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Meu nome é Nabila, sou da Síria e moro no Brasil há quatro anos e meio. Trabalho na Contentools e muitas pessoas perguntam sobre como funciona o marketing de conteúdo nos países do Oriente Médio e se existe esse conceito por lá.

Para responder a essa dúvida, explicarei um pouco sobre isso.

A grande maioria do que é produzido no Oriente Médio é reciclado do exterior. O conteúdo de qualidade não só precisa informar, mas também entreter e gerar interesse, a fim de obter compartilhamento.

Levou algum tempo para o marketing de conteúdo se tornar uma ferramenta reconhecida entre os profissionais de marketing no Oriente Médio.

Na região sempre houve a falta de dados confiáveis e de boa qualidade para compreender as tendências, as atividades e como funcionam. Por isso, os profissionais precisam usar técnicas em suas estratégias globais.

Mas, hoje em dia, isso está começando a mudar. Sessenta por cento dos profissionais de marketing da região planejam aumentar os orçamentos de marketing de conteúdo no próximos anos.

O problema no Oriente Médio não é a falta de criatividade para criar conteúdo relevante e sim a falta de oportunidade.

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Uma das cidades que trabalham com marketing de conteúdo é Dubai. Lá a empresa Zeentree fez um estudo em 2016, baseado em informações obtidas em uma pesquisa em uma comunidade de startups, para descobrir como essas novas empresas estão usando estratégias de marketing de conteúdo, ajudando no envolvimento do cliente e quais são os seus maiores desafios.

No geral, 71% das empresas esperam que o marketing de conteúdo seja “muito importante” no futuro e 63% pretendem aumentar o orçamento para o marketing de conteúdo no próximo ano.

Esse estudo de marketing de conteúdo na região do Oriente Médio fornece uma visão detalhada da paisagem no país e mostra uma indicação do apetite das regiões para o conteúdo, olhando para muitos aspectos do marketing online, incluindo o uso de canais digitais, as línguas utilizadas, orçamentos disponíveis, assim como os desafios que ela traz.

As principais conclusões da pesquisa foram:

  • A falta de traduções de qualidade significa que o inglês continua a ser a língua de comunicação com o cliente, com apenas 34% usando o árabe para o conteúdo da marca;
  • Os empresários dependem fortemente de mídias sociais para fins de marketing, mas o marketing de conteúdo é o quarto canal mais popular;
  • 76% dos empreendedores iniciantes aumentarão seu orçamento de marketing digital no ano de 2017;
  • O marketing de conteúdo é muito importante para 71% das startups;
  • 63% das empresas em fase de arranque querem aumentar os orçamentos para o marketing de conteúdo em 2017;
  • A maioria das empresas startup estão gastando até 1/4 de seus orçamentos em marketing de conteúdo;
  • As mídias sociais, newsletters e infográficos são os principais tipos de conteúdo para as empresas jovens;
  • 80% das startups produzem conteúdo interno – a falta de orçamento é a maior barreira contra a criação de conteúdo;
  • A garantia de qualidade apresenta o maior desafio para o conteúdo multilíngue.

O Oriente Médio continua a investir cada vez mais em tecnologia, marketing digital e comércio eletrônico. Se você pensa em trabalhar com o marketing de conteúdo, um site bem planejado na qual você investiu esforço, tempo e dinheiro em SEO e conteúdo adequado, vai se destacar.

Trabalhar com marketing de conteúdo é interessante e abre portas para outras oportunidades, para entender mais o mercado e ter contato com empresas muito conhecidas. Eu gostaria de ter a chance de trabalhar nessa área no Oriente Médio, pois o marketing de conteúdo ajuda as empresas a crescerem mais rápido e gerar mais clientes. Não importa ter um bom negócio e muito dinheiro sem ter um conteúdo de qualidade que possamos mostrar e apresentar para o público.

Compartilhe também sua história nos comentários conosco! E caso ainda não tenha iniciado no marketing de conteúdo, sugerimos dar uma conferida neste material:

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