mapa de conteudo

O que é mapeamento de conteúdo?

Mapeamento de conteúdo é provavelmente a nova revolução nas estratégias de busca.  É o alinhamento do marketing digital às necessidades dos consumidores. Isso significa entregar um fluxo de conteúdo que vá ao encontro das expectativas da audiência no momento da busca. Ou seja, entregar conteúdos topo, meio e fundo de funil nas quantidades corretas, na frequência adequada e correlacionados entre si. É criar uma rede de conteúdo em que cada peça de informação encontre respaldo entre si. São conteúdos topo de funil direcionando a audiência para a respectiva sequência no meio do funil e os do meio do funil para a respectiva sequência no fundo do funil. Aquelas empresas que começarem a criar e a executar as melhores estratégias de conteúdo vão vencer a concorrência e melhor posicionar seus conteúdos; por isso, a importância de um mapa de conteúdo.

É preciso, para elaborar um mapa de conteúdo efetivo, alinhar cada post com as Buyer Personas que representam o target da sua estratégia de conteúdo e suas respectivas jornadas de compra.  As consequências desse processo de alinhamento são:

  • Aumento da captação de leads e alargamento do funil. Isso acontecerá pelo fato de que entregando conteúdos na quantidade correta para cada etapa do funil, você conseguirá ter uma boa atração de suspects formando uma base significativa de visitantes que poderão ser convertidos em prospects. Os suspects sempre representarão a parte mais larga do funil.

  • Criação de conteúdos que representam o intuito da busca da audiência. A distribuição de conteúdos interligados entre si para cada etapa da jornada de compra permitirá o fácil fluxo da audiência entre as peças de conteúdo – estas já segmentadas com palavras-chave adequadas para o momento da jornada.

  • Encaminhamento de mais pessoas para as etapas de conversão. Já que todos os conteúdos topo de funil obrigatoriamente direcionarão a audiência para o meio e os do meio para o fundo do funil, estando os conteúdos alinhados às expectativas da audiência, a mobilidade entre as etapas da jornada de compra se torna uma constante.

  • Possibilidade de mensurar a efetividade do conteúdo. Com um mapa de conteúdo montado, você consegue saber exatamente quais etapas do funil estão trazendo resultados ou não, possibilitando focar nas etapas mais frágeis, potencializar os ganhos e minimizar as perdas.

Como mapear meu conteúdo

  • Identifique e entenda as suas personasSomente após ter sua audiência 100% mapeada e reconhecida, você poderá delimitar temáticas que representem o intuito de busca da mesma em cada etapa da jornada de compra.

  • Analise todos os seus conteúdos já publicados, verifique cada página e suas configurações de SEO. Pergunte-se: esse conteúdo é útil? Ele possui as CTAs (Calls-to-action, ou chamadas para que o visitante tome uma ação) adequadas? A qual etapa de buyer journey ele pertence? O tom de voz do conteúdo representa a minha empresa? Ele está atualizado? Está ultrapassado? Sua qualidade representa meus esforços com marketing de conteúdo?

  • Identifique todas as fraquezas da sua estratégia e faça uma sessão de brainstorm de novas ideias de conteúdo para preencher essas fraquezas.

 Fonte: Hubspot

Identificando os problemas e as soluções nas suas conversões com o mapa de conteúdo

Problemas de geração de Visitantes: algumas possíveis causas de falta de visitantes são baixa qualidade de conteúdo, falta de frequência de publicações, má distribuição dos materiais (seja em redes sociais ou outros meios) e baixo ranqueamento nos mecanismos de buscas. Utilizando o mapa de conteúdo da maneira correta, você saberá quais são as falhas de otimização dos seus conteúdos, qual a frequência e quantidade ideal de publicações e consequentemente poderá melhorar o posicionamento nas search engines.

Problemas de conversão de Visitante em Lead: alguns indicativos são mau uso de CTA, landing pages mal distribuídas ou falta de landing pages, poucas possibilidades de conversão, etc. A solução para isso é identificar como estão as conexões entre os conteúdos topo e meio de funil para que o caminho da audiência entre as etapas de conversão seja facilitado.

Problemas de conversão de Lead em Oportunidade: aqui o problema normalmente se deve a uma falha na estratégia de conteúdo. Sua empresa pode estar produzindo muitos conteúdos de topo de funil (para iniciantes ou pessoas que não sabem da existência do problema ainda) e poucos conteúdos técnicos ou de maior complexidade (para experts ou pessoas/empresas mais próximas do momento ideal de compra). Outra possível falha é o mau uso de fluxos de nutrição. Lembre-se que fluxo de nutrição é a estratégia de criar um relacionamento duradouro com a sua audiência de forma que no momento em que ela for tomar uma decisão de compra, ela saiba que os seus produtos ou serviços são as melhores opções existentes. A estratégia consiste em educar os potenciais clientes sobre o mercado tornando-se uma fonte confiável de conhecimento, autoridade no tema e referência sobre o assunto. Esse processo só é possível aprofundando o conhecimento existente sobre o público que consome seu conteúdo, ou seja, definindo as buyer personas.

Uma das grandes vantagens do inbound marketing é que você consegue fornecer aos seus suspects e prospects as informações que eles precisam antes mesmo deles demandarem por elas. Um mapa de conteúdo bem feito permite que a sua empresa esteja sempre alinhada às expectativas da audiência, tendo sempre mapeados os próximos passos do visitante e entregando o que ele quer exatamente quando ele quer.

E você, já está com seu mapa de conteúdo construído pronto para alavancar seus resultados com marketing de conteúdo? Se tiver dúvidas de como implementá-lo em sua estratégia, entre em contato com um de nossos consultores!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.