando utilizar a estratégia de marketing de conteúdo para startups?

A resposta poderia ser sempre, mas sempre é muito amplo e existem, sim, momentos mais adequados e necessários para investir em marketing de conteúdo. Abaixo aparece uma lista pontual de quando que essa estratégia trará maiores benefícios aos objetivos da empresa.

  • Product market fit: Logo após o modelo de negócio ser definido. Se a intenção é educar o cliente e marcar presença na formação das pessoas que consomem o conteúdo, a audiência deve ser segmentada, e isso só é possível com a definição do produto da startup.
  • Geração de demanda antes do lançamento: sempre que surgir uma nova solução de um problema oferecida pela startup. Muito mais do que o produto ou dos objetivos da empresa, o público busca ao consumir conteúdo, soluções de problemas. Por isso, inicar o marketing de conteúdo antes mesmo do lançamento da solução pode ser uma alternativa para lançar o produto com uma audiência preparada.
  • Educar e capacitar o público: tirar dúvidas de possíveis consumidores é um dos objetivos do marketing de conteúdo. Você pode ouvir a demanda de seus clientes e transformar em conteúdo, ajudando o suporte e o relacionamento com cliente.

Quais os canais e como realizar o marketing de conteúdo para startups?

Blog corporativo: Dentro do mundo virtual a manutenção de um blog é essencial para a criação de conteúdo, pois é o ponto de partida e de chegada para qualquer direcionamento. Mesmo que as redes sociais, o e-mail marketing e a publicidade paga sejam ferramentas utilizadas para a divulgação do conteúdo, é para o blog que o público será direcionado.

Redes sociais: Títulos criativos e imagens interessantes, com boa divulgação nas redes sociais, juntamente com conteúdo de qualidade e que prenda a atenção do leitor, dificilmente não terá sucesso diante de uma audiência qualificada.

E-mail marketing: Caso o marketing de conteúdo seja bem realizado no início das atividades, provavelmente a startup já tem a confiança do público. O resultado disso é a possibilidade de conseguir capturar os dados de contatos, especialmente o endereço de e-mail. A partir disso, basta utilizar a criatividade no título para que o público realmente sinta vontade de visitar a página sugerida. Cabe lembrar a importância da segmentação na realização de e-mail markeitng, cuide para não gerar spam.

Qual o tipo de conteúdo produzir?

Depois de uma estratégia bem definida de acordo com o processo de compra do seu público-alvo vem a produção de conteúdo. O tipo de conteúdo a ser produzido deve levar em conta o objetivo da empresa e o perfil do seu público-alvo, para que não só atraia o cliente mas também o faça retornar.

Existe uma gama de produtos de conteúdo que a empresa pode investir, desde guias, infográficos, ebooks, estudo de casos até vídeos e depoimentos.

A matriz do marketing de conteúdo nos mostra que tipo de conteúdo produzir levando em consideração o objetivo da empresa e o perfil do cliente.

Ebook

E então? Gostou das dicas e começou a entender um pouco melhor sobre o marketing de conteúdo? Produzimos um eBook gratuito para você atingir seus objetivos montar sua estratégia para o funil de vendas, confira!

startup

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.