Em abril, o Facebook divulgou a quantidade de usuários ao redor do mundo: 1,44 bilhão de perfis ativos. Sem sombra de dúvidas, a maior rede social na web atualmente. O que isso significa? Significa que o Facebook é um excelente canal para levar o conteúdo da sua empresa mais longe. É lá que as pessoas estão.

O desafio, no entanto, está relacionado ao alcance dos posts. Nos últimos tempos a rede social de Mark Zuckerberg tem diminuído o alcance orgânico das fanpages – alcance natural, sem artifícios como posts patrocinados, por exemplo. É motivo para se desesperar? Não! Existem maneiras relativamente baratas para sair do conforto do alcance orgânico e aproveitar a popularidade do Facebook na sua estratégia de conteúdo. Hoje vamos falar do Facebook Ads. Acompanhe!

O que é Facebook Ads

Facebook Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook. Ela contempla texto e foto e pode, inclusive direcionar para o site ou para a fanpage do anunciante. Com ela, é possível promover anúncios por meio de posts patrocinados, eventos, seu site e até a própria fan page.

Existem três tipos de anúncios: Sidebar (barra lateral), News Feed (feed de notícias) e Mobile News Feed (dispositivos móveis):

  • Anúncios da barra lateral são as opções mais baratas, pois também têm as mais baixas taxas de cliques;

  • Anúncios no feed são os mais caros e têm as mais altas taxas de cliques média;

  • Como o nome sugere, Mobile News Feed são os anúncios projetados especificamente para exibição em dispositivos móveis (tablets e smartphones).

    Alcance do conteúdo com facebook ads

Fale com o público certo e no momento certo

Além da popularidade do Facebook, existe uma outra forte razão para você usar o Facebook Ads: a segmentação do anúncio por gênero, localização (país, cidade e estado), idade, status de relacionamento (estado civil), profissão,  interesses pessoais etc.

FB ads

Obviamente, a efetividade dos resultados, neste quesito, está relacionada à estratégia de segmentação. Por isso, é preciso total atenção na hora de programar os anúncios. Sempre que seu anúncio Facebook for visto por alguém que não faz parte do seu público-alvo, você está desperdiçando dinheiro.

Vale a pena investir em Facebook Ads?

De acordo com Moz.com, o custo para chegar a 1.000 pessoas com um anúncio de jornal é, em média, 32 dólares. O custo para chegar a 1.000 pessoas com Google Adwords é de R $ 2,75. Já os anúncios do Facebook custam apenas 25 centavos. E o melhor: é pré-pago! Você determina a quantidade de cliques que quer obter e paga antecipadamente para isso e o anúncio para de ser exibido no exato momento que você atinge seu objetivo de alcance.

3 maneiras de levar o conteúdo mais longe usando Facebook Ads

A seguir, veja 3 estratégias que você pode usar para promover blog posts, e-books, webinars ou qualquer outro conteúdo que a sua empresa está produzindo:

1) Anuncie para sua base de fãs

Se você já fez um bom trabalho para a conquista de fãs que fazem parte do seu público-alvo, as pessoas que curtiram sua página estão realmente interessadas no seu conteúdo. Promova histórias para serem mostradas a esta base.

2) Anuncie para fãs de páginas relacionadas e concorrentes

O Facebook permite que você consiga parametrizar anúncios para fãs de páginas relacionadas ao seu negócio e até de concorrentes.

3) Anuncie para visitantes do seu site/blog

A ferramenta também permite que você crie anúncios específicos para as pessoas que visitaram recentemente o seu site ou blog.

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida é mais do que a criação de conteúdo original e criativo. Ela também depende das ações de comercialização do conteúdo criado, ou seja, de formas inteligentes de levar o conteúdo até as pessoas certas.

Neste sentido, promover o conteúdo no Facebook é uma excelente escolha, pois esta rede social é a mais acessada do momento e, por suas características técnicas, permite um alto poder de segmentação.

#dica: Faça um teste

Procure analizar os conteúdos que tiveram mais sucesso em seu blog (qual teve mais visita, maior tempo de permanência, mais compartilhamentos…) e começe a promover no Facebook Ads esses conteúdos primeiro, aqueles que obtiveram mais sucesso na forma orgânica. Importante é testar e analisar os resultados.

O Facebook Ads já faz parte da sua estratégia de marketing de conteúdo? Compartilhe suas ideias com a gente, deixe um comentário! Confira uma forma simples para segmentar sua base de leads para uma comunicação mais efetiva.

Segmentação de leads

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